Brastra.gif (4376 bytes)

Presidência da República
Casa Civil
Subchefia para Assuntos Jurídicos

DECRETO No 47.618, DE 14 DE JANEIRO DE 1960

Revogado pelo Decreto nº 99.678, de 1990

Texto para impressão

Regula a nomeação e transferência de professores catedráticos do ensino superior oficial ou livre e do ensino secundário oficial e estabelece normas sobre publicação de editais de concurso.

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, usando da atribuição que lhe confere o artigo 87,nº 1 da Constituição, e tendo em vista o disposto no art. 168, nº VI, no Decreto nº 19.851, de 1931, e na Lei nº 2.938, de 1956,

DECRETA:

Art. 1º O provimento efetivo de cátedras, no ensino superior oficial ou livre e no ensino secundário oficial, será feito mediante a nomeação do candidato aprovado, em concurso, no primeiro lugar, e indicado, na forma da lei.

Parágrafo únicoCabe ao Ministério da Educação decidir em caso de recurso de nulidade.

Art. 2º A nomeação de candidato habilitado e classificado em segundo lugar excepcionalmente poderá ser feita, em face de parecer favorável da congregação e a critério do Presidente da República, quando, dentro de dois anos, a contar da data da conclusão do concurso, vagar ou não chegar a ser provida a cátedra posta a concurso, em razão de desistência ou falecimento do candidato habilitado e classificado em primeiro lugar, nesse prazo, depois de nomeado o primeiro colocado, a cátedra fôr desdobrada ou verificar-se vaga de cátedra idêntica no mesmo estabelecimento de ensino.

Art. 3º A publicação dos editais a que se refere o artigo 1º da Lei número 2.938, de 1956, será feita, obrigatòriamente, em três números consecutivos do Diário Oficial da União e me jornal de grande circulação do Estado da Federação em que se realizar o concurso.

Art. 4º A transferência de professôres catedráticos somente será admitida quando aprovada por dois têrços da totalidade da Congregação do estabelecimento para o qual fôr pedida, por igual fração do Conselho Universitário, quando fôr o caso, e com o assentimento do Presidente da República, ao qual deve ser dirigido o requerimento do interessado.

Rio de Janeiro, em 14 de janeiro de 1960; 139º da Independência e 72º da República.

JUSCELINO KUBITSCHEK

Clóvis Salgado

Este texto não substitui o publicado no DOU de 15.1.1960 e retificado no DOU de 20.1.1960