Brastra.gif (4376 bytes)

Presidência da República
Casa Civil
Subchefia para Assuntos Jurídicos

DECRETO No 3.508, DE 10 DE JULHO DE 1918

Revogado pelo Decreto nº 6.138, de 1974
Texto para impressão

Define o delicto da falsificação dos adubos chimicos e regula o seu commercio

O Presidente da Republica dos Eatados Unidos do Brasil. Faço saber que o Congresso Nacional decretou o eu sancciono a resolução seguinte:

Art. 1º Vender ou explorar a venda de addubos chimicos, illudindo ou tentando illudir o comprador, seja quanto á natureza, origem ou procedencia dos referidos productos, sua composição ou dosagem dos elementos uteis que contenham, seja pela designação de um nome que conforme o uso, é dado a nutras substancias fertilizantes.

Pena de multa de 15 a 30 % sobre o valor da quantidade vendida e de 50$ a 100$ pela exbibição fraudulenta; o dobro na reincidencia.

Art. 2º O fabricante ou negociante deverá consignar no contracto ou junta de venda todas as indicações necessarias sobre a constituição dos adubos vendidos, sendo que a sua composição ou titulo em principios fertilizantes deve ser expressa pelos pesos de azoto, acido phosphorico e de potassa contidos em cem kilogrammas de mercadoria facturada, tal qual é vendida, com a indicação da natureza ou do estado de combinação desses corpos, segudo as prescripções  do regulamento a que se refere n art. 4º desta lei.

Aos infractores, pena de multa de 5 a 20 % sobre o valor da quantidade vendida; o dobro na reincidencia.

Art. 3º As desposições dos artigos anteriores não se applicam áquelles que venderem, sob a sua denominação usual, materias esteccoraes, residuos de matadouros ou de fabricas diversas, marna, vasa, conchas, calcareos communs, cinzas, fuligem proveniente de oleos e outros combustiveis.

Art. 4º O Poder Exccutivo, no regulamento que expedir para a conveniente execução da presente lei, estatuirá registro gratuto dos fabricantes negociantes de adubos chimicos, prescrever os processos de analyse a siguir para a deterrninação das materias fertilizantes, bem como as regras para a fiscalização e defesa commercial dos referidos productos.

Art. 5º Revogam-se as disposições em contrario.

Rio de Janeiro, de 10 julho de 1918, 97º da Independencia e 30º da Republica.

WENCESLAU BRAZ P. GOMES.

J. G, Pereira Lima.

Este texto não substitui o publicado na CLBR de 1918

*