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Presidência da República
Casa Civil
Subchefia para Assuntos Jurídicos

DECRETO Nº 4.672, DE 16 DE ABRIL DE 2003.

Revogado pelo Decreto nº 6.545, de 2008

Aprova a Estrutura Regimental e o Quadro Demonstrativo dos Cargos em Comissão e das Funções Gratificadas da EMBRATUR - Instituto Brasileiro de Turismo, e dá outras providências.

        O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso das atribuições que lhe confere o art. 84, incisos IV e VI, alínea "a", da Constituição, e tendo em vista disposto no art. 50 da Medida Provisória nº 103, de 1o de janeiro de 2003,

        DECRETA:

        Art. 1°  Ficam aprovados, na forma dos Anexos I e II a este Decreto, a Estrutura Regimental e o Quadro Demonstrativo dos Cargos em Comissão e das Funções Gratificadas da EMBRATUR - Instituto Brasileiro de Turismo.

        Art. 2º  Em decorrência do disposto no art. 1º, ficam remanejados, na forma do Anexo III a este Decreto, os seguintes cargos em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS:

        I - da Secretaria de Gestão, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão para a EMBRATUR, um DAS 101.3; um DAS 102.4; e três DAS 102.3; e

        II - da EMBRATUR para a Secretaria de Gestão, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, quatro DAS 101.4; três DAS 101.2; dois DAS 101.1; dois DAS 102.2; dois DAS 102.1; onze FG-1; doze FG-2; e quatorze FG-3.

        Art. 3º  Os apostilamentos decorrentes da aprovação da Estrutura Regimental de que trata o art. 1° deverão ocorrer no prazo de vinte dias, contado da data de publicação deste Decreto.

        Parágrafo único.  Após os apostilamentos previstos no caput, o Presidente da EMBRATUR fará publicar no Diário Oficial da União, no prazo de trinta dias, contado da data de publicação deste Decreto, relação nominal dos titulares dos cargos em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS a que se refere o Anexo II, indicando, inclusive, o número de cargos vagos, sua denominação e respectivo nível.

        Art. 4°  O regimento interno da EMBRATUR será aprovado pelo Ministro de Estado do Turismo e publicado no Diário Oficial da União, no prazo de sessenta dias, contado da data de publicação deste Decreto.

        Art. 5°  Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

        Art. 6°  Fica revogado o Decreto n° 2.079, de 26 de novembro de 1996.

Brasília, 16 de abril de 2003; 182° da Independência e 115° da República.

LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA
Guido Mantega
Walfrido Silvino dos Mares Guia Neto

Este texto não substitui o publicado no D.O.U. de 17.4.2003

ANEXO I

ESTRUTURA REGIMENTAL DA

EMBRATUR - INSTITUTO BRASILEIRO DE TURISMO

CAPÍTULO I

DA NATUREZA, SEDE E FINALIDADE

        Art. 1°  A EMBRATUR - Instituto Brasileiro de Turismo, autarquia especial, criada nos termos do art. 11 do Decreto-Lei n° 55, de 18 de novembro de 1966, vinculada ao Ministério do Turismo, com sede e foro em Brasília, Distrito Federal, e jurisdição em todo o território nacional.

        Art. 2°  A EMBRATUR tem por finalidade apoiar a formulação e coordenar a implementação da Política Nacional de Turismo, como fator de desenvolvimento social e econômico, cabendo-lhe, ainda, executar as ações relativas:

        I - à promoção e marketing de ofertas de destinos, produtos e serviços turísticos do Brasil nos mercados nacional e internacional;

        II - ao incremento dos fluxos de turista nacionais e internacionais em suas várias modalidades;

        III - às avaliações de critérios, parâmetros e métodos para o controle e consolidação da base de dados gerenciais e estatísticos do turismo nacional; e

        IV - ao implemento, controle e supervisão de ações para o incremento da qualidade e competitividade do turismo nacional.

CAPÍTULO II

DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

        Art. 3°  A EMBRATUR tem a seguinte estrutura organizacional:

        I - órgãos de assistência direta e imediata ao Presidente:

        a) Gabinete;

        b) Assessoria de Comunicação Social; e

        c) Procuradoria-Jurídica;

        II - órgãos seccionais:

        a) Auditoria Interna; e

        b) Departamento de Administração e Finanças;

        III - órgãos específicos singulares:

        a) Departamento de Turismo de Lazer e Incentivos;

        b) Departamento de Marketing e Relações Institucionais;

        c) Departamento de Turismo de Negócios e Eventos; e

        d) Departamento de Estudos e Pesquisas.

CAPÍTULO III

DA DIREÇÃO E NOMEAÇÃO

        Art. 4º  A EMBRATUR é dirigida por um Presidente e cinco Diretores, indicados pelo Ministro de Estado do Turismo e nomeados pelo Presidente da República.

        § 1º  A nomeação do Procurador Jurídico deverá ser precedida da prévia anuência do Advogado-Geral da União.

        § 2º  A nomeação do Auditor-Chefe será submetida pelo Presidente da EMBRATUR à aprovação da Controladoria-Geral da     União.

        § 3º  Os demais cargos em comissão e funções gratificadas serão providos na forma da legislação vigente.

CAPÍTULO IV

DAS COMPETÊNCIAS

Seção I

Dos Órgãos de Assistência Direta e Imediata ao Presidente

        Art. 5º  Ao Gabinete compete:

        I - assistir ao Presidente da EMBRATUR em sua representação política e social e incumbir-se do preparo e despacho do seu expediente pessoal; e

        II - exercer outras competências que lhe forem cometidas pelo Presidente da EMBRATUR.

        Art. 6º  À Assessoria de Comunicação Social compete assessorar o Presidente nos assuntos pertinentes a imprensa e a relações públicas.

        Art. 7°  À Procuradoria-Jurídica, na qualidade de órgão executor da Procuradoria-Geral Federal, compete:

        I - representar judicial e extrajudicialmente a EMBRATUR;

        II - exercer atividades de consultoria e assessoramento jurídicos aos órgãos da EMBRATUR, aplicando-se, no que couber, o disposto no art. 11 da Lei Complementar n° 73, de 10 de fevereiro de 1993;

        III - fixar a interpretação da Constituição, das leis, dos tratados e dos demais atos normativos a ser uniformemente seguida em suas áreas de atuação e coordenação, quando não houver orientação normativa do Advogado-Geral da União;

        IV - a apuração da liquidez e certeza dos créditos, de qualquer natureza, inerentes às atividades da EMBRATUR, inscrevendo-os em dívida ativa, para fins de cobrança amigável ou judicial; e

        V - examinar, prévia e conclusivamente, no âmbito da EMBRATUR:

        a) os textos de editais de licitação, bem como os dos respectivos contratos ou instrumentos congêneres, a serem publicados e celebrados;

        b) os atos pelos quais se vá reconhecer a inexigibilidade ou decidir a dispensa de licitação;

        c) propostas, estudos, projetos, anteprojetos e minutas de atos normativos de interesse da EMBRATUR; e

        d) os processos e documentos que envolvam matérias referentes a assuntos de cunho administrativo ou judicial.

Seção II

Dos Órgãos Seccionais

        Art. 8º  À Auditoria Interna compete examinar a conformidade legal dos atos de gestão orçamentário-financeiro, patrimonial, de pessoal, dos demais sistemas administrativos e operacionais, e especificamente:

        I - verificar a regularidade nos controles internos e externos, especialmente daqueles referentes à realização da receita e da despesa, bem como da execução financeira de contratos, convênios, acordos e ajustes firmados pela EMBRATUR;

        II - promover inspeções regulares para verificar a execução física e financeira dos programas, projetos e atividades e executar auditorias extraordinárias determinadas pelo Presidente;

        III - examinar e emitir parecer sobre a prestação de conta anual da entidade e tomadas de contas especiais; e

        IV - propor ações de forma a garantir a legalidade dos atos e o alcance dos resultados, contribuindo para a melhoria da gestão.

        Art. 9º  Ao Departamento de Administração e Finanças compete coordenar e controlar a execução das atividades relacionadas aos Sistemas de Pessoal Civil da Administração Federal - SIPEC, de Organização e Modernização Administrativa - SOMAD, de Administração dos Recursos de Informação e Informática - SISP, de Serviços Gerais - SISG, de Planejamento e de Orçamento Federal, de Contabilidade Federal e de Administração Financeira Federal.

Seção III

Dos Órgãos Específicos Singulares

        Art. 10.  Ao Departamento de Turismo de Lazer e Incentivos compete:

        I - identificar e analisar as condições de competitividade dos produtos turísticos brasileiros;

        II - estabelecer parâmetros que possibilitem a identificação de segmentos de produtos turísticos;

        III - identificar os mercados existentes e potenciais, bem como formas alternativas de comercialização dos produtos turísticos brasileiros; e

        IV - desenvolver estratégias para a distribuição dos produtos turísticos nos canais de comercialização.

        Art. 11.  Ao Departamento de Marketing e Relações Institucionais compete:

        I - propor, coordenar, supervisionar e controlar a execução da política de marketing, de promoção e propaganda do turismo brasileiro no País e no exterior; e

        II - coordenar as relações entre a EMBRATUR, entidades e instituições públicas e privadas; e

        III - articular, sob a coordenação do Ministério do Turismo, com o Congresso Nacional nos assuntos relacionados à EMBRATUR.

        Art. 12.  Ao Departamento de Turismo de Negócios e Eventos compete:

        I - coordenar as ações para incrementar e desenvolver a participação do segmento de negócios e eventos no turismo brasileiro;

        II - coordenar a participação dos segmentos turísticos brasileiros de negócios e eventos e de lazer e incentivos em eventos e atividades promocionais voltadas ao incremento do fluxo turístico no território brasileiro e no mercado internacional; e

        III - ampliar a participação do Brasil no mercado internacional do turismo, no segmento de negócios e eventos.

        Art. 13.  Ao Departamento de Estudos e Pesquisas compete:

        I - propor, coordenar, supervisionar e apoiar a realização de estudos, pesquisas, análises, levantamentos e sistematização de dados estatísticos sobre o setor turístico, com o objetivo de orientar as políticas públicas e subsidiar a tomada de decisão da iniciativa privada;

        II - criar base de dados de informações gerenciais sobre a oferta e demanda turística para apoiar a tomada de decisão nas áreas pública e privada;

        III - realizar estudos e pesquisas sobre oportunidades de investimentos na área de turismo; e

        IV - interagir com instituições correlatas em nível nacional e internacional, buscando o constante aprimoramento da área de pesquisa e informação turística.

CAPÍTULO V

DAS ATRIBUIÇÕES DOS DIRIGENTES

        Art. 14.  Ao Presidente incumbe:

        I - planejar, dirigir, coordenar e controlar a execução das atividades da EMBRATUR;

        II - orientar e coordenar o funcionamento geral da EMBRATUR em todos os setores de suas atividades, zelando pelo fiel cumprimento da Lei n° 8.181, de 1991, assim como da política geral e dos planos, programas e projetos da Autarquia;

        III - firmar, em nome da EMBRATUR, contratos, convênios, acordos, ajustes e outros instrumentos similares; e

        IV - praticar os atos necessários à gestão técnica, administrativa, orçamentária e financeira da EMBRATUR.

        Art. 15.  Aos Diretores, ao Procurador-Jurídico, ao Auditor-Chefe, ao Chefe de Gabinete, ao Chefe da Assessoria e aos demais dirigentes incumbe planejar, dirigir e coordenar a execução das atividades afetas as suas respectivas unidades organizacionais, bem como exercer outras atribuições que lhes forem cometidas pelo Presidente da EMBRATUR.

CAPÍTULO VI

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

        Art. 16.  O regimento interno definirá o detalhamento das unidades integrantes da Estrutura Regimental da EMBRATUR, as competências das respectivas unidades e as atribuições de seus dirigentes.

ANEXO II

  1. QUADRO DEMONSTRATIVO DOS CARGOS EM COMISSÃO E DAS FUNÇÕES GRATIFICADAS DA EMBRATUR.

UNIDADE

CARGO/

FUNÇÃO

DENOMINAÇÃO
CARGO/FUNÇÃO

DAS/

FG

       
 

1

Presidente

101.6

 

2

Assessor

102.4

       
GABINETE

1

Chefe de Gabinete

101.4

 

3

Assessor Técnico

102.3

 

3

Assistente

102.2

 

2

Assistente Técnico

102.1

       
 

1

 

FG-1

 

1

 

FG-2

 

1

 

FG-3

       
Assessoria de Comunicação      
Social

1

Chefe da Assessoria

101.4

 

2

Assessor Técnico

102.3

 

1

Assistente

102.2

       
PROCURADORIA-JURÍDICA

1

Procurador-Jurídico

101.4

Divisão

2

Chefe

101.2

       
AUDITORIA INTERNA

1

Auditor-Chefe

101.4

Divisão

2

Chefe

101.2

       
DEPARTAMENTO DE      
ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS

1

Diretor

101.5

 

1

Assistente Técnico

102.1

       
 

1

 

FG-1

 

1

 

FG-2

 

1

 

FG-3

       
Coordenação-Geral de Administração

1

Coordenador-Geral

101.4

Divisão

3

Chefe

101.2

Serviço

4

Chefe

101.1

       
Coordenação-Geral de Finanças

1

Coordenador-Geral

101.4

Divisão

3

Chefe

101.2

Serviço

4

Chefe

101.1

       
       
Coordenação-Geral de Informação

1

Coordenador-Geral

101.4

Divisão

3

Chefe

101.2

       
DEPARTAMENTO DE TURISMO DE      
LAZER E INCENTIVOS

1

Diretor

101.5

 

1

Assistente Técnico

102.1

       
Coordenação-Geral de Apoio à      
Comercialização

1

Coordenador-Geral

101.4

Divisão

3

Chefe

101.2

       
       
Coordenação-Geral de Segmentação e Produtos

1

Coordenador-Geral

101.4

Divisão

2

Chefe

101.2

Serviço

1

Chefe

101.1

       
Coordenação-Geral de Novos Mercados

1

Coordenador-Geral

101.4

Divisão

2

Chefe

101.2

       
DEPARTAMENTO DE MARKETING E      
RELAÇOES INSTITUCIONAIS

1

Diretor

101.5

 

2

Assistente Técnico

102.1

 

1

Assessor Técnico

102.3

       
Coordenação-Geral de Propaganda

1

Coordenador-Geral

101.4

Divisão

3

Chefe

101.2

Serviço

1

Chefe

101.1

       
       
Coordenação-Geral de Relações Institucionais

1

Coordenador-Geral

101.4

Divisão

3

Chefe

101.2

       
DEPARTAMENTO DE TURISMO DE      
NEGÓCIOS E EVENTOS

1

Diretor

101.5

 

1

Assessor Técnico

102.3

       
Coordenação-Geral de Turismo de Eventos

1

Coordenador-Geral

101.4

Divisão

3

Chefe

101.2

       
Coordenação-Geral de Eventos Promocionais

1

Coordenador-Geral

101.4

Coordenação

1

Coordenador

101.3

Divisão

1

Chefe

101.2

Serviço

1

Chefe

101.1

       
Coordenação-Geral de Turismo de Negócios

1

Coordenador-Geral

101.4

Divisão

2

Chefe

101.2

Serviço

1

Chefe

101.1

       
DEPARTAMENTO DE ESTUDOS E      
PESQUISAS

1

Diretor

101.5

 

1

Assessor Técnico

102.3

       
Coordenação-Geral de Estudos E Pesquisas

1

Coordenador-Geral

101.4

Divisão

3

Chefe

101.2

       
Coordenação-Geral de Informações Gerenciais

1

Coordenador-Geral

101.4

Divisão

2

Chefe

101.2

       

 

b) QUADRO RESUMO DE CUSTOS DOS CARGOS EM COMISSÃO E DAS FUNÇÕES GRATIFICADAS DA EMBRATUR

CÓDIGO

DAS-

UNITÁRIO

SITUAÇÃO ATUAL

SITUAÇÃO NOVA

QTDE.

VALOR TOTAL

QTDE.

VALOR TOTAL

           

DAS 101.6

6,15

1

6,15

1

6,15

DAS 101.5

5,16

5

25,80

5

25,80

DAS 101.4

3,98

21

83,58

17

67,66

DAS 101.3

1,28

-

-

1

1,28

DAS 101.2

1,14

40

45,60

37

42,18

DAS 101.1

1,00

14

14,00

12

12,00

           

DAS 102.4

3,98

1

3,98

2

7,96

DAS 102.3

1,28

5

6,40

8

10,24

DAS 102.2

1,14

6

6,84

4

4,56

DAS 102.1

1,00

8

8,00

6

6,00

           

SUBTOTAL 1

101

200,35

93

183,83

FG-1

0,20

13

2,60

2

0,40

FG-2

0,15

14

2,10

2

0,30

FG-3

0,12

16

1,92

2

0,24

           

SUBTOTAL 2

43

6,62

6

0,94

TOTAL (1+2)

144

206,97

99

184,77

ANEXO III

REMANEJAMENTO DE CARGOS

CÓDIGO

DAS-

UNITÁRIO

DA SEGES/MP P/ A EMBRATUR (a)

DA EMBRATUR P/ A SEGES/MP (b)

QTDE

VALOR TOTAL

QTDE

VALOR TOTAL

           

DAS 101.4

3,98

-

-

4

15,92

DAS 101.3

1,28

1

1,28

   

DAS 101.2

1,14

-

-

3

3,42

DAS 101.1

1,00

-

-

2

2,00

           

DAS-102.4

3,98

1

3,98

-

-

DAS 102.3

1,28

3

3,84

-

-

DAS 102.2

1,14

-

-

2

2,28

DAS 102.1

1,00

-

-

2

2,00

           

SUBTOTAL 1

5

9,10

13

25,62

FG-1

0,20

-

-

11

2,20

FG-2

0,15

-

-

12

1,80

FG-3

0,12

-

-

14

1,68

SUBTOTAL 2

-

-

37

5,68

TOTAL

5

9,10

50

31,30

SALDO DO REMANEJAMENTO

(a - b)

-

-

-45

-22,20