Brastra.gif (4376 bytes)

Presidência da República
Casa Civil

Subchefia para Assuntos Jurídicos

LEI Nº 4.483, DE 16 DE NOVEMBRO DE 1964.

Mensagem de veto

Reorganiza o Departamento Federal de Segurança Pública, e dá outras providências.

        O PRESIDENTE DA REPÚBLICA , faço saber que o CONGRESSO NACIONAL decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

        Art 1º Ao Departamento Federal de Segurança Pública (D.F.S.P.), com sede no Distrito Federal, diretamente subordinado ao Ministro da Justiça e Negócios Interiores, dirigido por um Diretor-Geral, nomeado em comissão e da livre escolha do Presidente da República, compete, em todo território nacional:

        a) a superintendência dos serviços de Polícia marítima, aérea e de fronteiras;

        b) a fiscalização nas fronteiras terrestres e na orla marítima;

        c) a apuração, com a cooperação dos órgãos competentes do Ministério da Fazenda e em colaboração com as autoridades dos Estados, dos ilícitos penais praticados em detrimento de bens, serviços ou interêsses da União;

        d) a apuração em colaboração com as autoridades dos Estados, dos crimes que, por sua natureza, características ou amplitude transcendam o âmbito de uma unidade federada ou que, em virtude de tratados ou convenções internacionais, o Brasil se obrigou a reprimir;

        e) a investigação e apuração, em colaboração com as autoridades dos Estados de crimes praticados contra agentes federais, no exercício de suas funções;

        f) a censura de diversões públicas, em especial, a referente a filmes cinematográficos, quando transponham o âmbito de um Estado;

        g) a execução em colaboração com as autoridades dos Estados, de medidas tendentes a assegurar a incolumidade física do Presidente da República, de Diplomatas e visitantes oficais estrangeiros, bem como dos demais representantes dos Podêres da República, quando em missão oficial;

        h) a coordenação e a interligação, no país dos serviços de identificação datiloscópica, civil e criminal;

        i) a formação, o treinamento e a especialização profissional de seu pessoal e, quando solicitado de integrantes das Polícias dos Estados, Distrito Federal e Territórios;

        j) a prestação de assistência técnica e científica, de natureza policial aos Estados, Distrito Federal e Territórios, quando solicitada;

        l) a cooperação, no país, com os serviços policiais relacionados com a criminalidade internacional ou interestadual;

        m) a supervisão e a colaboração no policiamento das rodovias federais;

        n) a execução de outros serviços de policiamento atribuídos à União, de conformidade com a legislação em vigor;

        o) a apuração dos crimes nas condições previstas no art. 5º do Código Penal, quando solicitado pelas autoridades estaduais ou ocorrer interêsse da União;

        p) a apuração dos crimes contra a vida ou contra comunidades silvícolas, no país, em colaboração com o Serviço de Proteção aos Índios.

        Parágrafo único. A nomeação do Diretor-Geral do Departamento Federal de Segurança Pública (DFSP) só será feita depois de aprovada a escolha pelo Senado Federal.

        Art 2º O D.F.S.P. compõe-se de:

        - Gabinete do Diretor-Geral (GDG);

        - Conselho Superior de Polícia (CSP);

        - Divisão de Operações (D.O.);

        - Polícia Federal de Investigações (PFI);

        - Polícia Federal de Segurança (P.F.S.);

        - Instituto Nacional de Identificação (INI);

        - Instituto Nacional de Criminalística (INC);

        - Academia Nacional de Polícia (ANP);

        - Divisão de Administração (DA);

        - Divisão de Serviços Gerais (DSG);

        § 1º O Conselho Superior de Polícia (C. S. P.) é órgão consultivo e opinativo do D.F.S.P., competindo-lhe, ainda, a apreciação do merecimento e do julgamento disciplinar.

        § 2º A Corregedoria integrará o Gabinete do Diretor-Geral.

        Art 3º A Divisão de Operações (D O) compreenderá:

        - Serviço de Planejamento (S P);

        - Serviço de Operações (S O);

        - Serviço de Informações (S I);

        Art 4º A Polícia Federal de Investigações (PFI), compreenderá:

        - Divisão de Polícia Marítima, Aérea e de Fronteiras (DPMAF);

        - Divisão de Repressão ao Contrabando e ao Descaminho (DRCD);

        - Divisão de Polícia Fazendária (DPF);

        - Serviço de Repressão a Tóxicos e Entorpecentes (SRTE);

        - Serviço de Repressão ao Tráfico de Pessoas (SRTP).

        Art 5º A Polícia Federal de Segurança (PFS) compreenderá:

        - Divisão de Ordem Política e Social (DOPS);

        - Serviço de Censura de Diversões Públicas (SCDP);

        - Serviço de Polícia Rodoviária (SPR);

        - Serviço de Diligências Especiais (SDE).

        Art 6º Para o desempenho dos encargos que lhes são atribuídos, DESP organizará Delegacias Regionais no território nacional, de 3 (três) categorias, segundo sua importância, as quais serão situadas, instaladas e estruturadas por decreto do Poder Executivo, de acôrdo com as necessidades do serviço.

        Parágrafo único. O DFSP na forma do artigo 18, parágrafo 3º, da Constituição Federal, promoverá com as Unidades da Federação, os convênios necessárias ao cumprimento de suas atribuições.

        Art 7º Nas investigações a que se referem as letras " c " ," d " e " e" do artigo 1º, desta lei, os funcionários do DFSP, delas incumbidos, agirão em coordenação com os demais funcionários federais em serviço na região e em colaboração com as autoridades das polícias locais às quais darão e delas, reciprocamente receberão todo o apoio e assistência necessários ao perfeito cumprimento da missão.

        § 1º Os órgãos do DFSP encarregados dessas investigações, poderão promovê-las através de processo próprio, paralela ou independentemente dos processos policiais, administrativos que tenham sido instaurados sôbre o mesmo fato, sempre que circunstâncias relevantes assim o recomendarem.

        § 2º Os procuradores da República nos Estados serão cientificados pelo DFSP, diretamente ou através de suas Delegacias, da instauração do processo, dos motivos que o determinaram, das conclusões a que chegou e do destino que lhe foi dado para os efeitos do disposto nos artigos 37 e 38, da Lei número 1.341 de 30 de janeiro de 1951.

        § 3º O Ministro da Justiça e Negócios Interiores, por solicitação do Diretor-Geral, poderá requisitar qualquer Ministério, no interêsse do serviço do Departamento Federal de Segurança Pública, os funcionários necessários.

        Art 8º A estrutura e a competência dos órgãos componentes do DFSP bem como as atribuições de seu pessoal, serão fixadas em regulamento pelo Poder Executivo, no prazo de noventa (90) dias observado o disposto nos artigos 1º, 2º, 3º, 4º, 5º, 10, 11, 12, 13 e 14 desta Lei.

        Parágrafo único. No prazo previsto neste artigo, o Poder Executivo encaminhará Mensagem ao Congresso Nacional, acompanhada de projeto do Estatuto Policial.

        Art 9º O DFSP terá autonomia administrativa, sendo no Orçamento Geral da República, tôdas as suas despesas atendidas através de dotações globais.

        § 1º As dotações referidas neste artigo, serão automàticamente registradas pelo Tribunal de Contas da União e distribuídas à Tesouraria do D. F. S. P.

        § 2º Até o dia 15 de dezembro de cada exercício, o Diretor-Geral do DFSP, submeterá à apreciação do Ministro da Justiça e Negócios Interiores um plano de aplicação das verbas consignadas no orçamento do ano seguinte.

        § 3º Durante o exercício financeiro, mediante autorização do Ministro da Justiça e Negócios Interiores, poderá ser alterada a discriminação das despesas de que trata o parágrafo precedente.

        Art 10. O DFSP contará com uma Contadoria Seccional, com as atribuições que lhe são próprias.

        Art 11. A aquisição de material bem como as obras que se tornarem necessárias, serão efetuadas mediante concorrência pública ou prévia coleta de preços pelo DFSP observadas as normas adotadas pelo Departamento Federal de Compras e de acôrdo com o Código de Contabilidade e a Lei Orgânica do Tribunal de Contas da União.

        Art 12. Mediante o emprêgo de carimbo especial, a correspondência postal-telegráfica, ou através de outros meios de Comunicação do DFSP e das Polícias dos Estados, Distrito Federal e Territórios com aquêle, gozará de franquia e terá o caráter de urgente.

        Art 13. Aos integrantes do DFSP expressamente credenciados pelo Diretor-Geral, mediante documento hábil será assegurada, quando em cumprimento de diligência especial de caráter urgente, prioridade em todos os serviços de transporte e comunicações, públicos ou privados, no território nacional.

      Art 14. Os quadros do Pessoal do DFSP são os constantes dos anexos a esta Lei e a êle expressamente referidos.

        Parágrafo único. O provimento dos cargos efetivos do Serviço Polícial (POL) constantes dos Quadros de que cogita êste artigo, ainda quando se trate de acesso, fica condicionado à aprovação em curso especializado na Academia Nacional de Polícia, onde o candidato ingressará, após prévio concurso público de provas; dependendo de aprovação em concurso público de provas ou de provas e títulos, o provimento dos demais cargos constantes dos referidos Quadros.

        Art 15. A Polícia do Distrito Federal, integrada no DFSP incumbem o policiamento e a segurança da Capital da República e das demais áreas que delimitam o território do mesmo Distrito.

        Parágrafo único. A partir de 31 de janeiro de 1966, a Polícia do Distrito Federal, integrará a Secretaria de Segurança Pública do mesmo Distrito, e terá definida, por decreto do Poder Executivo da República, a sua subordinação administrativa.

        Art 16. A Polícia do Distrito Federal compõe-se de:

        - Gabinete (GAB);

        - Conselho Superior da Polícia do Distrito Federal (CSPDF);

        - Central de Operações (CO);

        - Divisão de Polícia Judiciária (DPJ);

        - Divisão de Polícia Técnica (DPT);

        - Divisão de Operações (DO);

        - Divisão de Serviços Gerais (DSG);

        - Polícia Militar (PMDF);

        - Corpo de Bombeiros (CBDF).

        § 1º Para a execução do serviço de policiamento e segurança, a Polícia do Distrito Federal, organizará zonas policiais, no território de sua jurisdição, inicialmente em número de cinco (5), situadas, instaladas e estruturadas por decreto do Poder Executivo.

        § 2º A estrutura e a competência dos órgãos componentes da Polícia do Distrito Federal, bem como as atribuições de seu pessoal, serão regulamentados pelo Poder Executivo, no prazo de noventa (90) dias, observado o disposto nos artigos 15, 17 e 18 desta Lei.

        § 3º A Polícia do Distrito Federal, enquanto integrar o DFSP, será dirigida por um Chefe de Polícia, nomeado em comissão pelo Presidente da República.

        § 4º É fixada em Cr$ 600.000,00 (seiscentos mil cruzeiros) mensais a remuneração do cargo em comissão, referido no parágrafo 3º dêste artigo.

        Art 17. O Quadro do Pessoal Civil da Polícia do Distrito Federal, é o que, nas tabelas anexas a ela se refere expressamente. A polícia Militar e o Corpo de Bombeiros terão seus quadros e efetivos reorganizados pelo Poder Executivo.

        Parágrafo único. Para provimento dos cargos constantes do quadro do pessoal civil referido neste artigo, observar-se-á o disposto no parágrafo único do artigo 14, desta Lei.

        Art 18. O Poder Executivo, dentro de noventa (90) dias, e de acôrdo com proposta apresentada pelo Diretor-Geral do DFSP, lotará nos quadros dêsse Departamento ou nos da Polícia Federal, os atuais servidores do DFSP, efetivados por força do disposto no parágrafo único do artigo 23, da Lei nº 4.069, de 11 de junho de 1962 e, bem assim, os funcionários que retornaram aos serviços da União - nos têrmos do artigo 46 da Lei nº 4.242, de 17 de julho de 1963.

        Art 19. O enquadramento dos servidores do Departamento Federal de Segurança Pública, admitidos até a vigência da Lei nº 4.069, de 11 de junho de 1962, e, conseqüentemente, amparados pelo disposto no parágrafo único, do artigo 23, da referida Lei, far-se-á nos Quadros constantes dos Anexos da presente Lei, atendidas as peculiaridades de atribuições e remuneração, à época da efetivação e observado o constante no Decreto nº 52.265, de 16 de julho de 1963.

        Parágrafo único. Os servidores em exercício no DFSP, na vigência desta Lei, cuja situação não esteja prevista neste artigo, serão aproveitados nas classes constantes dos Quadros em Anexo, equivalentes às funções que exercem e atendidas as peculiaridades de atribuições e remuneração e Lei, assim o constante do Decreto número 52.265, de 16 de julho de 1963, ficando matriculados, compulsòriamente, em cursos correspondentes da Academia Nacional de Polícia, ao término dos quais, se aprovados, serão automàticamente efetivados.

        Art 20. Ao Pessoal civil transferido para o serviço da União por fôrça do artigo 46, da Lei nº 4.242, de 17 de julho de 1963, e, bem assim, ao referido no Decreto nº 51.528, de 1º de agosto de 1962, lotado no Departamento Federal de Segurança Pública, ou na Polícia do Distrito Federal, aplicam-se as mesmas regras de enquadramento e os mesmos critérios previstos no artigo anterior, devendo integrar os referidos quadros, de acôrdo com a organização e escalonamento hierárquicos, em que venham a ser constituídos. (Vide Lei nº 4.813, de 1965)

        Art 21. Os servidores referidos no artigo anterior, que não venham a integrar os Quadros ora criados, os do Ministério da Justiça e Negócios Interiores, aprovados pelo Decreto número 51.629, de 10 de dezembro de 1962, e, bem assim os de responsabilidade da União constituirão Quadros de Pessoal, controlados pelo Departamento Administrativo do Serviço Público, grupados de acôrdo com os critérios de enquadramento que forem aplicáveis, devendo os cargos ser suprimidos, por decreto, à medida em que vagarem nas classes iniciais.

        Art 22. VETADO.

        Parágrafo único. VETADO.

        Art 23. VETADO.

        Art 24. São suprimidos no Grupo Ocupacional PF - 300 - Segurança Pública e investigação quatro (4) cargos de Agentes de Polícia Federal - B - e criados no Grupo Ocupacional EC - 700 - Pesquisa a Orientação Educacional, quatro (4) cargos de Professor de Educação Física.

        Art 25. Para o atendimento de suas finalidades e de conformidade com o art. 6º desta Lei a D. F. S.P. instalará, desde logo, oito (8) Delegacias Regionais no território nacional.

        Art 26. No corrente exercício, as despesas com o D.F.S. P., ressalvadas as decorrentes da aplicação da Lei nº 4.345 de 26 de junho de 1964, serão atendidas pelas dotações próprias consignadas no Orçamento da União, e, em relação ao pessoal referido no art. 20 in fine mediante destaque das dotações consignadas no Anexo nº 4 - Poder Executivo Sub-anexo nº 4.24 - Órgãos transferidos da União para o Estado e Guanabara - do Ministério da Fazenda.

        Parágrafo único. Para atender às despesas de qualquer natureza decorrentes da instalação e custeio dos serviços previstos nesta Lei é o Poder Executivo autorizado a abrir pelo Ministério da Fazenda, o crédito especial de Cr$ 3.000.000.000,00 (três bilhões de cruzeiros).

        Art 27. É revogada, a Lei nº 2.492 de 21 de maio de 1955, bem como o art. 53 e seus parágrafos, da Lei número 3.751, de 13 de abril de 1960, e demais disposições em contrário.

        Art 28. Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação.

        Brasília, 16 de novembro de 1964; 143º da Independência e 76º da República.

H. CASTELLO BRANCO
Milton Soares Campos
Ernesto de Mello Baptista
Arthur da Costa e Silva
Vasco da Cunha
Otávio Gouveia de Bulhões
Juarez Távora
Hugo de Almeida Leme
Flávio Lacerda
Arnaldo Sussekind
Nelson Freire Lavenère Wanderley
Raimundo Brito
Daniel Faraco
Mauro Thibau
Roberto de Oliveira Campos
Oswaldo Cordeiro de Farias

Este texto não substitui o publicado no DOU de 20.11.1964 e retificado em 10.12.1964

DEPARTAMENTO FEDERAL DE SEGURANÇA PÚBLICA

ANEXO I

CARGOS DE PROVIMENTO EM COMISSÃO

Nº de  Cargos

DENOMINAÇÃO

Símbolo 

Qualificação

 

DIREÇÃO SUPERIOR 

   

1

Diretor-Geral

(*) 

 

1

Chefe de Gabinete 

1-C 

 

1

Diretor da Divisão de Operações 

1-C 

 

1

Corregedor

2-C 

 
 

DIREÇÃO INTERMEDIÁRIA 

   

1

Diretor da Divisão de Administração 

3-C 

Funcionários do D.F.S.P. 

1

Diretor da Divisão de Serviços Gerais 

3-C 

 

1

Diretor do Instituto Nacional de Criminalística 

3-C 

Funcionário do D.F.S.P. 

1

Diretor do Instituto Nacional de Identificação 

3-C 

Funcionário do D.F.S.P. 

1

Diretor da Divisão de Polícia Marítima, Aérea e de Fronteiras - P. F. I. 

4-C 

Delegado ou Insp. Polícia Federal 

1

Diretor da Divisão de Repressão ao Contrabando e Descaminho - P.F.I. 

4-C 

Delegado ou Insp. Polícia Federal 

1

Diretor da Divisão de Polícia Fazendária - P.F.I. 

4-C 

Delegado ou Insp. Polícia Federal 

1

Diretor da Divisão de Ordem Política e Social - P. F. S. 

4-C 

 

1

Chefe do Serviço de Repressão a Tóxicos e Entorpecentes - P. F. I. 

5-C 

Delegado ou Insp. Polícia Federal 

1

Chefe do Serviço de Repressão ao Tráfico de Pessoas - P.F.I. 

5-C 

Delegado ou Insp. Polícia Federal 

1

Chefe do Serviço de Censura de Diversões Públicas - P. F. S. 

5-C 

Funcionário do D.F.S.P. 

1

Chefe do Serviço de Polícia Rodoviária - P. F. S. 

5-C 

Delegado ou Insp. Polícia Federal 

1

Chefe do Serviço de Diligências Especiais - P. F. S. 

5-C 

Delegado ou Insp. Polícia Federal 

1

Chefe do Serviço de Planejamento - D. O. 

5-C 

Delegado ou Insp. Polícia Federal 

1

Chefe do Serviço de Operações - D. O. 

5-C 

Delegado ou Insp. Polícia Federal 

 

CARGOS DE OUTRA NATUREZA 

   

2

Delegado Regional do D.F.S.P. - 1ª Categoria 

1-C 

 

1

Diretor de Polícia Federal de Investigações 

2-C 

 

2

Delagado Regional do D.F.S.P. - 2ª Categoria 

2-C 

 

1

Diretor de Polícia Federal de Segurança 

2-C 

 

4

Delegado Regional do D.F.S.P. - 3ª Categoria 

3-C 

 

1

Diretor da Academia Nacional de Polícia 

3-C 

 

1

Chefe do Serviço de Informações 

5-C 

 

1

Chefe do Serviço de Comunicações - D. S. G. 

5-C 

 

(*) Vencimentos idênticos aos do Prefeito do Distrito Federal 

ANEXO II 

SERVIÇO: ADMINSTRAÇÃO, ESCRITÓRIO E FISCO  

Grupo Ocupacional - AF-100 - Administração de Material 

Nº de  Cargos

Série de Classe ou Classes 

Código 

Acesso 

6

Almoxarife "B" 

AF-101-16-B

 

10

Almoxarife "A" 

AF-101-14-A

 

20

Armazenista "B" 

AF-102-10-B

Almox. "A" e Ass. Com. "A" 

30

Armazenista "A" 

AF-102-8-A

 

4

Assistente Comercial "C" 

AF-103-16-C

Técnico de Adm. "A" 

8

Assistente Comercial "B" 

AF-103-14-B

 

12

Assistente Comercial "A" 

AF-103-12-A

 

 

Grupo Ocupacional - AF-200 - Administração 

Nº de  Cargos

Série de Classe ou Classes 

Código 

Acesso 

17

Oficial de Adminstração "C" 

AF-201-16-C

Técnico de Adm. "A" 

21

Oficial de Administração "B" 

AF-201-14-B

 

41

Oficial de Adminstração "A" 

AF-201-12-A

 

80

Escriturário "B" 

AF-202-10-B

Oficial de Adm. "A" 

120

Escriturário "A" 

AF-202-8-A

 

50

Escrevente-datilógrafo

AF-204-7 

Escriturário "A" e Arquiv. "A" 

 

Grupo Ocupacional - AF-400 - Mecanização de Escritório 

Nº de  Cargos

Série de Classe ou Classes 

Código 

Acesso 

8

Técnico de Mecanização "B" 

AF-401-16-B

 

12

Técnico de Mecanização "A" 

AF-401-14-A

 

4

Ténico Auxiliar de Mecanizaçao "B" 

AF-402-11-B

Técnico de Mecanização "A" 

8

Técnico Auxiliar de Mecanização "A" 

AF-402-9-A

 

 

Grupo Ocupacional - AF-500 - Secretariado 

Nº de Cargos 

Série de Classe ou Classes 

Código 

Acesso 

20

Taquígrafo

AF-501-14

 

80

Datilógrafo "B" 

AF-503-9-B

Oficial de Adm. "A" 

120

Datilógrafo "A" 

AF-503-7-A

 

 

Grupo Ocupacional - AF-600 - Técnico de Administração 

Nº de Cargos 

Série de Classe ou Classes 

Código 

Acesso 

4

Técnico de Administração "B" 

AF-601-20-B

 

8

Técnico de Administração "A" 

AF-601-19-A

 

8

Assistente de Administração "B" 

AF-602-16-B

Técnico em Adm. "A" 

12

Assistente de Administração "A" 

AF-602-14-A

 

SERVIÇO: ARTÍFICE - A  

Grupo Ocupacional - A-100 - Alvenaria, Cantaria e Pintura 

Nº de Cargos 

Série de Classe ou Classes 

Código 

Acesso 

1

Pedreiro "C" 

A-101-10-C

 

2

Pedreiro "B" 

A-101-9-B

 

3

Pedreiro "A" 

A-101-8-A

 

6

Pintor "C" 

A-105-10-C

 

4

Pintor "B" 

A-105-9-B

 

6

Pintor "A" 

A-105-8-A

 

 

Grupo Ocupacional - A-300 - Artes Diversas 

Nº de Cargos 

Série de Classe ou Classes 

Código 

Acesso 

2

Vidraceiro

A-303-6 

 

2

Conservador de Material Rodante "B" 

A-304-6-B

 

4

Conservador de Material Rodante "A" 

A-304-5-A

 

 

Grupo Ocupacional - A-400 - Artes Gráficas, Papelaria e Tipografia 

Nº de Cargos 

Série de Classe ou Classes 

Código 

Acesso 

1

Compositor "D" 

A-401-12-D

 

1

Compositor "C" 

A-401-10-C

 

1

Compositor "B" 

A-401-9-B

 

1

Compositor "A" 

A-401-8-A

 

1

Compositor Mecânico "D" 

A-405-12-D

 

1

Composior Mecânico "C" 

A-405-10-C

 

1

Compositor Mecânico "B" 

A-405-9-B

 

1

Compositor Mecânico "A" 

A-405-8-A

 

1

Encadernador "D" 

A-406-12-D

 

2

Encadernador "C" 

A-406-10-C

 

3

Encadernador "B" 

A-406-9-B

 

4

Encadernador "A" 

A-406-8-A

 

1

Impressor "D" 

A-407-12-D

 

1

Impressor "C" 

A-407-10-C

 

1

Impressor "B" 

A-407-9-B

 

1

Impressor "A" 

A-407-8-A

 

 

Grupo Ocupacional - A-600 - Carpintaria Civil, Naval, Marcenaria 

Nº de Cargos 

Série de Classe e Classes 

Código 

Acesso 

1

Carpinteiro "A" 

A-601-8-A

 

1

Marceneiro "A" 

A-603-8-A

 

 

Grupo Ocupacional - A-800 - Eletricidade e Telecomunicações 

Nº de Cargos 

Série de Classe e Classes 

Código 

Acesso 

1

Eletricista Enrolador "D" 

A-801-12-D

 

1

Eletricista Enrolador "C" 

A-801-10-C

 

1

Eletricista Enrolador "B" 

A-801-9-B

 

1

Eletricista Enrolador "A" 

A-801-8-A

 

4

Eletricista Instalador "A" 

A-802-8-A

 

4

Eletricista Operador "A" 

A-803-8-A

 

2

Artífice de Aparelho de Telecomunicações "D" 

A-804-12-D

 

4

Artífice de Aparelho de Telecomunicações "C" 

A-804-10-C

 

6

Artífice de Aparelho de Telecomunicações "B" 

A-804-9-B

 

8

Artífice de Aparelho de Telecomunicações "A" 

A-804-8-A

 

 

Grupo Ocupacional - A-900 - Estofaria, Entelação, Velame, Poleamo, Isolamento, Sapataria e Correaria 

Nº de Cargos 

Série de Classe ou Classes 

Código 

Acesso 

1

Entelador e Estofador "B" 

A-903-10-B

 

1

Entelador e Estofador "A" 

A-903-8-A

 

 

Grupo Ocupacional - A-1000 - Fabricação de Produtos Químicos 

Nº de Cargos 

Série de Classe ou Classes 

Código 

Acesso 

2

Manipulador de Prudutos Químicos "B" 

A-1001-8-B

 

2

Manipulador de Prudutos Químicos "A" 

A-1001-6-A

 

 

Grupo Ocupacional - A-1200 - Instalações Hidráulicas 

Nº de Cargos 

Série de Classe ou Classes 

Código 

Acesso 

2

Bombeiro Hidráulico "B" 

A-1201-10-B

 

2

Bombeiro Hidráulico "A" 

A-1201-8-A

 

 

Grupo Ocupacional - A-1300 - Mecânica 

Nº de Cargos 

Série de Classe ou Classes 

Código 

Acesso 

4

Mecânico Operador "A" 

A-1301-8-A

 

6

Mecânico de Motores a Combustão "A" 

A-1305-8-A

 

 

Grupo Ocupacional - A-1600 - Garagem 

Nº de Cargos 

Série de Classe ou Classes 

Código 

Acesso 

2

Borracheiro "B" 

A-1601-8-B

 

2

Borracheiro "A" 

A-1601-6-A

 

2

Lubrificador "B" 

A-1602-7-B

 

2

Lubrificador "A" 

A-1602-5-A

 

2

Mecânico Eletricista "B" 

A-1603-10-B

 

2

Mecânico Eletricista "A" 

A-1603-8-A

 

 

Grupo Ocupacional - A-1700 - Metalurgia 

Nº de Cargos 

Série de Classe ou Classes 

Código 

Acesso 

1

Ferreiro "A" 

A-1703-8-A

 

2

Soldador "A" 

A-1706-8-A

 

1

Lanterneiro "B" 

A-1710-9-B

 

3

Lanterneiro "A" 

A-1710-8-A

 

SERVIÇOS: COMUNICAÇÕES E TRANSPORTES  

Grupo Ocupacional - CT-200 - Comunicações 

Nº de Cargos 

Série de Classe ou Classes 

Código 

Acesso 

25

Estafeta "A" 

CT-204-7-A

 

3

Telegrafista "C" 

CT-207-16-C

 

5

Telegrafista "B" 

CT-207-14-B

 

8

Telegrafista "A" 

CT-207-12-A

 

20

Teletipista

CT-208-8 

 

6

Telefonista "B" 

CT-214-7-B

 

6

Telefonista "A" 

CT-214-6-A

 

 

Grupo Operacional - CT-300 - Marítimo e Fluvial 

Nº de Cargos 

Série de Classe ou Classes 

Código 

Acesso 

10

Condutor-Motorista

CT-303-12

 

20

Marinheiro

CT-305-7 

 

 

Grupo Ocupacional - CT-400 - Rodoviário 

Nº de Cargos 

Série de Classe ou Classes 

Código 

Acesso 

60

Motorista "B" 

CT-401-10-B

 

90

Motorista "A" 

CT-401-8-A

 

SERVIÇO: EDUCAÇÃO E CULTURA  

Grupo Ocupacional - EC-100 - Biblioteca 

Nº de Cargos 

Série de Classe ou Classes 

Código 

Acesso 

2

Bibliotecário "B" (*) 

EC-101-20-B

 

4

Bibliotecário "A"(*) 

EC-102-19-A

 

 

Grupo Ocupacional - EC-300 - Documentação e Divulgação 

Nº de Cargos 

Série de Classe ou Classes 

Código 

Acesso 

1

Preparador de Texto "B" 

EC-301-17-B

 

2

Preparador de Texto "A" 

EC-301-15-A

 

4

Documentarista "A" 

EC-302-17-A

 

15

Arquivista "C" 

EC-303-11-C

Docum. "A"- Of. Adm."A" 

20

Arquivista "B" 

EC-303-9-B

 

40

Arquivista "A" 

EC-303-7-A

 

1

Revisor "B" 

EC-306-14-B

 

2

Revisor "A" 

EC-306-12-A

 

 

Grupo Ocupacional - EC-600 - Patrimônio Histórico, Artístico e Museu 

Nº de Cargos 

Série de Classe ou Classes 

Código 

Acesso 

1

Conservador de Museu "A" 

EC-601-17-A

 

1

Preparador de Museu "A" 

EC-602-12-A

 

1

Auxiliar de Museu "A" 

EC-603-8-A

 

 

Grupo Ocupacional - EC-700 - Pesquisa e Orientação Educacional 

Nº de Cargos 

Série de Classe ou Classes 

Código 

Acesso 

4

Professor de Educação Física 

EC-701-18-B

 

1

Técnico de Educação "B" 

EC-701-18-B

 

1

Técnico de Educação "A" 

EC-701-17-A

 

SERVIÇO: GUARDA, CONSERVAÇÃO E LIMPEZA  

Grupo Ocupacional - GL-100 - Conservação e Limpeza 

Nº de Cargos 

Série de Classe ou Classes 

Código 

Acesso 

8

Zelador "B" 

GL-101-8-B

Porteiro "A" 

12

Zelador "A" 

GL-101-7-A

 

20

Serviçal "B" 

GL-102-6-B

 

30

Serviçal "A" 

GL-102-5-A

 

80

Servente 

GL-104-5 

 

 

Grupo Ocupacional - GL-300 - Serviço de Portaria 

Nº de Cargos 

Série de Classe ou Classes 

Código 

Acesso 

15

Chefe de Portaria 

GL-301-13

 

8

Porteiro "B" 

GL-302-11-B

 

12

Porteiro "A" 

GL-302-9-A

 

10

Auxiliar de Portaria "B" 

GL-303-8-B

 

20

Auxiliar de Portaria "A" 

GL-303-7-A

 

10

Mensageiro

GL-305-1 

 

SERVIÇO: PROFISSIONAL  

Grupo Ocupacional - P-400 - Belas-Artes e Artes Aplicadas 

Nº de Cargos 

Série de Classes ou Classes 

Código 

Acesso 

1

Ténico e Artes Gráficas "B" 

P-405-16-B

 

1

Técnico de Artes Gráficas "A" 

P-405-14-A

 

 

Grupo Ocupacional - P-500 - Cinematografia e Fotografia 

Nº de Cargos 

Série de Classe ou Classes 

Código 

Acesso 

5

Fotógrafo "C" 

P-502-13-C

 

10

Fotógrafo "B" 

P-502-11-B

 

20

Fotógrafo "A" 

P-502-9-A

 

10

Fotógrafo Cinematográfico 

P-504-7 

 

 

Grupo Ocupacional - P-700 - Contabilidade 

Nº de Cargos 

Série de Classe ou Classes 

Código 

Acesso 

6

Técnico de Contabilidade "B" 

P-701-15-B

 

10

Técnico de Contabilidade "A" 

P-701-13-A

 

 

Grupo Ocupacional - P-1000 - Desenho e Cartografia 

Nº de Cargos 

Série de Classe ou Classes 

Código 

Acesso 

3

Desenhista "C" 

P-1001-16-C

 

6

Desenhista "B" 

P-1001-14-B

 

9

Desenhista "A" 

P-1001-12-A

 

 

Grupo Ocupacional - P-1100 - Eletrônico 

Nº de Cargos 

Série de Classe ou Classes 

Código 

Acesso 

1

Inspetor Eletrônico 

P-1101-17

 

2

Eletrotécnico "B" 

P-1102-15-B

 

4

Eletrotécnico "A" 

P-1102-13-A

 

 

Grupo Ocupacional - P-1200 - Engenharia 

Nº de Cargos 

Série de Classe ou Classes 

Código 

Acesso 

1

Mestre de Obras "B" 

P-1202-13-B

 

1

Mestre de Obras "A" 

P-1202-12-A

 

 

Grupo Ocupacional - P-1400 - Estatístico 

Nº de Cargos 

Série de Classe ou Classes 

Código 

Acesso 

4

Auxiliar de Estatística "B" 

P-1402-10-B

 

8

Auxiliar de Estatística "A" 

P-1402-8-A

 

 

Grupo Ocupacional - P-1600 - Laboratórios

Nº de Cargos 

Série de Classe ou Classes 

Código 

Acesso 

2

Técnico de Laboratório "B" 

P-1601-14-B

 

4

Técnico de Laboratório "A" 

P-1601-13-A

 

 

Grupo Ocupacional - P-1700 - Medicina, Farmácia e Odontologia

Nº de Cargos 

Série de Classe ou Classes 

Código 

Acesso 

8

Atendente

P-1703-7 

Aux.Enferm."A"e Enf. Aux. "A" Obst. 

12

Enfermeiro Auxiliar 

P-1706-8 

 

2

Operador de Raio-X 

P-1710-9 

 

 

Grupo Ocupacional - P-2000 - Telecomunicações

Nº de Cargos 

Série de Classe ou Classes 

Código 

Acesso 

3

Inspetor de Telecomunicações 

P-2001-16

 

2

Técnico de Telecomunicações "B" 

P-2002-13-B

Insp. de Telecomunicações 

4

Técnico de Telecomunicações "A" 

P-2002-12-A

 

 

Grupo Ocupacional - P-2200 - Tradutor

Nº de Cargos 

Série de Classe ou Classes 

Código 

Acesso 

4

Tradutor "B" 

P-2201-16-B

 

6

Tradutor "A" 

P-2201-14-A

 

 

Grupo Ocupacional - TC-200 - Astronomia, Física e Química

Nº de Cargos 

Série de Classe ou Classes 

Código 

Acesso 

1

Químico "B" 

TC-202-22-B

 

1

Químico "A" 

TC-202-21-A

 

 

Grupo Ocupacional - TC-300 - Atuária e Contabilidade

Nº de Cargos 

Série de Classe ou Classes 

Código 

Acesso 

1

Contador "C" 

TC-302-22-C

 

2

Contador "B" 

TC-302-21-B

 

3

Contador "A" 

TC-302-20-A

 

 

Grupo Ocupacional - TC-500 - Economia e Finanças

Nº de Cargos 

Série de Classe ou Classes 

Código 

Acesso 

1

Economista "B" 

TC-501-21-B

 

1

Economista "A" 

TC-501-20-A

 

 

Grupo Ocupacional - TC-600 - Engenharia e Arquitetura

Nº de Cargos 

Série de Classe ou Classes 

Código 

Acesso 

1

Engenheiro "B" 

TC-602-22-B

 

1

Engenheiro "A" 

TC-602-21-A

 

 

Grupo Ocupacional - TC-800 - Medicina

Nº de Cargos 

Série de Classe ou Classes 

Código 

Acesso 

1

Médico "B" 

TC-801-22-B

 

2

Médico "A" 

TC-801-21-A

 

 

Grupo Ocupacional - TC-900 - Odontologia

Nº de Cargos 

Série de Classe ou Classes 

Código 

Acesso 

1

Cirurgião-Dentista "C" 

TC-901-22-C

 

1

Cirurgião-Dentista "B" 

TC-901-21-B

 

1

Cirurgião-Dentista "A" 

TC-901-20-A

 

 

Grupo Ocupacional - TC-1400 - Estatístico

Nº de Cargos 

Série de Classe ou Classes 

Código 

Acesso 

1

Estatístico "B" 

TC-1401-20-B

 

1

Estatístico "A" 

TC-1401-19-A

 

 

ANEXO III 

CARGOS DE OUTRA NATUREZA  

Nº de Cargos 

Denominação

Síbolo Nível 

Qualificação

5

Assistente Jurídico 

(*) 

Bacharel em Direito 

15

Tesoureiro Auxiliar 

(**) 

Lei 4.061 de 8-5-62 

3

Escrivão (***) 

6-C 

Lei 3.751 de 13-4-60 

(*) De acôrdo com a legislação em vigor. 

(**) De acôrdo com a legislação vigente. 

(***) Os cargos de Escrivão, Símbolo 6-C, ir-se-ão extinguindo à medida em que forem vagando. 

ANEXO IV 

SERVIÇO: POLÍCIA FEDERAL  

Grupo Ocupacional - PF-100 - Censura Federal 

Nº de Cargos 

Série de Classe ou Classes 

Código 

Nível 

Acesso 

Qualificação

7

Censor Federal "B" 

PF-101-18-B

18

Inspetor de Polícia Federal "A" 

Curso Colegial 

13

Censor Federal "A" 

PF-101-17-A

17

"

"

 

Grupo Ocupacional - PF-200 - Datiloscopia Policial

Nº de Cargos 

Série de Classe ou Classes 

Código 

Nível 

Acesso 

Qualificação

8

Datiloscopista Policial "B" 

PF-201-18-B

18

Inspetor de Polícia Federal "A" 

Curso Colegial 

12

Datiloscopista Policial "A" 

PF-201-17-A

17

 

"

16

Aux. Datiloscopista Policial "C" 

PF-202-16-C

16

Datiloscopista Policial "A" 

Curso Ginasial 

28

Aux. Datiloscopista Policial "B" 

PF-202-15-B

15

 

"

36

Aux. Datiloscopista Policial "A" 

PF-202-14-A

14

 

"

 

Grupo Ocupacional - PF-300 - Perícia Federal

Nº de Cargos 

Série de Classe ou Classes 

Código 

Nível 

Acesso 

Qualificação

5

Perito Criminal "C" 

PF-301-22-C

22

 

Curso Universitário 

8

Perito Criminal "B" 

PF-301-21-B

21

 

"

4

Perito Criminal "A" 

PF-301-20-A

20

 

"

7

Perito Policial "B" 

PF-302-18-B

18

Perito Criminal "A"ou "B", segundo a duração do curso, Inspet. Pol. Fed. "A" 

Curso Colegial 

13

Perito Policial "A" 

PF-302-17-A

17

 

"

 

Grupo Ocupacional - PF-400 - Preparação Processual Federal

Nº de Cargos 

Série de Classe ou Classes 

Código 

Nível 

Acesso 

Qualificação

8

Escrivão de Polícia Federal "B" 

PF-401-18-B

18

Inspetor de Polícia Federal "A" 

Curso Colegial 

12

Escrivão de Polícia Federal "A" 

PF-401-17-A

17

 

"

15

Escrivão Aux. de Polícia Federal "C" 

PF-402-16-C

16

Escrivão de Polícia Federal "A" 

Curso Ginasial 

18

Escrivão Aux. de Polícia "B" 

PF-402-15-B

15

 

"

20

Escrivão Aux. de Polícia "A" 

PF-402-14-A

14

 

"

 

Grupo Ocupacional - PF-500 - Rodoviário Polícia Federal

Nº de Cargos 

Série de Classe ou Classes 

Código 

Nível 

Acesso 

Qualificação

10

Motorista Polical "C" 

PF-501-14-C

14

Escrivão Aux. Pol. Fed. "A", Aux. de Datilosc. Pol. "A" e Agente Aux. Pol. Fed. "A" 

Curso Ginasial 

15

Motorista Policial "B" 

PF-501-13-B

13

 

Curso Primário 

25

Motorista Policial "A" 

PF-501-11-A

11

 

"

 

Grupo Ocupacional - PF-600 - Segurança Pública e Investigação

Nº de Cargos 

Série de Classe ou Classes 

Código 

Nível 

Acesso 

Qualificação

17

Delegado de Polícia Federal 

PF-601 

(*) 

 

Bach. Direito 

20

Inspetor de Polícia Federal "B" 

PF-601-22-B

22

 

"

25

Inspetor de Polícia Federal "A" 

PF-601-21-A

21

 

"

46

Agente de Polícia Federal "B" 

PF-602-18-A

18

Perito Criminal "A" ou "B", segundo a duração do curso, Insp. Pol. Fed. "A" 

Curso Colegial 

70

Agente de Polícia Federal "A" 

PF-602-17-A

17

 

"

100

Agente Aux. de Polícia Federal "C" 

PF-603-16-C

16

Agente de Pol. Fed. "A" 

"

130

Agente Aux. de Polícia Federal "B" 

PF-603-15-B

15

 

"

550

Agente Aux. de Polícia Federal "A" 

PF-603-14-A

14

 

"

(*) Vencimento de Professor Catedrático. 

POLíCIA DO DISTRITO FEDERAL 

ANEXO I 

CARGOS DE PROVIMENTO EM COMISSÃO  

Nº de Cargos 

Denominação

Símbolo

Qualificação

 

DIREÇÃO SUPERIOR 

   

1

Chefe de Polícia 

(*) 

 

1

Chefe de Gabinete 

2-C 

 

1

Diretor da Central de Operações 

2-C 

 
 

DIREÇÃO INTERMEDIÁRIA 

   

1

Diretor da Divisão de Serviços Gerais 

3-C 

Funcionário da P.B. 

1

Diretor da Divisão de Polícia Judiciária 

3-C 

Delegado ou Comissário de Polícia 

1

Diretor da Divisão de Operações 

3-C 

Integrante da F.P. 

1

Diretor da Divisão de Polícia Técnica 

4-C 

Funcionário da D.P.T. 

 

CARGOS DE OUTRA NATUREZA 

   

5

Diretor de Zona Policial 

3-C 

 

(*) Nível especial. 

ANEXO II 

SERVIÇO: ADMINISTRAÇÃO, ESCRITÓRIO E FISCO  

Grupo Ocupacional - AF-100 - Administração de Material 

Nº de Cargos 

Série de Classe ou Classes 

Código 

Acesso 

2

Almoxarife "B" 

AF-101-16-B

 

4

Almoxarife "A" 

AF-101-14-A

 

10

Armazenista "B" 

AF-102-10-B

Almox. "A" e Ass. Com. "A" 

15

Armazenista "A" 

AF-102-8-A

 

1

Assistente Comercial "C" 

AF-103-16-C

Técnico de Adm. "A" 

2

Assistente Comercial "B" 

AF-103-14-B

 

3

Assistente Comercial "A" 

AF-103-12-A

 

 

Grupo Ocupacional - AF-200 - Administrativo 

Nº de Cargos 

Série de Classe ou Classes 

Código 

Acesso 

10

Oficial de Administração "C" 

AF-201-16-C

Técnico de Adm. "A" 

20

Oficial de Administração "B" 

AF-201-14-B

 

30

Oficial de Administração "A" 

AF-201-12-A

 

30

Escriturário "B" 

AF-202-10-B

Oficial de Adm. "A" 

40

Escriturário "A" 

AF-202-8-A

 

40

Escrevente-Datilógrafo

AF-204-7 

Escriturário "A" e Arquiv. "A" 

 

Grupo Ocupacional - AF-400 - Mecanização de Escritório 

Nº de Cargos 

Série de Classe ou Classes 

Código 

Acesso 

4

Técnico de Mecanização "B" 

AF-401-16-B

 

6

Técnico de Mecanização "A" 

AF-401-14-A

 

2

Técnico Auxiliar de Mecanização "B" 

AF-402-11-B

Técnico de Mec. "A" 

4

Técnico Auxiliar de Mecanização "A" 

AF-402-9-A

 

 

Grupo Ocupacional - AF-500 - Secretariado 

Nº de Cargos 

Série de Classe ou Classes 

Código 

Acesso 

5

Taquígrafo

AF-501-14

 

40

Datilógrafo "B" 

AF-503-9-B

Oficial e Adm. "A" 

80

Datilógrafo "A" 

AF-503-7-A

 

 

Grupo Ocupacional - AF-600 - Técnico de Administração 

Nº de Cargos 

Série de Classe ou Classes 

Código 

Acesso 

1

Técnico de Administração "B" 

AF-601-20-B

 

3

Técnico de Administração "A" 

AF-601-19-A

 

3

Assistente de Administração "B" 

AF-602-16-B

Técnico de Adm. "A" 

6

Assistente de Administração "A" 

AF-602-14-A

 

SERVIçO: ARTíFICE - A 

Grupo Ocupacional - A-100 - Alvenaria, Cantaria e Pintura 

Nº de Cargos 

Série de Classe ou Classes 

Código 

Acesso 

4

Pedreiro "C" 

A-101-10-C

 

8

Pedreiro "B" 

A-101-9-B

 

12

Pedreiro "A" 

A-101-8-A

 

5

Pintor "C" 

A-105-10-C

 

8

Pintor "B" 

A-105-9-B

 

12

Pintor "A" 

A-105-8-A

 

 

Grupo Ocupacional - A-300 - Artes Diversas 

Nº de Cargos 

Série de Classe ou Classes 

Código 

Acesso 

3

Vidraceiro

A-303-6 

 

6

Conservador de Material Rodante 

A-304-6-B

 

12

Conservador de Material Rodante 

A-304-5-A

 

 

Grupo Ocupacional - A-500 - Cozinha e Panificação, Refeitório, Barbearia e Copa 

Nº de Cargos 

Série de Classe ou Classes 

Código 

Acesso 

2

Cozinheiro "B" 

A-501-8-B

 

3

Cozinheiro "A" 

A-501-5-A

 

4

Auxiliar 

A-501-5 

 

1

Padeiro "B" 

A-502-8-B

 

1

Padeiro "A" 

A-502-5-B

 

4

Garção "B" 

A-503-7-B

 

6

Garção "A" 

A-503-5-A

 

4

Copeiro "B" 

A-504-6-B

 

6

Copeiro "A" 

A-504-4-A

 

2

Barbeiro "B" 

A-505-8-B

 

3

Barbeiro "A" 

A-505-5-A

 

 

Grupo Ocupacional - A-600 - Carpintaria Civil, Naval, Marcenaria 

Nº de Cargos 

Série de Classe ou Classes 

Código 

Acesso 

1

Carpinteiro "D" 

A-601-12-D

 

2

Carpinteiro "C" 

A-601-10-C

 

3

Carpinteiro "B" 

A-601-9-B

 

4

Carpinteiro "A" 

A-601-8-A

 

1

Marceneiro "D" 

A-603-12-D

 

2

Marceneiro "C" 

A-603-10-C

 

3

Marceneiro "B" 

A-603-9-B

 

4

Marceneiro "A" 

A-603-8-A

 

 

Grupo Ocupacional - A-800 - Eletricidade e Telecomunicações 

Nº de Cargos 

Série de Classe ou Classes 

Código 

Acesso 

1

Eletricista Enrolador "D" 

A-801-12-D

 

1

Eletricista Enrolador "C" 

A-801-10-C

 

1

Eletricista Enrolador "B" 

A-801-9-B

 

2

Eletricista Enrolador "A" 

A-801-8-A

 

1

Eletricista Instalador "D" 

A-802-12-D

 

2

Eletricista Instalador "C" 

A-802-10-C

 

3

Eletricista Instalador "B" 

A-802-9-B

 

4

Eletricista Instalador "A" 

A-802-8-A

 

1

Eletricista Operador "D" 

A-803-12-D

 

2

Eletricista Operador "C" 

A-803-10-C

 

3

Eletricista Operador "B" 

A-803-9-B

 

4

Eletricista Operador "A" 

A-803-9-A

 

1

Artífice de Aparelho de Telecomunicações "D" 

A-804-12-D

 

2

Artífice de Aparelho de Telecomunicações "C" 

A-804-10-C

 

3

Artífice de Aparelho de Telecomunicações "B" 

A-804-9-B

 

4

Artífice de Aparelho de Telecomunicações "A" 

A-804-8-A

 

 

Grupo Ocupacional - A-900 - Estofaria, Velame, Entelação, Paleame, Isolamento, Sapataria e Correaria 

Nº de Cargos 

Série de Classe ou Classes 

Código 

Acesso 

1

Correeiro e Sapateiro "C" 

A-902-10-C

 

1

Correeiro e Sapateiro "B" 

A-902-8-B

 

1

Correeiro e Sapateiro "A" 

A-902-6-A

 

2

Entelador e Estofador "B" 

A-903-10-B

 

4

Entelador e Estofador "A" 

A-903-8-A

 

 

Grupo Ocupacional - A-1200 - Instalação Hidráulicas 

Nº de Cargos 

Série de Classe ou Classes 

Código 

Acesso 

4

Bombeiro Hidráulico "B" 

A-1201-10-B

 

6

Bombeiro Hidráulico "A" 

A-1201-8-A

 

 

Grupo Ocupacional - A-1300 - Mecânica 

Nº de Cargos 

Série de Classe ou Classes 

Código 

Acesso 

1

Mecânico Operador "D" 

A-1301-12-D

 

2

Mecânico Operador "C" 

A-1301-10-C

 

3

Mecânico Operador "B" 

A-1301-9-B

 

4

Mecânico Operador "A" 

A-1301-8-A

 

2

Mecânico de Motores a Combustão "D" 

A-1305-12-D

 

4

Mecânico de Motores a Combustão "C" 

A-1305-10-C

 

8

Mecânico de Motores a Combustão "B" 

A-1305-9-B

 

12

Mecânico de Motores a Combustão "A" 

A-1305-8-A

 

1

Mecânico de Máquinas "D" 

A-1306-12-D

 

2

Mecânico de Máquinas "C" 

A-1306-10-C

 

3

Mecânico de Máquinas "B" 

A-1306-9-B

 

4

Mecânico de Máquinas "A" 

A-1306-8-A

 

 

Grupo Ocupacional - A-1600 - Garagem 

Nº de Cargos 

Série de Classe ou Classes 

Código 

Acesso 

2

Borracheiro "B" 

A-1601-8-B

 

4

Borracheiro "A" 

A-1601-6-A

 

4

Lubrificador "B" 

A-1602-7-B

 

6

Lubrificador "A" 

A-1602-5-A

 

4

Mecânico Eletricista "B" 

A-1603-10-B

 

6

Mecânico Eletricista "A" 

A-1603-8-A

 

 

Grupo Ocupacional - A-1700 - Metalurgia 

Nº de Cargos 

Série de Classe ou Classes 

Código 

Acesso 

1

Ferreiro "D" 

A-1703-12-D

 

2

Ferreiro "C" 

A-1703-10-C

 

3

Ferreiro "B" 

A-1703-9-B

 

4

Ferreiro "A" 

A-1703-8-A

 

 

Grupo Ocupacional - A-1700 - Metalurgia 

Nº de Cargos 

Série de Classe ou Classes 

Código 

Acesso 

1

Serralheiro "D" 

A-1705-12-D

 

2

Serralheiro "C" 

A-1705-10-C

 

3

Serralheiro "B" 

A-1705-9-B

 

4

Serralheiro "A" 

A-1705-8-A

 

1

Soldador "D" 

A-1706-12-D

 

2

Soldador "C" 

A-1706-10-C

 

3

Soldador "B" 

A-1706-9-B

 

4

Soldador "A" 

A-1706-8-A

 

2

Lanterneiro "B" 

A-1710-9-B

 

4

Lanterneiro "A" 

A-1710-8-A

 

 

Grupo Ocupacional - A-1800 - Mestrança 

Nº de Cargos 

Série de Classe ou Classes 

Código 

Acesso 

1

Mestre "A" (Carpinteiro) 

A-1801-13-A

 

1

Mestre "B" (Mecânico de Motores a Combustão) 

A-1801-14-B

 

1

Mestre "A"(Mecânico de Motores a Combustão) 

A-1801-13-A

 

1

Mestre "A" (Mecânico de Máquinas) 

A-1801-13-A

 

SERVIÇO: COMUNICAÇÃO E TRANSPORTE  

Grupo Ocupacional - CT-200 - Comunicação 

Nº de Cargos 

Série de Classe ou Classes 

Código 

Acesso 

25

Estafeta "A" 

CT-204-7-A

 

2

Telegrafista "C" 

CT-207-16-C

 

4

Telegrafista "B" 

CT-207-14-B

 

6

Telegrafista "A" 

CT-207-12-A

 

20

Telefonista

CT-208-9 

Telegrafista "A" 

6

Telefonista "B" 

CT-214-7-B

 

10

Telefonista "A" 

CT-214-6-A

 

 

Grupo Ocupacional - CT-400 - Rodoviário 

Nº de Cargos 

Série de Classe ou Classes 

Código 

Acesso 

40

Motorista "B" 

CT-401-10-B

 

60

Motorista "A" 

CT-401-8-A

 

SERVIÇO: EDUCAÇÃO E CULTURA  

Grupo Ocupacional - EC-100 - Biblioteca

Nº de Cargos 

Série de Classe ou Classes 

Código 

Acesso 

2

Bibliotecário "B" (*) 

EC-101-20-B

 

4

Bibliotecário "A"(*) 

EC-101-19-A

 

(*) De acordo com a nova regulamentação, para possuidores de nível universitário. 

SERVIÇO: GUARDA, CONSERVAÇÃO E LIMPEZA  

Grupo Ocupacional - GL-100 - Conservação e Limpeza

Nº de Cargos 

Série de Classe ou Classes 

Código 

Acesso 

8

Zelador "B" 

GL-101-8-B

Porteiro "A" 

12

Zelador "A" 

GL-101-7-A

 

20

Serviçal "B" 

GL-102-6-B

 

30

Serviçal "A" 

GL-102-5-A

 

80

Servente 

GL-104-5 

Aux. de Portaria "A" 

10

Servente de Necrópsia 

GL-103-6 

Aux. de Necrópsia 

 

Grupo Ocupacional - GL-300 - Serviço de Portaria

Nº de Cargos 

Série de Classe ou Classes 

Código 

Acesso 

15

Chefe de Portaria 

GL-301-13

 

8

Porteiro "B" 

GL-302-11-B

 

12

Porteiro "A" 

GL-302-9-A

 

10

Auxiliar de Portaria "B" 

GL-303-8-B

 

20

Auxiliar de Portaria "A" 

GL-303-7-A

 

25

Mensageiro

GL-305-1 

 

SERVIÇO: PROFISSIONAL  

Grupo Ocupacional - P-500 - Cinematografia e Fotografia

Nº de Cargos 

Série de Classe ou Classes 

Código 

Acesso 

2

Fotógrafo "C" 

P-502-13-C

 

4

Fotógrafo "B" 

P-502-11-B

 

8

Fotógrafo "A" 

P-502-9-A

 

4

Operador Cinematográfico 

P-504-7 

 

 

Grupo Ocupacional - P-700 - Contabilidade

Nº de Cargos 

Série de Classe ou Classes 

Código 

Acesso 

4

Técnico de Contabilidade "B" 

P-701-15-B

 

8

Técnico de Contabilidade "A" 

P-701-13-A

 

 

Grupo Ocupacional - P-1000 - Desenhor e Cartografia

Nº de Cargos 

Série de Classe ou Classes 

Código 

Acesso 

3

Desenhista "C" 

P-1001-16-C

 

6

Desenhista "B" 

P-1001-14-B

 

9

Desenhista "A" 

P-1001-12-A

 

 

Grupo Ocupacional - P-1100 - Eletrotécnico

Nº de Cargos 

Série de Classe ou Classes 

Código 

Acesso 

1

Inspetor Eletrotécnico 

P-1101-17

 

2

Eletrotécnico "B" 

P-1102-15-B

Inspetor Eletrotécnico 

4

Eletrotécnico "A" 

P-1102-13-A

 

 

Grupo Ocupacional - P-1200 - Engenharia

Nº de Cargos 

Série de Classe ou Classes 

Código 

Acesso 

1

Mestre de Obras "B" 

P-1202-12-B

 

2

Mestre de Obras "A" 

P-1202-12-A

 

 

Grupo Ocupacional - P-1400 - Estatística

Nº de Cargos 

Série de Classe ou Classes 

Código 

Acesso 

4

Auxiliar de Estatística "B" 

P-1402-10-B

Estatístico "A" 

8

Auxiliar de Estatística "A" 

P-1402-8-A

"

 

Grupo Ocupacional - P-1600 - Laboratórios

Nº de Cargos 

Série de Classe ou Classes 

Código 

Acesso 

2

Técnico de Laboratório "B" 

P-1601-14-B

 

4

Técnico de Laboratório "A" 

P-1601-13-A

 

 

Grupo Ocupacional - P-1700 - Medicina, Farmácia e Odontologia

Nº de Cargos 

Série de Classe ou Classes 

Código 

Acesso 

10

Atendente

P-1703-7 

Aux. Enferm. "A"- Enf. Aux. "A" Obst. 

10

Enfermeiro Auxiliar 

P-1706-8 

 

2

Operador de Raio-X 

P-1710-9 

 

20

Aux. de Necrópsia 

P-1704-8 

 

 

Grupo Ocupacional - P-2000 - Telecomunicações

Nº de Cargos 

Série de Classe ou Classes 

Código 

Acesso 

1

Inspetor de Telecomunicações 

P-2001-16

 

1

Técnico de Telecomunicações "B" 

P-2002-13-B

Insp. de Telecomunicações 

2

Técnico de Telecomunicações "A" 

P-2002-12-A

 

 

Grupo Ocupacional - P-2200 - Tradutor

Nº de Cargos 

Série de Classe ou Classes 

Código 

Acesso 

3

Tradutor "B" 

P-2201-16-B

 

5

Tradutor "A" 

P-2201-14-A

 

 

 

     

Grupo Ocupacional - TC-300 - Atuária e Contabilidade

Nº de Cargos 

Série de Classe ou Classes 

Código 

Acesso 

1

Contador "A" 

TC-302-20-A

 

 

 

     

Grupo Ocupacional - TC-500 - Economia e Finanças

Nº de Cargos 

Série de Classe ou Classes 

Código 

Acesso 

1

Economista

TC-501-20

 

 

 

     

Grupo Ocupacional - TC-600 - Engenharia e Arquitetura

Nº de Cargos 

Série de Classe ou Classes 

Código 

Acesso 

1

Engenheiro "B" 

TC-602-22-B

 

2

Engenheiro "A" 

TC-602-21-A

 

 

 

     

Grupo Ocupacional - TC-800 - Medicina

Nº de Cargos 

Série de Classe ou Classes 

Código 

Acesso 

2

Médico "B" 

TC-801-22-B

 

3

Médico "A" 

TC-801-21-A

 

6

Médico Legista "B" 

TC-802-22-B

 

8

Médico Legista "A" 

TC-802-21-A

 

 

 

     

Grupo Ocupacional - TC-900 - Odontologia

Nº de Cargos 

Série de Classe ou Classes 

Código 

Acesso 

1

Cirurgião-Dentista

TC-901-22

 

1

Cirurgião-Dentista

TC-901-21

 

1

Cirurgião-Dentista

TC-901-20

 

 

 

     

Grupo Ocupacional - TC-1000 - Veterinária

Nº de Cargos 

Série de Classe ou Classes 

Código 

Acesso 

1

Veterinário

TC-1001-20

 

 

 

     

Grupo Ocupacional - TC-1400 - Estatística

Nº de Cargos 

Série de Classe ou Classes 

Código 

Acesso 

1

Estatístico "B" 

TC-1401-20

 

1

Estatístico "A" 

TC-1401-19

 

 

 

     

Grupo Ocupacional - TC-1200 - Enfermagem

Nº de Cargos 

Série de Classe ou Classes 

Código 

Acesso 

3

Enfermeiro

TC-1201-20

 

ANEXO III 

CARGOS E OUTRA NATUREZA  

Nº de Cargos 

Denominação

Símbolo

Nível

Qualificação

3

Assistente Jurídico 

(*) 

Bacharel em Direito 

(*) De acôrdo com a legislação em vigor 

Nº de Cargos 

Denominação

Símbolo

Nível

Observação

4

Tesoureiro Auxiliar 

(**) 

Lei nº 4.061, de 8-5-62 

(**) De acôrdo com a legislação de vigor 

ANEXO IV 

SERVIÇO: POLICIAL METROPOLITANO - PM  

Grupo Ocupacional - PM-100 - Censura

Nº de Cargos 

Série de Classe ou Classes 

Código 

Nível 

Acesso 

Qualificação

3

Censor "B" 

PM-101-18-B

18

Comissário de Polícia "A" 

Curso Colegial 

6

Censor "A" 

PM-101-17-A

17

"

"

 

Grupo Ocupacional - PM-200 -Médico-Legal

Nº de Cargos 

Série de Classe ou Classes 

Código 

Nível 

Acesso 

Qualificação

6

Médico Legista "B" 

PM-201-22-B

22

 

Curso Universit. 

9

Médico Legista "A" 

PM-201-21-A

21

 

"

 

Grupo Ocupacional - PM-300 - Policiamento

Nº de Cargos 

Série de Classe ou Classes 

Código 

Nível 

Acesso 

Qualificação

1

Comandante do Grupamento Fem. 

PM-301 

*

 

Curso Universit. 

1

Subcomandante de Grup. Fem. 

PM-301-22

22

 

"

5

Chefe de Destacamento Fem. 

PM-301-19

19

 

"

15

Chefe e Equipe 

PM-302-17

17

Chefe de Destacamento Fem. 

Curso Colegial 

30

Policial Feminino "B" 

PM-303-15-B

15

Chefe de Equipe 

Curso Ginasial 

120

Policial Feminino "A" 

PM-303-14-A

14

 

Curso Ginasial 

(*) Vencimento de Delegado de Polícia. 

Grupo Ocupacional - PM-500 - Preparação Processual

Nº de Cargos 

Série de Classe ou Classes 

Código 

Nível 

Acesso 

Qualificação

10

Escrivão de Polícia "B" 

PM-501-18-B

18

Comissário de Polícia "A" 

Curso Colegial 

20

Escrivão de Polícia "A" 

PM-501-17-A

17

 

"

25

Escrivão de Auxiliar de Polícia "C" 

PM-502-16-C

16

Escrivão de Polícia "A" 

"

30

Escrivão Auxiliar de Polícia "B" 

PM-502-15-B

15

 

"

40

Escrivão Auxiliar de Polícia "A" 

PM-502-14-A

14

 

"

 

Grupo Ocupacional - PM-700 - Motorista Policial

Nº de Cargos 

Série de Classe ou Classes 

Código 

Nível 

Acesso 

Qualificação

70

Motorista Policial "B" 

PM-701-13-B

13

Escrivão Auxil. Pol. "A", Agente Aux. Pol. "A" e Monitor "A" 

Curso Primário 

130

Motorista Policial "A" 

PM-701-11-A

11

 

Curso Primário 

 

Grupo Ocupacional - PM-800 - Segurança Pública e Investigação

Nº de Cargos 

Série de Classe ou Classes 

Código 

Nível 

Acesso 

Qualificação

20

Delegado de Polícia 

PM-801 

*

 

Bach. Direito 

30

Comissário de Polícia "B" 

PM-801-22-B

22

 

"

40

Comissário de Polícia "A" 

PM-801-21-A

21

 

"

50

Agente de Polícia "B" 

PM-802-18-B

18

Com. Pol. "A" 

Curso Colegial 

70

Agente de Polícia "A" 

PM-802-17-A

17

 

Curso Colegial 

100

Agente Auxiliar de Polícia "C" 

PM-803-16-C

16

Agente Pol. 

Curso Ginasial 

150

Agente Auxiliar de Polícia "B" 

PM-803-15-B

15

 

"

220

Agente Auxiliar de Polícia "A" 

PM-803-14-A

14

 

"

(*) Vencimentos de Professor Catedrático.

*