Sergipe intensifica política de promoção da igualdade racial

 

Mais nove prefeituras sergipanas aderiram ao Fipir (Fórum Intergovernamental de Promoção da Igualdade Racial) durante o seminário de Capacitação de Gestores, ocorrido na semana passada, para fomento do Programa Brasil Quilombola na região Nordeste.

Na atividade, a Gerência de Mercado da Caixa Econômica Federal e o Instituto Educacional “Um Lugar ao Sol”, organização não-governamental que assessora comunidades quilombolas na região, firmaram convênio com cinco prefeituras para a construção de 80 casas em cada município, atendendo as comunidades de Patioba, em Jarapatuba; Mucambo, em Porto da Folha; Serra da Guia, em Poço Redondo; Desterro, em Indiroba; e Crasto, em Santa Luzia. O início das obras está condicionado a entrega da documentação exigida aos municípios.

Investimento em pescado
Está em fase de conclusão a instalação de uma Unidade de Beneficiamento na comunidade quilombola de Crasto, que também será equipada com uma câmara frigorífica.

A criação dessa unidade é resultado da oficina de geração de renda e de capacitação para elaboração de projetos, um dos focos do programa Brasil Quilombola, com ação direta da Seppir, Secretaria de Desenvolvimento Territorial, Ministério do Desenvolvimento Agrário e Fundação Banco do Brasil. No mini-curso, os quilombolas de Crasto estruturaram esse empreendimento que beneficiará 70 famílias.

O projeto conta com o apoio dos ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e do Desenvolvimento Agrário. A Unidade de Beneficiamento proporciona inclusão social e geração de renda, com atividades de exploração e beneficiamento do pescado, incluindo coleta e escoamento do produto da região, eliminando a figura do atravessador, que reprimia as possibilidades de desenvolvimento de Crasto com o uso sustentável dos recursos pesqueiros em todo o seu potencial.

Apicultura
Está em fase de avaliação, junto ao Ministério de Desenvolvimento Agrário, a implantação de um projeto de apicultura na comunidade quilombola de Desterro, município de Andiroba (SE). Apoiada pelo Programa Brasil Quilombola, o projeto envolverá, aproximadamente 200 pessoas, no cultivo de abelhas e contribuirá para o desenvolvimento sustentável da região. As comunidades estão se organizando no Conselho de Desenvolvimento Regional e na Coordenadoria de Comunidades Quilombolas do Estado de Sergipe.