Brastra.gif (4376 bytes)

Presidência da República
Casa Civil
Subchefia para Assuntos Jurídicos

DECRETO DE 22 DE MARÇO DE 2006.

Revogado pelo Decreto nº 8.593, de 2015

Texto para impressão

Institui, no âmbito do Ministério da Justiça, a Comissão Nacional de Política Indigenista - CNPI.

        O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84, inciso VI, alínea "a", da Constituição,

        DECRETA:

        Art. 1o  Fica instituída, no âmbito do Ministério da Justiça, a Comissão Nacional de Política Indigenista - CNPI.

        Art. 2o  À CNPI compete:

        I - elaborar anteprojeto de lei para criação do Conselho Nacional de Política Indigenista, que deverá integrar a estrutura do Ministério da Justiça;

        II - acompanhar e colaborar na organização e realização da 1a Conferência Nacional de Política Indigenista;

        III - propor diretrizes, instrumentos, normas e prioridades da política nacional indigenista, bem como estratégias de acompanhamento, monitoramento e avaliação das ações desenvolvidas pelos órgãos da administração pública federal, relacionadas com a área indigenista;

        IV - apoiar e articular os diferentes órgãos e estruturas responsáveis pela execução das ações dirigidas às populações indígenas, acompanhando a execução orçamentária dessas ações no âmbito do Plano Plurianual 2004-2007;

        V - propor a atualização da legislação e acompanhar a tramitação de proposições e demais atividades parlamentares relacionadas com a política indigenista;

        VI - incentivar a participação dos povos indígenas na formulação e execução da política indigenista do Governo Federal; e

        VII - apoiar a capacitação técnica dos executores da política indigenista.

        Art. 3o  A CNPI será composta por dois representantes do Ministério da Justiça, sendo um da Fundação Nacional do Índio - FUNAI, que a presidirá e:

        I - por um representante de cada um dos seguintes órgãos federais:

        a) Casa Civil da Presidência da República;

        b) Secretaria-Geral da Presidência da República;

        c) Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República;

        d) Ministério de Minas e Energia;

        e) Ministério da Saúde;

        f) Ministério da Educação;

        g) Ministério do Meio Ambiente;

        h) Ministério do Desenvolvimento Agrário;

        i) Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome;

        j) Ministério da Defesa; e

        l) Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão;

        II - por vinte representantes indígenas com voz e dez votos, assim distribuídos por área geográfica:

        a) nove da Amazônia;

        b) seis do Nordeste e Leste;

        c) três do Sul e Sudeste; e

        d) dois do Centro-Oeste; e

        III - por dois representantes de duas organizações não-governamentais indigenistas.

        § 1o  Os representantes de que tratam os incisos I, II e III do caput, titulares e suplentes, serão designados pelo Ministro de Estado da Justiça, no prazo de até sessenta dias da data de publicação deste Decreto.

        § 2o  Os Ministérios da Saúde, do Desenvolvimento Agrário e do Meio Ambiente indicarão, entre os seus representantes, titular e suplente, pelo menos, um pertencente aos quadros funcionais da Fundação Nacional de Saúde - FUNASA, do Instituto de Colonização e Reforma Agrária - INCRA e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA.

        § 3o  As áreas geográficas a que se refere o inciso II do caput compreendem as seguintes unidades da Federação:

        I - Amazônia - Estados do Amazonas, Pará, Mato Grosso, Maranhão, Tocantins, Rondônia, Acre, Roraima e Amapá;

        II - Nordeste e Leste - Estados do Ceará, Bahia, Minas Gerais, Piauí, Pernambuco, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte, Sergipe e Espírito Santo;

        III - Sul e Sudeste - Estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro; e

        IV - Centro-Oeste - Estados de Mato Grosso do Sul e Goiás.

        § 4o  Os representantes de que trata o inciso II do caput serão indicados em reuniões das organizações e povos indígenas localizados em cada uma das respectivas áreas geográficas descritas no § 3o, convocadas e coordenadas pelas organizações indígenas regionais, as quais deverão registrar em ata a escolha dos seus representantes.

        § 5o  As organizações e os povos indígenas responsáveis pela realização das reuniões regionais deverão encaminhar ao Ministro de Estado da Justiça, até quarenta e cinco dias após a edição deste Decreto, a indicação dos seus representantes, titulares e suplentes, juntamente com a ata da respectiva reunião e documentos que demonstrem a ampla divulgação do processo de escolha entre os povos e comunidades da área geográfica pertinente.

        § 6o  Não havendo indicação de representante indígena no prazo estabelecido no § 5o, será ela procedida pela FUNAI, observando-se, no âmbito da respectiva área geográfica, critérios de equilíbrio entre lideranças tradicionais, lideranças comunitárias, gênero, dirigentes de organizações indígenas e unidades da Federação.

        § 7o  Eventuais alterações de indicação de representantes na CNPI deverão ser encaminhadas formalmente ao Ministro de Estado da Justiça com antecedência mínima de vinte dias da data prevista para a realização da reunião subseqüente, excetuando-se o cumprimento desse prazo em face de razões de força maior.

        § 8o  As reuniões para indicação dos representantes indígenas deverão ser acompanhadas por, pelo menos, um dos órgãos federais participantes da CNPI, sendo obrigatório o convite para participação de membro do Ministério Público Federal.

        § 9o  O presidente da CNPI votará apenas no exercício do voto de qualidade.

        Art. 4o  A CNPI convidará representantes do Ministério Público Federal e da Advocacia Geral da União, para acompanhar suas reuniões.

        Art. 5o  Sempre que julgar necessário, a CNPI convidará pessoas, entidades da sociedade civil ou órgãos públicos que possam colaborar com o desenvolvimento dos seus trabalhos.

        Art. 6o  A CNPI deliberará por maioria absoluta de votos.

        § 1o  Será considerada, para efeito de votação, a paridade entre representantes governamentais e não-governamentais.

        § 2o  As vinte representações indígenas definirão, entre si, a forma de escolha dos dez representantes que exercerão direito a voto.

        Art. 7o  A CNPI poderá criar subcomissões para análise de assuntos específicos relacionados com as matérias de sua competência.

        Art. 8o  A FUNAI exercerá a função de secretaria-executiva da CNPI.

        Art. 9o  As despesas com deslocamentos dos representantes indígenas na CNPI correrão por conta do Ministério da Justiça.

        Art. 10.  A CNPI reunir-se-á, ordinariamente, a cada dois meses, em Brasília, e extraordinariamente, sempre que seu Presidente ou dois terços de seus membros a convocarem, sendo que, no caso das reuniões ordinárias, os indígenas terão um dia de reunião preparatória antecedente a elas.

        Art. 11.  As reuniões da CNPI serão registradas em atas, que deverão ser disponibilizadas por meio da rede mundial de computadores, nos sítios do Ministério da Justiça e da FUNAI, podendo ser reproduzidas e divulgadas, na íntegra, por quaisquer meios.

        Art. 12.  A CNPI tem caráter temporário e será extinta com a instalação do Conselho Nacional de Política Indigenista, referido no inciso I do art. 2º deste Decreto.

        Art. 13.  A participação na CNPI será considerada função relevante não remunerada.

        Art. 14.  Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

        Brasília, 22 de março de 2006; 185o da Independência e 118o da República.

LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA
Márcio Thomaz Bastos

Este texto não substitui o publicado no DOU de 23.3.2006

*