Brastra.gif (4376 bytes)

Presidência da República
Casa Civil
Subchefia para Assuntos Jurídicos

DECRETO Nº 1.160, DE 21 DE JUNHO DE 1994.

Revogado Decreto de 26 de fevereiro de 1997.

Texto para impressão.

Cria a Comissão Interministerial para o Desenvolvimento Sustentável (CIDES) e dá outras providências.

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso das atribuições que lhe confere o art. 84, incisos IV e VI, da Constituição,

Considerando ter sido definida, na Rio 92 - Conferência das Nações Unidas para Meio Ambiente e Desenvolvimento, a adoção de modelos de desenvolvimento que promovam a sustentabilidade ambiental e a melhoria da qualidade de vida da população;

Considerando que as medidas necessárias à consecução dos objetivos em causa encontram-se elencadas nos programas de ação que vieram a integrar a denominada ;

Considerando incumbir aos Governos que dela participaram a adoção de medidas para sua implementação; e

Considerando que, por sua complexidade, o desenvolvimento sustentável implica o envolvimento, de forma articulada, de grande número de instituições.

DECRETA:

Art. 1° É criada a Comissão Interministerial para o Desenvolvimento Sustentável (CIDES), com a finalidade de assessorar o Presidente da República na tomada de decisões sobre as estratégias e políticas nacionais necessárias ao desenvolvimento sustentável, de acordo com a "Agenda XXI".

Art. 2° Compete à Cides:

I - propor estratégias e políticas nacionais necessárias à implementação das atividades programadas na "Agenda XXI", com especial atenção à sua incorporação ao planejamento global e orçamentário no âmbito da Administração Federal;

II - propor os instrumentos legais necessários à implementação da "Agenda XXI", ao cumprimento da Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento e das obrigações advindas de acordos e convenções internacionais;

III - propor critérios e prioridades nacionais para a obtenção de recursos financeiros, técnicos e tecnológicos internacionais necessários à implementação da "Agenda XXI"; e

IV - acompanhar e avaliar a implementação das atividades programadas.

Art. 3° A Cides será presidida pelo Ministro de Estado Chefe da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Coordenação da Presidência da República, e integrada pelos demais Ministros de Estado.

§ 1° A Secretaria de Planejamento, Orçamento e Coordenação da Presidência da República (SEPLAN/PR) prestará o apoio técnico e administrativo necessário ao funcionamento da Cides.

§ 2º Os titulares da Cides terão como suplentes os seus substitutos legais.

§ 3° Os titulares da Cides poderão, no âmbito de suas atribuições, indicar representantes de órgãos ou entidades para compor a Comissão, na forma que dispuser o seu regimento interno.

§ 4° O Presidente da Cides convidará, para participar das reuniões, representantes de outros órgãos da Administração federal, estadual e municipal e de entidades privadas e organizações não-governamentais, bem como especialistas em assuntos ligados a sua área de competência, cuja presença seja necessária ao cumprimento de suas atribuições.

Art. 4° Ficam criadas, no âmbito da Cides, para coordenação e acompanhamento de atividades de caráter permanente, as seguintes coordenadorias:

I - Coordenadoria de Assuntos Internacionais, sob a responsabilidade do Ministério das Relações Exteriores, para coordenar os trabalhos de preparação e definição das posições brasileiras nas negociações internacionais sobre desenvolvimento sustentável; administrar as implicações internacionais resultantes da tomada de decisões sobre as estratégias e políticas nacionais necessárias ao desenvolvimento sustentável e acompanhar as atividades dos demais países no cumprimento dos compromissos internacionais decorrentes da Conferência do Rio;

II - Coordenadoria de Mudanças do Clima, sob a responsabilidade do Ministério da Ciência e Tecnologia, para coordenar a implementação dos compromissos resultantes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima;

III - Coordenadoria de Diversidade Biológica, sob a responsabilidade do Ministério do Meio Ambiente e da Amazônia Legal, para coordenar a implementação dos compromissos da Convenção sobre Diversidade Biológica.

Parágrafo único. O programa de trabalho, assim como os relatórios periódicos de atividades de cada Coordenadoria, deverá ser submetido à Cides, na forma que dispuser o regimento interno.

Art. 5° A Cides poderá criar subcomissões para assessorá-la no cumprimento de suas atribuições ou para a execução de atividades de natureza temporária.

§ 1° A coordenação dos trabalhos das subcomissões incumbirá aos titulares da Cides, diante de suas respectivas atribuições cabendo-lhes convocar suas reuniões e relatar suas conclusões à Comissão.

§ 2° Poderão participar dos trabalhos das subcomissões os membros da Cides, representantes de outros órgãos da administração federal, estadual e municipal e de entidades privadas e organizações não-governamentais, bem como especialistas em assuntos ligados a sua área de competência, cuja presença nas reuniões seja considerada necessária, a critério de seu coordenador, para o cumprimento de suas atribuições.

Art. 6° Funcionará como Secretaria-Executiva da Cides a Secretaria de Planejamento e Avaliação da Seplan/PR.

Art. 7° Compete à Secretaria-Executiva:

I - executar os trabalhos que lhe forem atribuídos pela Cides;

II - exercer as demais atividades necessárias ao funcionamento administrativo da Cides.

Art. 8° Será considerada prestação de serviços relevantes, não remunerada, a participação nos trabalhos afetos à Cides.

Art. 9° A Cides deverá, no prazo de trinta dias a contar da data de sua instalação, elaborar e aprovar seu regimento interno, que estabelecerá as normas e os procedimentos necessários ao seu funcionamento.

Art. 10. Ficam revogados os Decretos n°s 98.352, de 31 de outubro de 1989, 99.221, de 25 de abril de 1990, e o de 24 de janeiro de 1991, que altera dispositivos do Decreto n° 99.221, de 1990.

Art. 11. Este decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Brasília, 21 de junho de 1994, 173° da Independência e 106° da República.

ITAMAR FRANCO
Celso Luiz Nunes Amorim
José Israel Vargas
Henrique Brandão Cavalcanti
Beni Veras

Este texto não substitui o publicado no DOU de 22.6.1994