Brastra.gif (4376 bytes)

Presidência da República
Casa Civil
Subchefia para Assuntos Jurídicos

DECRETO No 765, DE 3 DE MARÇO DE 1993.

Revogado pelo Decreto nº 3.569, de 2000

Texto para impressão

Dá nova redação aos arts. 2°, 4° e 6°, parágrafo único, do Decreto n° 90.725, de 19 de dezembro de 1984, que institui a Comissão Assessora de Assuntos Científicos e Tecnológicos das Forças Armadas.

    O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84, inciso IV, da Constituição,

    DECRETA:

    Art. 1° Os arts. 2°, 4° e 6°, parágrafo único, do Decreto n° 90.725, de 19 de dezembro de 1984, passam a vigorar com a seguinte redação:

"Art. 2° Compete à Comissão Assessora de Assuntos Científicos e Tecnológicos das Forças Armadas assessorar o Ministro de Estado Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas na coordenação dos seguintes assuntos:

I - planos de pesquisa científica e tecnológica de interesse comum a mais de uma Força Singular;

II - proposta e acompanhamento da execução de programas e projetos de pesquisa científica e tecnológica, de interesse comum a mais de uma Força Singular;

III - estabelecimento de um Sistema de Informações Técnico-Científicas de interesse comum às Forças Singulares, em estreita colaboração com entidades integrantes do Sistema Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico;

IV - consolidação dos programas e projetos de pesquisa científica e tecnológica em instrumento de planejamento setorial, denominado Plano de Pesquisa Científica e Tecnológica das Forças Armadas (PPCT/FA), e submetê-lo ao Ministro de Estado Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, para aprovação do Presidente da República;

V - programas de cooperação de interesse comum a mais de uma Força Singular e acompanhamento da sua execução.

Parágrafo único. Na elaboração da proposta do PPCT/FA haverá articulação com outros setores governamentais, que tenham planos de ciência e tecnologia."

"Art. 4° A Comissão Assessora de Assuntos Científicos e Tecnológicos das Forças Armadas é constituída dos seguintes membros:

I - representante do Ministério da Marinha;

II - representante do Ministério do Exército;

III - representante do Ministério da Aeronáutica;

IV - representante do Ministério da Indústria, do Comércio e do Turismo;

V - representante do Ministério da Ciência e Tecnologia;

VI - representante da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Coordenação da Presidência da República;

VII - representante da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República.

§ 1° Os membros da comissão serão indicados pelos titulares dos respectivos órgãos e designados pelo Ministro de Estado Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas.

§ 2° Os membros da comissão, referidos nos itens I, II e III, serão Oficiais-Generais do Posto de Contra-Almirante ou equivalente, da área de Pesquisa Científica e Tecnológica."

"Art. 6° ................................................................................................................

Parágrafo único. Para atender às atividades da comissão, o Ministro de Estado Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas poderá contratar serviços de consultor técnico e especialistas, de acordo com a legislação em vigor."

    Art. 2° Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

    Art. 3° Revogam-se os Decretos n°s 91.632, de 6 de setembro de 1985, 97.723, de 8 de maio de 1989, e 99.286, de 6 de junho de 1990.

    Brasília, 3 de março de 1993; 172° da Independência e 105° da República.

ITAMAR FRANCO
Antonio Luiz Rocha Veneu

Este texto não substitui o publicado no D.O.U. de 4.3.1993