Brastra.gif (4376 bytes)

Presidência da República
Casa Civil
Subchefia para Assuntos Jurídicos

DECRETO No 83.957, DE 12 DE SETEMBRO DE 1979.

Revogado pelo Decreto nº 3.649, de 2000
Texto para impressão
Cria a Comissão Permanente de Catalogação de Material de uso comum das Forças Armadas e dá outras providências.

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, usando das atribuições que lhe conferem os itens III e V do artigo 81 da Constituição,

decreta:

Art. 1º - Fica criada a comissão permanente de Catalogação de Material de uso comum das Forças Armadas (CPCM), com a finalidade de:

I - Definir, desenvolver e implantar o sistema da catalogação do material de uso comum das Forças Armadas, de modo a facilitar o intercâmbio de informações logísticas relativas a suprimentos e possibilitar o apoio logístico mútuo entre as Forças Singulares.

II - Elaborar, publicar e distribuir os catálogos de material de uso comum das Forças Armadas, mantendo-os atualizados.

III - Realizar estudos em conjunto com os Órgãos Centrais dos sistemas de catalogação das Forças Singulares, visando à padronização dos métodos de identificação e de simbolização do material.

IV - Manter ligação com os diversos setores da indústria nacional, visando ao estabelecimento de medidas para a instituição de nomenclatura e simbologia nacionais para todos os seus produtos.

V - Manter ligação com organização civis, governamentais ou privadas, que possam contribuir para a implantação e o desenvolvimento de um sistema de catalogação nacional.

Art. 2º - A CPCM subordinada à chefia do EMFA, tem um Presidente, um Secretário-Executivo, e um Representante de cada Força Singular, além de outros auxiliares necessários ao seu funcionamento:

§ 1º - A CPCM é presidida pelo Subchefe de Logística e Mobilização do Estado-Maior das Forças Armadas.

§ 2º - O Secretário-Executivo é um oficial superior, pertencente ao EMFA, e designado pelo Ministro Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas.

§ 3º - Os Representantes das Forças Singulares são Oficiais Superiores, indicados pelos respectivos Ministros.

§ 4º - Os auxiliares são designados pelo Ministro Chefe do EMFA, de acordo com a necessidade dos trabalhos.

§ 5º Os integrantes da Comissão Permanente de Catalogação de Materiais são designados por Portaria do Ministro Chefe do EMFA.

§ 6º - Os Representantes das Forças Singulares exercerão suas atividades sem prejuízo das funções normais nas respectivas Forças.

Art. 3º - O Presidente da CPCM submeterá ao Ministro Chefe do EMFA, no prazo de 180 (cento e oitenta) dias a contar da vigência deste Decreto, o Regimento Interno da Comissão, regulando seu funcionamento.

Art. 4º - Fica incluída na relação constante do item II do artigo 15 do Decreto nº 79.031, de 23 de dezembro de 1976, que dispõe sobre o Regulamento do Estado-Maior das Forças Armadas, a comissão permanente de que trata este decreto.

Art. 5º - Este Decreto entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Brasília, 12 de setembro de 1979; 158º da Independência e 91º da República.

joão figueiredo
Samuel Augusto Alves Corrêa

Este texto não substitui o publicado no DOU de 13.9.1979