Brastra.gif (4376 bytes)

Presidência da República
Casa Civil
Subchefia para Assuntos Jurídicos

DECRETO Nº 89.325, DE 24 DE JANEIRO 1984

Revogado pelo Decreto de 25 de abril de 1991.

Texto para impressão.

Autoriza a concessão de dispensa de juros de mora e multas relativos ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias devido nos Territórios Federais do Amapá e de Roraima, bem assim o parcelamento de créditos tributários da mesma origem.

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA , usando da atribuição que lhe confere o artigo 81, item III, da Constituição, e tendo em vista o Convênio ICM nº 28/83, celebrado, de conformidade com a Lei Complementar nº 24, de 7 de janeiro de 1975, entre o Ministro da Fazenda e os Secretários de Fazenda ou Finanças dos Estados e do Distrito Federal, na 33a. Reunião Ordinária do Conselho de Política Fazendária, realizada em Brasília, no dia 6 de dezembro de 1983, estendendo aos Territórios Federais do Amapá e de Roraima a autorização contida no Convênio ICM nº 20/83, para dispensa de multas e juros de mora, oriundos de créditos tributários do ICM,

DECRETA:

Art. 1º. Os créditos tributários, inclusive os não constituídos ou em fase de execução judicial, relativos ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias devido nos Territórios Federais do Amapá e de Roraima, poderão ser pagos com dispensa de juros de mora e multas, desde que: 

a) refiram-se a operações realizadas até 31 de março de 1983;

b) o pagamento, com correção monetária, seja efetuado até 31 de março de 1984, ou tenha o seu parcelamento requerido até a mesma data.

Parágrafo únicoO disposto neste artigo aplica-se às multas por infrações formais propostas ou aplicadas até 31 de março de 1983.

Art. 2º. A dispensa de juros de mora e multas será reconhecida em cada caso: 

a) pela Procuradoria da Fazenda Nacional que jurisdicionar o estabelecimento devedor, em se tratando de créditos inscritos na dívida ativa, inclusive os em fase de execução judicial;

b) pela Delegacia da Receita Federal que jurisdicionar o estabelecimento devedor, em se tratando de créditos, não inscritos.

Art. 3º. Havendo pedido de parcelamento poderá este ser concedido de acordo com as normas do Ministério da Fazenda, aplicáveis à espécie.

Parágrafo único. A falta de pagamento de mais de uma prestação relativa ao parcelamento implica a imediata exigibilidade do total do débito, restabelecidos juros de mora e multas dispensados.

Art. 4º. A Secretaria da Receita Federal e a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional poderão baixar as normas necessárias à execução deste Decreto.

Art. 5º. Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Brasília, 24 de janeiro de 1984; 163º da Independência e 96º da República.

JOÃO FIGUEIREDO

Mailson Ferreira da Nóbrega

Este texto não substitui o publicado no DOU de 25.1.1984