29 de junho a 5 de julho de 2007 - n° 111 - ano 03
Quilombinho mobiliza crianças e adolescentes de 60 comunidades do país
Começa na segunda-feira (2/7) a 3ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional
Programa Brasil Quilombola é tema de reunião e audiência pública no Rio Grande do Sul
Ministério da Cultura e da Igualdade racial reafirmam parceria
Ações de igualdade racial no Rio de Janeiro em destaque na agenda entre Matilde Ribeiro e Benedita da Silva
UFRGS aprova cotas raciais para concurso vestibular 2008
Cidinha da Silva, autora de Cada tridente em seu lugar, autografa livro em Brasília
Segurança Alimentar e Nutricional
A ministra da Seppir estará presente na solenidade de abertura da III Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional na terça-feira (3 de julho). A cerimônia terá presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e se inicia às 19h no Centro de Convenções de Fortaleza (av. Washington Soares, 1141). No evento, a Seppir e Unifem Brasil e Cone Sul distribuirão publicação especial, com 3 mil exemplares, sobre a participação da população negra no processo de formulação de políticas de segurança alimentar e nutricional.
Conferência das Mulheres
O Rio Grande do Sul promove, em um único dia, a III Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres. O evento vai ocupar o auditório Dante Barone, na Assembléia Legislativa do Estado no sábado (30/6) e terá a presença da ministra da SPM, Nilcéa Freire, e da governadora Yeda Crusius, entre outras autoridades. Haverá também debate nos grupos temáticos, apresentação das propostas, relatório final e eleição de 119 delegadas. O auditório do Sebrae, na praia de Iracema, em Fortaleza, vai receber cerca de 1.000 pessoas na abertura da II Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres do Ceará, também no sábado (30/6). A subsecretária da SPM Aparecida Gonçalves, o governador do Estado, Cid Gomes e a convidada de honra, Maria da Penha Maia, são alguns dos componentes da mesa. À tarde, serão formados 11 grupos de trabalho e, à noite, estão previstas apresentações de dança dos grupos Os Cocos e Zumbi dos Palmares. No dia 1º, serão eleitas as 96 delegadas e, no fim da tarde, haverá uma dinâmica de grupo, na forma de ciranda, para encerrar a conferência. A ministra Nilcéa Freire (SPM) faz a palestra de abertura da II Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres do Piauí, na segunda-feira. O evento será realizado nos dias 2, 3 e 4 de julho, no Centro de Artesanato Mestre Dezinho, Praça Pedro II, em Terezina. A ministra terá a companhia de outras autoridades como o governador Wellington Dias e a vice-prefeita da capital, Sandra Torres. São esperadas 300 a 400 pessoas. Depois dos debates nos grupos, haverá um sarau e, na quarta-feira (4/7), serão escolhidas as 58 delegadas, que virão representar o Estado na II Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, de 17 a 20 de agosto, em Brasília. Fonte: SPM.
Pacto criança e adolescente
A ministra Matilde Ribeiro participou da cerimônia de a assinatura do Pacto Nacional Um mundo para a criança e o adolescente do Semi-árido. A iniciativa visa melhorar a vida das crianças e dos adolescentes do Semi-árido, com programas de saúde, educação e proteção, terça-feira (26/6), no Palácio do Planalto.
Concurso da Cultura GLBT
Até o dia 1º de julho estarão abertas as inscrições para o Concurso Cultura GLTB, promovido pelo Ministério da Cultura, por meio da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural (SID). Podem ser inscritos projetos culturais e artísticos nos segmentos de Teatro, Dança, Audiovisual, Música, Cultura Popular, Literatura, Internet, Paradas/Marchas e Patrimônio Material e Imaterial, incluindo shows, debates, encontros, seminários, mostras, festivais, espetáculos, exibições, exposições, publicações e outras atividades. O objetivo do Concurso Cultura GLTB é apoiar os projetos culturais e artísticos de afirmação do direito à expressão de orientação sexual. Podem participar do concurso organizações e instituições de direito público e privado, sem fins lucrativos, que desenvolvem ações de natureza cultural voltadas para a afirmação da identidade de gays, lésbicas, transgêneros e bissexuais (GLTB). Os projetos só poderão ser encaminhados pelos Correios, conforme instruções do edital. Para ler o edital e baixar os formulários, acesse o site: http://www.cultura.gov.br.
Livre expressão sexual
A campanha nacional pela livre orientação e expressão sexual "O amor fala todas as línguas", produzida pelo Conselho Federal de Serviço Social com adesão dos Conselhos Regionais de Serviço Social, em parceria do Divas e o apoio de várias organizações do terceiro setor, será lançada em Pernambuco na segunda-feira (2 de julho) no Anfiteatro da UFPE CCSA, às 9h.
Livro quilombo Frechal
A obra "O Quilombo de Frechal", do antropólogo italiano Roberto Malighetti (editora Senado) foi lançada nesta quarta-feira (27/6) em Brasília. A publicação analisa a construção da identidade nesta que foi a primeira comunidade brasileira de remanescentes de escravos legalmente reconhecida no país, localizada na Baixada Maranhense. A decisão do então Juiz Federal Flávio Dino (atual deputado pelo PcdoB-MA) foi baseada em um dispositivo constitucional que reconhece aos descendentes de antigos quilombolas no Brasil a posse da terra em que vivem e trabalham, o que, aponta Malighetti no livro, transformou a comunidade de Frechal de objeto de escravidão, discriminação e racismo em sujeito etnopolítico.
Estatuto da Igualdade Racial
Campanha do movimento social busca adesões para a aprovação do Estatuto da Igualdade Racial e de reserva de cotas no ensino superior, previstas no projeto lei 73/99, em 2007. adesões em http://www.petitiononline.com/
afirmati/petition.html
.
Encontro ambiental
Estudantes de todo o Brasil, com projetos ou estudos na área de meio ambiente, podem se inscrever até o dia 3 de setembro na quarta edição do projeto "Bayer Jovens Embaixadores Ambientais", uma parceria entre a Bayer e o PNUMA – Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, com apoio do Ministério do Meio Ambiente. Os quatro trabalhos selecionados participarão de uma viagem para a Alemanha, em novembro. Podem participar jovens entre 18 e 25 anos, autores de estudos ou projetos de caráter ambiental e interesse social que representem uma efetiva contribuição na busca do desenvolvimento sustentável de base local, realizados em qualquer ponto do território nacional, que estejam regularmente matriculados em curso reconhecido pelo MEC e que tenham fluência na língua inglesa. Os estudos e projetos serão avaliados por uma comissão julgadora, que contará com a auditoria independente da PricewaterhouseCoopers. As inscrições podem ser feitas até 3 de setembro de 2007, pelo site www.byee.com.br. Os resultados serão divulgados na primeira semana de outubro e os estudantes selecionados viajarão à Alemanha, com todas as despesas pagas pela Bayer S.A., na segunda quinzena de novembro, quando apresentarão seus projetos e participarão de visitas técnicas às instalações da Empresa. Mais informações: (11) 4702 9006 e pelo e-mail byee.bayer.bb@bayer.com.br
Acesse as edições anteriores
        110 109 108 107 106 105
104 103 102 101 100 99 98 97 96 95
94 93 92 91 90 89 88 87 86 85
84 83 82 81 80 79 78 77 76 75
74 73 72 71 70 69 68 67 66 65
64 63 62 61 60 59 58 57 56 55
54 53 52 51 50 49 48 47 46 45
44 43 42 41 40 39 38 37 36 35
34 33 32 31 30 29 28 27 26 25
24 23 22 21 20 19 18 17 16 15
Fiz a comida. Achei bonito a gordura frigindo na panela. Que espetáculo deslumbrante! As crianças sorrindo vendo a comida ferver nas panelas. Ainda mais quando é arroz e feijão, é um dia de festa para eles.
Carolina Maria de Jesus, no livro Quarto de Despejo.
Quilombinho mobiliza crianças e adolescentes de 60 comunidades do país para imprimir, clique aqui.

Com Unicef

Crianças e adolescentes quilombolas de todo o Brasil se reúnem em Brasília entre os dias 2 e 3 de julho, durante o I Quilombinho – Encontro Nacional de Crianças e Adolescentes Quilombolas. Durante dois dias, cerca de 100 meninas e meninos participam de atividades como oficinas de políticas públicas, educação e cultura, música, dança e brincadeiras, todas voltadas para o fortalecimento das identidades e da participação de crianças e adolescentes que vivem em comunidades remanescentes de quilombos.

A abertura do evento será às 9 horas, no Palácio do Planalto. Que prevê com a participação das crianças, o pronunciamento das autoridades, a exibição do vídeo Meu quilombinho e a consagração de Zanauande. Em seguida à abertura as crianças e adolescentes do I Quilombinho seguem para o centro de treinamento da CNTI (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria). Serão dois dias de intensas atividades de oficinas com gestores de governo e os adolescentes quilombolas sobre os principais problemas e soluções, que vêm impactando a vida de crianças e adolescentes quilombolas no País.

Artistas como Lecy Brandão, madrinha do evento, da lalorixá Maria Venina Carneiro Barbosa, do Maranhão e cerca de 100 crianças e adolescentes quilombolas e lideranças comunitárias, entre outros, estarão juntos realizando os rituais de abertura do I Quilombinho. Também estarão presentes o vice-presidente da República, José de Alencar, a Ministra da Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial, Matilde Ribeiro, o Ministro da Secretaria Especial de Direitos Humanos, Paulo Vanucchi, a representante do UNICEF no Brasil, Marie Pierre Poirier, o coordenador da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq), Dione Martins de Jesus, e a presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), Carmem Oliveira.

O Brasil tem hoje, em números estimados, cerca de 900 mil crianças quilombolas de 0 a 17 anos. Boa parte é invisível às políticas públicas. Dados revelam , por exemplo, que crianças quilombolas com menos de 1 ano morrem sem antes mesmo de obter sua certidão de nascimento. Buscando mudar este quadro, governo o UNICEF a e sociedade civil vêm desenvolvendo, desde 2003, estratégias de mobilização voltadas para dar visibilidade a esta realidade; pautar o tema da infância e adolescência quilombola nas agendas dos governos  e promover um amplo processo organizativo voltado para o protagonismo dessas crianças e adolescentes. O que se espera é construir um diálogo permanente entre essas comunidades e o Estado para construção e consolidação de políticas públicas para a infância e adolescência quilombola.

Veja a programação

Começa na segunda-feira (2/7) a 3ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional para imprimir, clique aqui.
Mãe Celeste se manifesta em plenário do 2º Seminário Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e Populações Negras
Foto: Divulgação Seppir
Com Ascom Consea

No Brasil, os negros são quase duas vezes mais atingidos pela insegurança alimentar do que os brancos. Enquanto 52% dos negros têm algum grau de insuficiência alimentar 28% dos brancos são atingidos pelo problema, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2004. Já na parcela dos 10% mais pobres, 71% são negros, conforme dados do Ipea, com base na PNAD. 

Essa realidade aponta que a igualdade racial é um dos caminhos fundamentais para assegurar o direito à alimentação e nutricional para todos os brasileiros, como será trabalhado na 3ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, de 3 a 6 de julho, no Centro de Convenções de Fortaleza (CE). Integrando a comitiva presidencial, a ministra Matilde Ribeiro participará da solenidade de abertura, às 19h.

Entre as propostas para enfrentar a desigualdade étnico-racial está a garantia do acesso à terra e aos recursos naturais. A expansão da fronteira agrícola para áreas originalmente ocupadas por povos tradicionais e a lentidão na demarcação de terras estão entre as principais causas apontadas por especialistas para os problemas alimentares.

A Conferência defenderá também a implantação da Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável para Povos e Comunidades Tradicionais. Lançada em fevereiro, ela tem o objetivo de reconhecer, fortalecer e garantir os direitos territoriais, sociais, ambientais, econômicos e culturais das populações tradicionais. Um dos princípios desta política é a segurança alimentar e nutricional e a articulação com o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.

Especificidades
Do total de 1.395 delegados que representarão os estados, com direito à voto na conferência, 285 são representantes de negros, quilombolas, terreiros e povos indígenas. O objetivo da destinação das vagas é que a elaboração de propostas para as políticas neste setor tenham a participação direta desses grupos, levando em conta suas necessidades e características sociais e culturais.

Para Ana Lúcia Pereira, coordenadora da Comissão Permanente de Segurança Alimentar e Nutricional das Populações Negras (CP2) do Consea, essa é uma conquista extremamente significativa. “A diversidade vai se tornar prática. Negros urbanos, comunidades de terreiro e quilombolas passam a ter mais espaço de intervenção, reivindicação de cidadania e controle social”, diz a conselheira.

Participante do 2º Seminário de Segurança Alimentar e Nutricional e Populações Negras, realizado em novembro de 2006 na Bahia, Mãe Celeste revela a realidade dos terreiros e sua função social. Muitas pessoas que freqüentam os terreiros precisam de ajuda material, porque tem salário baixo, dois ou três filhos. Cada oportunidade que a gente tem, ajudamos o nosso povo. A alimentação chegou em boa hora através das 34 cestas que distribuimos. Fazemos as coisas para não acabar com tudo [cultos de matriz africana] e temos que continuar a organização para os que vêm atrás [novas gerações] também façam a sua parte”, vondusirre do terreiro Querebentan de Zomadônu Casas das Minas, de São Luís (MA), Mãe Celeste integra o Comitê Fome Zero do Maranhão há dois anos.

Mulheres negras somam 106 delegadas
As análises preliminares dos dados da III CNSAN revelam a participação de 106 delegadas negras, como resultado da reserva de cotas raciais. É a vez das mulheres negras quilombolas, de comunidades de terreiros e de centros urbanos incidirem com a sua visão da realidade na formulação de políticas públicas. “Me chamou a atenção o fato de o governo e o Consea acolherem e reconhecerem que os negros estão entre os mais pobres e incorporarem de verdade o componente afro-brasileiro no programa. O corte étnico-racial tem uma conexão verdadeira com as condições de alimentação e tem potencial de alterar a realidade das desigualdades raciais”, avalia Cida Bento, homenageada da conferência por ter incentivado a inserção da população negra na agenda segurança alimentar e nutricional.

Oficinas de gênero, raça e economia solidária
Compreendidas nas atividades integradoras da conferência de segurança alimentar e nutricional, as oficinas organizadas pelo Unifem (Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher) e APNs (Agentes da Pastoral Negros) oportunizarão reflexões, acúmulos de conteúdo e trocas de experiências nas temáticas de gênero, raça e economia solidária. Estão programadas para o segundo dia da conferência, 4 de julho, das 18h30 às 20h30 no Centro de Convenções de Fortaleza.

Confira a programação das duas oficinas.

Programa Brasil Quilombola é tema de reunião e audiência pública no Rio Grande do Sul para imprimir, clique aqui.

A subsecretária de Políticas para Comunidades Tradicionais da Seppir, Givânia Silva, é uma das autoridades federais convidadas para reunião de trabalho com a Superintendência do Incra/RS, na manhã deste sábado (30/6) em Porto Alegre, e de audiência pública no município de Limoeiro (RS), à tarde. O grupo do governo federal também é composto por Renata Leite, assessora do ministro de Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel; e Rui Leandro dos Santos, coordenador nacional de Regularização Fundiária para Quilombos.

No encontro com o superintendente regional do Incra, Mozart Dietrich, serão tratadas as ações do órgão para regularização dos territórios das comunidades remanescentes de quilombos gaúchas, especialmente as situações das comunidades de Morro Alto, Município de Maquiné e da Comunidade de Mormaça, Município de Sertão;  e a instalação no estado do Conselho Gestor do Programa Brasil Quilombola, de acordo com o Art. 19 do Decreto 4.887, para acompanhar as ações do Incra e promover as demais ações necessárias para viabilizar o desenvolvimento sustentável das comunidades.

Com previsão de início às 15h30, a audiência pública em Limoeiro, 120km de distância da capital, terá as presenças do senador Paulo Paim (PT-RS). Devem participar representantes das comunidades quilombolas do Litoral Norte, Olhos d´água e Icaporoca (Município de Tauchas), Colodianos, Teixeiros, Casca e Colodianos (Município de Mostarda), que entregarão uma carta de reivindicações sobre os processos de regularização fundiária, instalação de postos de saúde, construção de escolas e projetos de geração de renda.

Ministério da Cultura e da Igualdade racial reafirmam parceria para imprimir, clique aqui.
Matilde Ribeiro e Gilberto Gil estabelecem agenda de trabalho integrada para o segundo semestre de 2007
Foto: Divulgação Seppir
Em reunião de trabalho no gabinete da ministra Matilde Ribeiro, na quinta-feira (28/6), o ministro da Cultura Gilberto Gil conheceu as ações realizadas pela Seppir que mais apresentam inter-relação entre cultura e igualdade racial, previstas para o segundo semestre de 2007, e os feitos na gestão 2003-2006, como o Programa Brasil Quilombola e os projetos A Cor da Cultura e QuilomboAxé! Valorizando as realizações e as possibilidades de trabalho, Gilberto Gil considerou importante a elaboração de um levantamento das comunidades quilombolas e grupos negros urbanos contemplados pelo projeto Pontos de Cultura e a expansão de rádios comunitárias e webs nessas localidades.

Considerando a importância do Pacote de Cidadania Quilombola, a ministra Matilde Ribeiro reafirmou as articulações entre Seppir, Ministério do Desenvolvimento Agrário e Funasa para definição de uma base territorial integrada, a fim de potencializar os programas, projetos e ações desenvolvidos nas comunidades quilombolas.

Entre os projetos culturais, Ribeiro apresentou a segunda fase do projeto A Cor da Cultura que visa atingir a CPLP (Comunidade de Países de Língua Portuguesa) com uma estratégia de integração cultural e lingüística com os países africanos de língua portuguesa. A iniciativa visa a ampliação do projeto através da universalização da implementação da lei 10.639/03 e envolvimento direto dos ministérios da Educação e Cultura. O projeto é recomendado pelo Ministério da Educação pela produção de conteúdo, material didático e formação de professores.

Ainda no campo internacional, a Seppir está elaborando o projeto “Brasil canta Diáspora Negra”, envolvendo ícones da música negra brasileira, para ser incorporado ao 3ª Festival Mundial de Artes Negras, em fevereiro de 2009, no Senegal.

TV Pública
O secretário-executivo do Ministério da Cultura, Juca Ferreira, fez uma breve exposição do papel do Ministério da Cultura nas discussões sobre Tv Pública, como na realização do 1º Fórum Nacional de Tvs Públicas, em outubro de 2006 – motivado pelo debate do modelo de radiodifusão digital a ser adotado pelo Brasil. “Fomos indutores na definição do conceito de Tv pública e vamos contribuir no conteúdo”, anunciou o ministro. Sob responsabilidade do ministro Franklin Martins, a primeira transmissão será em dezembro no estado de São Paulo.
Ações de igualdade racial no Rio de Janeiro em destaque na agenda entre Matilde Ribeiro e Benedita da Silva para imprimir, clique aqui.
Encontro deu seqüência aos compromissos firmados com o governador Sérgio Cabral
Foto: Divulgação Seppir
Dando continuidade aos compromissos firmados entre Seppir e Governo do Estado do Rio de Janeiro, a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Benedita da Silva, reuniu-se com a ministra Matilde Ribeiro,  em Brasília, para apresentar o plano de ação para os Jogos Pan-americanos referente às atividades de integração de jovens em situação de vulnerabilidade social e internos do Departamento Geral de Ações Sócio-Educativas (Degase), conforme termo de cooperação firmado em abril.

De acordo com Benedita da Silva, os jogos Pan e Parapan-americanos serão momentos de atuação da Supir (Superintendência de Promoção da Igualdade Racial) nos eventuais casos de racismo e de discriminação racial. “Vamos atuar para que a população acesse a Supir nas situações de racismo e discriminação racial”, disse a secretária.

Em fase de finalização do Plano Estadual de Promoção da Igualdade Racial do Rio de Janeiro, estado que já integra o Fipir (Fórum Intergovernamental de Promoção da Igualdade Racial), Benedita da Silva definiu como prioridade as ações em 20 comunidades remanescentes de quilombols, de inclusão social, geração de trabalho e renda e assistência social. “Temos de atuar em favor das famílias que estão em condições precárias de habitação, para que tenham dignidade e qualidade de vida”, afirmou.

Cooperação
Em abril, a Seppir firmou com o governo do Estado do Rio de Janeiro termos de cooperação técnica para a realização de um censo escolar entre jovens e adultos e a implementação de cursos de educação básica e de alfabetização, além da implantação do projeto Cozinha Brasil, de segurança alimentar e nutricional, em comunidades quilombolas.
UFRGS aprova cotas raciais para concurso vestibular 2008 para imprimir, clique aqui.
Reunido nesta sexta-feira (29/6), em Porto Alegre, o Conselho Universitário da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) aprovou a instalação do sistema de cotas para estudantes negros, indígenas e de escolas públicas, por 43 votos a 27. Sendo a 30ª universidade pública a aderir ao sistema, a UFRGS já garante as cotas para todos os cursos de graduação do concurso vestibular de 2008.

O sistema terá vigência por cinco anos, sendo avaliado anualmente. O percentual se refere a 30% das vagas, sendo distribuídas para negros, indígenas e alunos da rede pública de ensino. Desse total, a metade é reservada para alunos que se autodeclararem negros.
 
Em entrevistas a diversos veículos de comunicação do Rio Grande do Sul, a ministra Matilde Ribeiro considerou o processo de deliberação do Conselho Universitário da UFRGS como uma oportunidade histórica de a instituição reafirmar seu compromisso com a cidadania e contemplar os interesses comunitários de inclusão e representação através da correção da desvantagem de acesso e permanência de afro-brasileiros, indígenas e alunos oriundos do ensino médio público na universidade federal.

"Governos, instituições públicas e privadas e a sociedade como um todo devem atuar para a superação do racismo e da discriminação racial por deporem contra a democracia. A UFRGS tem uma importante tradição de intercâmbio educacional com países africanos e, nos últimos anos, expandiu o diálogo sobre a problemática do racismo ao incentivar reflexões com interlocutores governamentais e da sociedade civil no espaço acadêmico e ao fomentar trabalhos científicos e pesquisas sobre o universo das relações raciais. Reconhecemos a UFRGS como uma aliada fundamental para a igualdade racial, enfrentamento do racismo e valorização da história e cultura afro-gaúcha", declarou a ministra.

Próxima votação
Em relação à UFSM (Universidade Federal de Santa Maria), a ministra destaca o papel estratégico da reserva de vagas para negros, indígenas, estudantes da rede pública de ensino e portadores de necessidades especiais devido à localização da instituição na região central do estado. “As cotas na UFSM irão catalisar o desenvolvimento socioeconômico da região, contribuindo para intensificar a inserção de Santa Maria no cenário de produção de conhecimento pluralista e comprometido com a diversidade brasileira”, diz Ribeiro.

Leia o artigo da ministra Cotas Raciais e Cidadania, sobre o processo de adesão ao sistema de cotas na UFRGS e UFSM.
Cidinha da Silva, autora de Cada tridente em seu lugar, autografa livro em Brasília para imprimir, clique aqui.
Após 10 meses da primeira edição do livro “Cada Tridente em seu lugar” (Mazza Edições), chega a Brasília, na terça-feira (3 de julho), a segunda edição do livro de Cidinha da Silva. Na nova versão, o livro chega às lojas mais enxuto (em vez de 30 textos, agora são 24) e com mudanças. Saíram oito histórias curtas da versão anterior, dando lugar a outras três novas.

O interior nordestino da primeira metade do século XX retratado na história de “Domingas e a cunhada”, os “causos” contados por homens e ouvidos pela manicure Marieta em “Papo de Barbearia” e os demais textos do livro ganham a “companhia” da história do garoto de 23 anos que, negro e pobre, figura como “pretinho básico” das moças brancas nas baladas de fim-de-semana em “Melô da contradição”. Renovam o livro também as presenças do “mini-conto” que narra um caso relativo ao turismo sexual (“Só derreal”) e do “texto-pílula” a respeito da “negrinha” cujo ressentimento é visto como causa principal do racismo (“Amai-vos uns aos outros”).

Além dos novos textos, agora há também o encarte com sugestões de atividades para trabalhar o conteúdo do livro em sala de aula - que vem em resposta da excelente circulação do livro entre estudantes de EJA (educação de jovens e adultos) e entre professoras/es em um momento em que se incrementa o mercado de materiais a serem utilizados para a aplicação da Lei 10.639 de 2003, que inclui na Rede de Ensino do país a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Africana e Afro-Brasileira”. A programação, que também inclui um diálogo “Juventude, homossexualidade e movimento social” na quarta-feira (4 de julho) na Universidade de Brasília, conta com apoio da Seppir.


Sessão de autógrafo do livro “Cada tridente em seu lugar”
Data: 3 de julho de 2007
Horário: 19h30
Local: Balaio Café. 201 Norte, Bloco D, Loja 51. Brasília, DF.

Diálogos: Juventude, homossexualidade e movimento social
Filme: “Meu mundo é esse” (Curta metragem)
Expositoras: Cidinha da Silva - Visibilidade lésbica na Literatura (Instituto Kuanza).  Joelma Cezário – Articulação política de jovens feministas (Coturno de Vênus).
Data: 4 de julho de 2007
Hora: 9h

Local: Auditório Dois Candangos - Campus Darcy Ribeiro – UnB (Ao lado da Faculdade de Educação - FE)

Caso você queira esclarecer dúvidas ou dar sugestões, clique aqui
O conteúdo do boletim pode ser reproduzido parcial ou totalmente, desde que seja citada a fonte.
Expediente:
Assessoria de Comunicação Social da Seppir
Jornalistas: Isabel Clavelin e Rose Silva
Editoração: Njobs
Telefone: (55 61) 3411-4977
Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
Esplanada dos Ministérios Bloco A - 9º andar - CEP 70054-906 - Brasília - DF - Brasil
E-mail: seppir@planalto.gov.br