|
 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Encontro com movimento social
Com o objetivo de realizar um debate sobre os principais temas de cada segmento – jovens, mulheres, religiosos e quilombolas – foi marcado para o dia 12 de março um encontro com os movimentos sociais, em Brasília. Na ocasião, serão conhecidas as propostas dos grupos para a promoção da igualdade racial. O evento tem caráter consultivo e deve reunir cerca de 20 lideranças em cada encontro. |
|
|
|
|
 |
|
|
|
|
Comitê gestor da ASQ se reúne em Teresina (PI)
Representantes do comitê gestor Agenda Social Quilombola do estado do Piauí promoveram uma oficina de sensibilização na última quarta-feira (18) na cidade de Teresina. O encontro reuniu governo e sociedade civil para discutir a regularização fundiária das comunidades quilombolas do estado do Piauí e traçar o planejamento de ações para este ano. |
|
|
|
|
 |
|
|
|
|
Salvador (BA) oferece serviço contra discriminação
Desde a última terça-feira (17), a prefeitura de Salvador oferece aos foliões o Observatório da Discriminação Racial e da Violência contra a Mulher – um serviço de atendimento jurídico às vítimas de discriminação. A iniciativa existe desde 2006 e consiste em prestar atendimento durante 24 horas a negros e mulheres que se sentirem agredidos e violados em seus direitos. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
O ministro da Igualdade Racial, Edson Santos, participou do Simpósio de Avaliação dos Acordos da Conferência Mundial das Nações Unidas contra o racismo, a discriminação racial, a xenofobia e as formas correlatas de intolerância, que terminou nesta quarta-feira (18) em Burgos, na Espanha. O evento reuniu cerca de setenta representantes de organizações, como a Federação de Afrodescendentes da Ibero-América, na Espanha, da Prefeitura de Burgos e altos comissários das Nações Unidas.
O simpósio, aberto na última segunda-feira, teve ciclo de conferências com debates sobre a participação da sociedade civil; outras formas de discriminação, xenofobia, intolerância e exclusão social; discriminação por diversidade sexual; discriminação por gênero; discriminação pela condição de imigrante e discriminação por motivos raciais e étnicos, entre outros.
O ministro Edson Santos esteve presente à mesa de encerramento do simpósio. Ele destacou o papel do Brasil, a partir do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na implementação de políticas de Igualdade Racial e de combate ao racismo; e ressaltou a importância da eliminação das formas de discriminação racial.
|
|
|
 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Vinte e seis gestores estaduais associados ao Fórum Intergovernamental de Promoção da Igualdade Racial (FIPIR) participaram em Brasília do II Diálogo com os Estados. A pauta do encontro foi a implementação de políticas públicas para a promoção da igualdade racial e o planejamento de ações para 2009.
Na mesa de abertura, o ministro Edson Santos destacou a importância dos estados não se manterem neutros em relação às desigualdades. Os subsecretários, gerentes de projetos e técnicos apresentaram as ações das subsecretarias nas áreas de saúde, trabalho, justiça, educação, habitação e acesso à terra. Os participantes tiveram a oportunidade de falar sobre as políticas implementadas nos estados e as formas de intensificá-las.
Na atividade foi discutida a realização da II Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CONAPIR) que será lançada no Palácio do Planalto em 12 de março, e realizada de 25 a 28 de junho, em Brasília. Na reunião os gestores estaduais informaram o estágio de organização das conferências estaduais e regionais. O subsecretário de Ações Afirmativas, Giovanni Harvey, enfatizou formas de fortalecer os organismos. Alexandro Reis, subsecretário de Comunidades Tradicionais, apresentou propostas de criação dos comitês gestores estaduais da Agenda Social Quilombola e reforçou sua importância para a implementação dos projetos nas regiões.
|
|
|
 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Caso você queira esclarecer dúvidas ou dar sugestões, clique aqui |
|
|
|
|
|
|
|
|
O conteúdo do boletim pode ser reproduzido parcial ou totalmente, desde que seja citada a fonte. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Expediente:
Este informativo é elaborado sob a responsabilidade da Assessoria de Comunicação Social da Seppir/ PR
Editoração: Njobs
Telefone: (55 61) 3411-4977
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
Esplanada dos Ministérios Bloco A - 9º andar - CEP 70054-906 - Brasília - DF - Brasil
E-mail: seppir@planalto.gov.br |
|
|
|
|
|
|