Brastra.gif (4376 bytes)

Presidência da República
Casa Civil
Subchefia para Assuntos Jurídicos

DECRETO Nº 4.137, DE 20 DE FEVEREIRO DE 2002

Revogado pelo Decreto nº 7.360. de 2010

Texto para impressão

Institui a carteira de identidade funcional dos membros da Defensoria Pública da União e dá outras providências.

        O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84, inciso IV, da Constituição, e tendo em vista o disposto na Lei Complementar no 80, de 12 de janeiro de 1994,

        DECRETA:

        Art. 1o  Fica instituída a carteira de identidade funcional dos membros da Defensoria Pública da União, com as características constantes do Anexo a este Decreto, com validade em todo o território nacional, a ser expedida pela Defensoria Pública-Geral da União.

        Art. 2o  Ao titular da carteira a que se refere o art. 1o são asseguradas, quando em serviço, as prerrogativas previstas no art. 44 da Lei Complementar no 80, de 12 de janeiro de 1994, para o desempenho de sua missão institucional.

        Art. 3o  As carteiras serão numeradas segundo a ordem de antiguidade na carreira, cancelados os números anteriormente utilizados.

        Art. 4o  Em caso de aposentadoria, a carteira será substituída por outra em que se indique esta circunstância, mediante a utilização do termo "aposentado", mantendo-se o número da anteriormente utilizada.

        Parágrafo único.  Na carteira do aposentado, não se fará referência às garantias constantes do art. 2o.

        Art. 5o  A perda do cargo obriga o titular da carteira à sua restituição imediata à Defensoria Pública-Geral da União.

        Art. 6o   Este Decreto entra em vigor na data da sua publicação.

Brasília, 20 de fevereiro de 2002; 181o da Independência e 114o da República.

FERNANDO HENRIQUE CARDOSO
Aloysio Nunes Ferreira Filho

Este texto não substitui o publicado no D.O.U.  21.2.2002

ANEXO

Características da carteira de identidade dos membros da Defensoria Pública da União

1. Dimensões: carteira aberta: 15 cm x 10 cm.

2. Externamente: em couro vermelho, dividida em três partes, com duas dobras: no anverso, o símbolo das Armas da República em metal e as inscrições "República Federativa do Brasil" e "Defensoria Pública da União", impressas em dourado.

3. Internamente: dividida em três partes, com duas dobras.

    1. Da cédula de identidade funcional, confeccionada em papel branco com as Armas da República em marca d’água, constará:

a) na primeira dobra: o nome da instituição impresso, o número da cédula, o número de inscrição do titular na Ordem dos Advogados do Brasil, seu nome, a filiação, o cargo, a data de admissão, o tipo sanguíneo e fator RH, o CPF, a nacionalidade, a naturalidade e a assinatura do titular da cédula de identidade, cortada por uma faixa diagonal verde-amarela;

b) na parte central: o cargo do titular, uma fotografia no tamanho 2x2 e, no rodapé a inscrição "válida em todo território nacional – Decreto no....../...",

c) na última dobra: as Armas da República impressa na cor original, as prerrogativas dos membros, quando em serviço, constantes do art. 44 da Lei Complementar no 80, de 12 de janeiro de 1994, a data de expedição e assinatura do Defensor Público-Geral da União.