Brastra.gif (4376 bytes)

Presidência da República
Casa Civil
Subchefia para Assuntos Jurídicos

DECRETO No 39.573, DE 13 DE JULHO DE 1956.

Revogado pelo Decreto nº 11, de 1991
Texto para impressão

Aprova o Regulamento para a execução da Lei nº 2.556, de 6 de agôsto de 1955, que isenta do pagamento de selos e taxas e concede outras facilidades aos operários e trabalhadores para efeito de obtenção de patente de invenção.

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, usando da atribuição que lhe confere o artigo 87, inciso I, da Constituição, e tendo em vista o disposto na Lei número 2.556, de 6 de agôsto de 1955,

decreta:

Art. 1º Fica aprovado o Regulamento para a execução da Lei número 2.556, de 6 de agôsto de 1955, que com êste baixa, assinado pelo Ministro de Estado do Trabalho, Indústria e Comércio.

Art. 2º Êste Decreto entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Rio de Janeiro, em 13 de julho de 1956; 135º da Independência e 68º da República.

Juscelino Kubitschek

Parsifal Barroso

Este texto não substitui o publicado no D.O.U. de 20.7.1956.

REGULAMENTO A QUE SE REFERE O DECRETO Nº 39.573, DE 13 DE JULHO DE 1956

Art. 1º É isenta de pagamento de selos e taxas, para efeito de obtenção de patente, a invenção da autoria dos que declarem e comprovem sua situação econômica deficiente, nos têrmos do presente Regulamento.

Art. 2º Por situação econômica deficiente entende-se a do operário ou trabalhador brasileiro, cuja precariedade de salário e condições pessoais de vida forem realmente comprovadas por autoridade competente, que do fato fornecerá atestado gratuito.

Parágrafo único. Se o inventor residir na Capital Federal, o atestado será fornecido pelas autoridades policiais, se residir no interior do país, em cidade ou município, caberá ao juiz de direito local expedir o atestado.

Art. 3º Quem desejar beneficiar-se das faculdades previstas neste Regulamento, deverá apresentar pedido ao Diretor do Departamento Nacional da Propriedade Industrial, instruído na forma do § 3º.

§ 1º O pedido será entregue diretamente no D. N. P. I. ou, nas capitais dos Estados, nas Delegacias Regionais do Trabalho.

§ 2º Nas localidades do interior, o pedido será apresentado nas agências do Departamento dos Correios e Telégrafos, para efeito de remessa urgente e gratuita ao D. N. P. I., devendo, obrigatòriamente, o funcionário que receber os documentos nêles declarar a hora, dia, mês e ano da apresentação.

§ 3º Do pedido constarão: nome do inventor, declaração de nacionalidade brasileira, profissão e domicílio por extenso; e em anexo o acompanhará uma descrição expondo, com o maior clareza, o objeto da invenção, seu fim e modo de usá-la e construí-la, bem como, se possível ,um desenho ilustrativo, ainda que esquemático.

Art. 4º Apresentando o pedido, seja no Departamento Nacional da Propriedade Industrial, seja nas Delegacias Regionais do Trabalho, será imediatamente lavrado o têrmo de depósito, na forma prevista no art. 19 do Decreto-lei nº 7.903, de 27 de agôsto de 1945, para efeito de prioridade, tendo em consideração a data da apresentação dos documentos.

Parágrafo único. Lavrar-se-á, também, no Departamento Nacional da Propriedade Industrial um têrmo do depósito, dispensada, apenas, a assinatura do inventor, ou de seu procurador, para os pedidos entregues diretamente nas Agências do Departamento dos Correios e Telégrafos.

Art. 5º Se a invenção estiver deficientemente exposta ou se o exame revelar a necessidade de maiores esclarecimentos por parte do inventor, êste será notificado, por escrito, dando-se-lhe as instruções e orientações indispensáveis.

§ 1º Se o exame técnico revelar impedimentos legais ou anterioridades, o fato será levado ao conhecimento do inventor, também por escrito, a fim de que diga, em sua defesa, o que lhe parecer conveniente.

§ 2º Se houver necessidade, poderá ser solicitada o parecer do Instituto Nacional de Tecnologia, ao qual competirá, além disso, promover, na medida ao seu alcance, e no caso de se tratar de invenção que o mereça, ajuda mais eficiente ao inventor, possibilitando-lhe a realização de experiências e até, quando possível, a construção e execução do objeto da invenção.

Art. 6º Concluído o exame técnico e verificado que o invento está em ordem e satisfaz as condições legais da patenteabilidade, será o inventor notificado no sentido de apresentar relatórios e desenhos definitivos, executados na forma determinada no art. 17, §§ 2º e 3º, do citado Decreto-lei 7.903.

§ 1º Apresentados os relatórios e desenhos definitivos, publicar-se-ão no Diário Oficial (Seção III), os pontos característicos do invento, para conhecimento público e apresentação de oposição, dentro do prazo de 30 (trinta) dias, a contar da data da publicação.

§ 2º Surgindo oposição por parte de terceiros, será o pedido submetido a novo exame técnico.

§ 3º Concluído o novo exame, ou não tendo sido apresentada oposição será o pedido submetido a despacho do Diretor do Departamento.

Art. 7º Do despacho que conceder ou denegar o privilégio, caberá recurso, no prazo de 60 (sessenta) dias, contados da data da publicação, para o Conselho de Recursos da Prioridade Industrial.

Art. 8º Esgotado o prazo de recurso estabelecido no artigo precedente, e dêle não se tendo válido qualquer interessado, será desde logo expedida a carta-patente, assinada pelo Diretor do Departamento e pelo Diretor da Divisão de Privilégios, ressalvando-se os direitos de terceiros e a responsabilidade do Govêrno quanto à novidade e utilidade da invenção.

Parágrafo único. Na patente serão mencionadas o nome, nacionalidade, profissão e domicílio do inventor; nome do procurador, se houver; o título da invenção e o prazo de duração, anexando-se-lhe uma das vias do relatório e do desenho.

Art. 9º Se a patente, concedida nos têrmos do presente Regulamento, fôr objeto de transferência ou de contrato de exploração com terceiros, ficarão o cessionário ou o contratante obrigados ao pagamento das anuidades correspondentes, a partir do ano em que se efetuar a transferência ou o contrato de exploração.

Art. 10. Para o atendimento de quaisquer exigências feitas nos pedidos amparados pelas disposições dêste Regulamento, terá o inventor o prazo de 120 (cento e vinte) dias, contados da data da notificação.

Parágrafo único. Findo êsse prazo e não sendo cumprida a exigência, o pedido será arquivado.

Rio de Janeiro, em 13 de julho de 1956.

Parsifal Barroso

 *