Brastra.gif (4376 bytes)

Presidência da República
Casa Civil
Subchefia para Assuntos Jurídicos

DECRETO Nº 438, DE 31 DE MAIO DE 1890.

Revogado pelo Decreto de 15.2.1991

Texto para impressão

Declara de nenhum effeito o decreto n. 321 de 11 de abril de 1890 e proroga o prazo concedido para organização da companhia.

   O Marechal Manoel Deodoro da Fonseca, Chefe do Governo Provisorio da Republica dos Estados Unidos do Brazil, constituido pelo Exercito e Armada, em nome da Nação, attendendo ao que requereu Joaquim Xavier Carneiro de Lacerda, resolve declarar de nenhum effeito o decreto n. 321 de 11 de abril do corrente anno e prorogar por 30 dias o prazo concedido por decreto n. 214 de 22 de fevereiro ultimo, para a organização da companhia que tem de levar a termo o estabelecimento de um engenho central de assucar e alcool de canna no municipio de Jaboatão, Estado de Pernambuco.

Francisco Glicerio, Ministro e Secretario de Estado dos Negocios da Agricultura, Commercio e Obras Publicas, assim o faça, executar.

Palacio do Governo Provisorio, 31 de maio de 1890, 2º da Republica.

Manoel Deodoro da Fonseca.
Francisco Glicerio.

Este texto não substitui o publicado no CLBR, de 1890

Generalissimo - A lei n. 3.396 de 24 de novembro de 1888, no art. 10, creou varios impostos com applicação especial aos institutos de assistencia publica no municipio da Capital Federal; e, por meio desta fonte de receita, tem o Estado custeado a Casa de S. José, instituição humanitaria, devida aos esforços individuaes de um de meus antecessores, e ulteriormente annexada ao Ministerio cujos negocios tenho a honra de gerir.

Por outro lado, no orçamento geral do Estado se consigna ha mais de 15 annos verba com que é mantido o Asylo do Neninos Desvalidos, unico estabelecimento fundado pelo Governo em beneficio dos desherdados da fortuna que mais sympathias inspiram.

Derogado o decreto n. 10.244 de 31 de maio de 1889, que estabelecera o conselho de assistencia para a Casa de S. José, nesta cidade, e tambem para a colonia de S. Bento e asylo Conde de Mesquita na ilha do Governador, pelo decreto n. 142 A de 11 de janeiro ultimo, que regulou a assistencia medico-legal de alienados, na qual se incorporaram os referidos asylo e colonia, torna-se preciso substituir as attribuições do alludido conselho, na parte concernente á mencionada Casa, estabelecimento a principio destinado ao abrigo das crianças encontradas em abandono na via publica, e a que aliás, até ao presente, não foi dado regimento consentaneo ao seu fim.

Estes factos, unidos á necessidade de alterar o regulamento do Asylo dos Meninos Desvalidos, situado em Villa Isabel, suggeriram-me o pensamento de aproveitar convenientemente os elementos de que já dispõe o Ministerio do Interior para o cumprimento do importante dever social, que lhe incute, de auxiliar a caridade particular, principal esteio da assistencia aos desvalidos, em relação aos menores cuja tutela, em falta de outro recurso, a autoridade publica deve assumir, no intuito de salvar da ignorancia, da ociosidade e do vicio a milhares de infelizes, e habilital-os para serem cidadãos uteis á patria.

Segundo o que se verifica em paizes cultos, onde o Estado se preoccupa com taes assumptos, são varias as categorias de menores que carecem da sua protecção, resumindo-se, entretanto, nas tres classes de - engeitados, menores abandonados material ou moralmente, e orphãos desamparados.

Basta esta classificação synthetica para evidenciar a complexidade da organização da assistencia geral á infancia, quando o Estado tenha de attender a todas aquellas especies.

E' obvia a impossibilidade de prover o Governo actualmente, por modo completo, a todos os serviços que se relacionam com as categorias apontadas, mas póde e deve iniciar um systema, segundo o qual se congreguem sob um plano harmonico os dous estabelecimentos ora existentes a cargo deste Ministerio, afim de dar abrigo seguro e hygienico ás crianças que precisarem do soccorro publico e proporcionar-lhes educação profissional adaptada ás condições da idade e do desenvolvimento physico e intellectual, idéa que ainda se recommenda por sua fácil execução, pois consistirá apenas em reformar, adaptando-as ao plano geral, as duas instituições que já possuimos e poderão completar-se mutuamente, para maior vantagem e efficacia, do auxilio a que se destinam.

De par com esta providencia, que as nossas circumstancias comportam, não poderá o Governo deixar de cuidar da assistencia sanitaria aos menores recolhidos aos mencionados asylos que forem acommettidos de molestias transmissiveis, devendo para isso crear a hospitalisação que os isole á primeira manifestação morbida, afim de salvaguardar a saude dos demais.

Esta medida é tanto mais necessaria quanto não ha actualmente local onde se possa fazer a sequestração determinada pelo decreto n. 68 de 18 de dezembro do anno passado.

Ainda neste particular o empenho do Governo não será superior às suas forças, e a adopção de providencias que satisfaçam ou preencham taes lacunas representará um serviço á causa publica.

No intuito, pois, de collaborar com a iniciativa particular, já nobremente despertada, á qual no actual regimen politico cabe a melhor parte de taes beneficios, tenho a honra de submetter á vossa assignatura o decreto junto, que julgo consubstanciar as bases da assistencia publica á infancia, compativel com as ideas expendidas e com os meios ao alcance do Governo.- José Cesario de Faria Alvim.

*