Brastra.gif (4376 bytes)

Presidência da República
Casa Civil
Subchefia para Assuntos Jurídicos

DECRETO Nº 358, DE 26 DE ABRIL DE 1890

Revogado pelo Decreto nº 99.999, de 1991

Texto para impressão

Autoriza a Intendencia Municipal da cidade de Araras, no Estado de S. Paulo, a acceitar, independentemente de insinuação e mediante condições e encargos pios especificados, a doação feita pelo Barão de Araras, pelo Barão de Arary e mulher, do terreno em que se acha edificada e se prolonga a mesma cidade.

    O Marechal Manoel Deodoro da Fonseca, Chefe do Governo Provisorio da Republica dos Estados Unidos do Brazil, constituido pelo Exercito e Armada, em nome da Nação, tendo ouvido o Ministro e Secretario de Estado dos Negocios da Justiça ácerca do requerimento do Barão de Araras e do Barão de Arary e sua mulher, para ser autorizada a Municipalidade da cidade de Araras, de que são os fundadores, a acceitar a doação da área medida e demarcada em que assenta e se desenvolve a mesma cidade, sob os encargos pios perpetuos e condições que especificam;

Decreta:

Art. 1º E' autorizada a Intendencia Municipal da cidade de Araras, do Estado de S. Paulo, a acceitar a doação do terreno medido e demarcado em que se acha edificada e se prolonga a mesma cidade, sob as condições e encargos seguintes, independentemente de insinuação:

1º Todo o terreno será inscripto como proprio municipal do pleno dominio da cidade;

2º A parte do terreno que não for destinada a uso ou logradouro publico será aforada pela Intendencia Municipal, de conformidade com as leis em vigor e as que forem estabelecidas;

3º Serão isentos do foro os terrenos em que estão construidas a igreja matriz e a casa da misericordia, fundada pelo Barão de Araras, emquanto durarem as mesmas fundações, e bem assim os occupados pelos edificios construidos pelos doadores e seus descendentes para sua residencia, emquanto os mesmos edificios lhes pertencerem e forem por qualquer delles habitados;

4º Os fóros percebidos, depois de deduzidas as despezas da arrecadação a cargo da Intendencia Municipal, serão divididos em tres partes iguaes, uma para a Municipalidade, outra para a fabrica da matriz e a terceira para a referida casa da misericordia.

5º O direito de opção e o de consolidação, como os laudemios, nos casos em que forem devidos, pertencerão á Municipalidade.

Art. 2º Ficam dispensadas em favor da igreja matriz e da casa de misericordia de Araras, na conformidade do decreto de 17 de julho de 1778 e da lei n. 1.225 de 20 de agosto de 1864, qualquer disposições prohibitivas ou restrictivas das condições e encargos mencionados no artigo precedente.

Art. 3º Revogam-se as disposições em contrario.

O Ministro e Secretario de Estado dos Negocios da Justiça assim o faça executar.

Sala das sessões do Governo Provisorio, 26 de abril de 1890, 2º da Republica.

Manoel Deodoro da Fonseca.
M. Ferraz de Campos Salles.

Este texto não substitui o publicado no CLBR, de 1890

*