Brastra.gif (4376 bytes)

Presidência da República
Casa Civil
Subchefia para Assuntos Jurídicos

DECRETO No 5.196, DE 13 DE JULHO DE 1927.

 

Determina as attribuições que competem nos consultores das delegacias fiscaes, e dá outras providencias

O Presidente da Republica dos Estados Unidos do Brasil: Faço saber que o Congresso Nacional decretou e eu sancciono a seguinte resolução:

Art. 1º Aos consultores das delegacias fiscaes, alem das distribuições enumeradas no art. 11 do decreto n. 15.218 de 29 de dezembro de 1921, compete:

§ 1º Acompanhar os processos de aforamento e transferencia terrenos nacionaes, comprehendidos os de marinha presidindo-lhes às medições e avaliações com as vantagens que tinham os extinctos procuradores fiscaes, seja qual fôr a zona em que esses terrenos se encontrem.

§ 2º Proceder na consultoria, que funcciona sob sua direção e com o auxilio de um funccionario designado pelo delegado fiscal, à inscripção da divida activa, fiscalizando o preparo e organização das respectivas certidões, que rubricarão para fundamentarem o executivo fiscal.

§ 3º Fornecer ao procurador da Republica, quando por este requisitados, os esclarecimentos necessarios á defesa dos interesses da Fazenda, não só nos executivos fiscaes, como em todos os feitos em que a mesma Fazenda fôr interessada.

§ 4º Exercer todas as attribuições constantes dos artigos 27 e 28 do decreto n. 5.390, de 10 de dezembro de 1904, o que não contrariem os dispositivos do citado decreto numero 15.218.

Art. 2º A percentagem do 24 %, deduzida da cobrança da divida activa e supprimida a do solicitador cargo que delegacias fiscaes não existe e, cuja necessidade não se faz sentir, será dividido nos Estados, de accôrdo com a tabella seguinte:

Ao juiz, 4 %;

Ao escrivão, 4 %;

Aos officiaes de justiça, repartidamente, 4 %;

Ao procurador da Republica, 6%;

Ao consultor, 6%.

Art. 3º Revogam-se as disposições em contrario.

Rio de Janeiro, 13 de julho do 1927, 106º da Independencia e 39º da Republica.

WASHINGTON LUIS P. DE SOUSA.
Getulio Vargas. Augusto de Vianna do Castello.

Este texto não substitui o publicado no DOU, de 19/07/1927

*