Brastra.gif (4376 bytes)

Presidência da República
Casa Civil
Subchefia para Assuntos Jurídicos

DECRETO No 80.572, DE 17 DE OUTUBRO DE 1977.

Revogado pelo Decreto nº 9.520, de 2018

Texto para impressão

Cria o Centro de Instrução Especializada da Aeronáutica e dá outras providências.

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, usando das atribuições que lhe confere o artigo 81, item III, da Constituição e tendo em vista o artigo 46 do Decreto-lei número 200, de 25 de fevereiro de 1967 e o artigo 79 do Decreto número 60.521, de 31 de março de 1967,

DECRETA:

Art. 1º Fica criado, no Ministério da Aeronáutica, o Centro de Instrução Especializada da Aeronáutica (CIEAR), com sede no Campo dos Afogados, na cidade do Rio de Janeiro.

Art. 2º O Centro de Instrução Especializada da Aeronáutica (CIEAR), tem por finalidade o trato dos assuntos relativos aos Cursos e Estágios incorporados, incumbindo-lhe o planejamento, a coordenação e o controle da execução dos planos e programas de ensino para formação e especialização do pessoal militar da Aeronáutica.

Art. 3º Serão inicialmente incorporados ao CIEAR os seguintes cursos e estágios, já em funcionamento:

1 - Curso de Medicina Aeroespacial, Curso de Adaptação de Farmacêuticos da Aeronáutica e Curso de Adaptação de Dentistas da Aeronáutica, do Centro de Especialização de Saúde;

2 - Estágio de Adaptação de Oficiais Engenheiros da Aeronáutica;

3 - Curso de Instrutor de Educação Física, Curso de Monitor de Educação Física e Curso de Auxiliar de Monitor de Educação Física, da Comissão de Desportos da Aeronáutica.

Art. 4º A incorporação de outros cursos e estágios, a ativação e desativação de Órgão para o cumprimento do presente Decreto, bem como a transferência de acervos em pessoal e material que se tornarem necessários serão regulados por atos do Ministro da Aeronáutica.

Art. 5º O CIEAR é diretamente subordinado ao Comandante-Geral do Pessoal.

Art. 6º O Regulamento do CIEAR será aprovado pelo Ministro da Aeronáutica, de conformidade como o Decreto número 62.104, de 11 de janeiro de 1968.

Art. 7º O Comandante do CIEAR é Coronel do Quadro de Oficiais Aviadores da Aeronáutica, da Ativa, não incluído em Categoria Especial, com o Curso Superior de Comando.

Art. 8º Este Decreto entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Brasília, 17 de outubro de 1977; 156º da Independência e 89º da República.

ERNESTO GEISEL
J. Araripe Macedo

Este texto não substitui o publicado no DOU de 18.10.1977

*