Presidência da República
Casa Civil
Subchefia para Assuntos Jurídicos

DECRETO Nº 7.344, DE 27 DE OUTUBRO DE 2010.

 

Promulga o Acordo entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo do Reino Hachemita da Jordânia na Área de Educação, firmado em Brasília, em 23 de outubro de 2008. 

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84, inciso IV, da Constituição, e

Considerando que o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo do Reino Hachemita da Jordânia celebraram, em Brasília, em 23 de outubro de 2008, um Acordo na Área de Educação;

Considerando que o Congresso Nacional aprovou esse Acordo por meio do Decreto Legislativo no 211, de 7 de abril de 2010;

Considerando que o Acordo entrou em vigor internacional em 11 de abril de 2010, nos termos do parágrafo 1o de seu Artigo 10; 

DECRETA: 

Art. 1o  O Acordo entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo do Reino Hachemita da Jordânia na Área de Educação, firmado em Brasília, em 23 de outubro de 2008, apenso por cópia ao presente Decreto, será executado e cumprido tão inteiramente como nele se contém. 

Art. 2o  São sujeitos à aprovação do Congresso Nacional quaisquer atos que possam resultar em revisão do referido Acordo, assim como quaisquer ajustes complementares que, nos termos do art. 49, inciso I, da Constituição, acarretem encargos ou compromissos gravosos ao patrimônio nacional. 

Art. 3o  Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação. 

Brasília, 27 de outubro de 2010; 189º da Independência e 122º da República. 

LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA
Antonio de Aguiar Patriota

Este texto não substitui o publicado no DOU de 28.10.2010  

ACORDO ENTRE O GOVERNO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL E O
GOVERNO DO REINO HACHEMITA DA JORDÂNIA NA ÁREA DA EDUCAÇÃO

O Governo da República Federativa do Brasil 

O Governo do Reino Hachemita da Jordânia,

(doravante denominados “Partes Contratantes”) 

Reconhecendo a importância da cooperação entre ambos os países no plano educacional, 

Conscientes de que o acelerado desenvolvimento científico e tecnológico global exige uma nova visão para buscar a excelência de seus recursos humanos, e 

No intuito de incrementar a cooperação educacional e interuniversitária entre ambos os países, reforçando a amizade entre o Brasil e a Jordânia, 

Resolvem celebrar o seguinte Acordo no campo da cooperação educacional:  

Artigo I 

As Partes Contratantes encorajarão a cooperação em educação e em desenvolvimento científico de modo a contribuir para o melhor entendimento, observadas as respectivas legislações nacionais. 

Artigo II 

O presente Acordo, sem prejuízo dos firmados diretamente entre instituições de ensino e/ou outras entidades afins de ambos os países, no setor público ou privado, tem por objetivo: 

          a)  o fortalecimento da cooperação educacional e interuniversitária;

b)  a formação e o aperfeiçoamento de docentes e pesquisadores e o desenvolvimento de programas de mobilidade acadêmica;

c)  o intercâmbio de informações e experiências em educação; e

d)  o fortalecimento da cooperação entre equipes de pesquisadores. 

Artigo III  

As Partes Contratantes procurarão alcançar os objetivos estabelecidos no Artigo II promovendo atividades de cooperação nos diferentes níveis, por meio de: 

a)  intercâmbio de estudantes, professores, pesquisadores, técnicos e especialistas para a realização de cursos de graduação e/ou pós-graduação em instituições de educação superior;

b)  intercâmbio de  missões de ensino e pesquisa;

c)  intercâmbio de estudantes, professores e pesquisadores, seja a longo ou curto prazo, para desenvolver atividades específicas acordadas previamente entre instituições de ensino;

d)elaboração e execução conjunta de projetos e pesquisas em áreas a serem posteriormente definidas. 

Artigo IV 

As Partes Contratantes se comprometem a promover a difusão e o ensino da cultura e língua da outra Parte em seu território. 

Artigo V 

O reconhecimento e/ou revalidação, em uma das Partes Contratantes, de diplomas e títulos acadêmicos outorgados por instituições de ensino superior da outra, estará sujeito à legislação nacional correspondente. 

Artigo VI 

1.As  Partes Contratantes, por intermédio de suas instâncias governamentais competentes, garantirão o imediato reconhecimento  dos estudos de nível fundamental e médio, ou equivalentes, na área da educação formal, realizados na outra Parte Contratante. 

2.Os certificados de conclusão de estudos correspondentes aos níveis fundamental e médio deverão ser devidamente legalizados nas Repartições consulares competentes. Serão  aceitos o “histórico escolar”, no caso brasileiro, e o “histórico do estudante” (student transcript), no caso da Jordânia. 

Artigo VII 

1.O ingresso de alunos de uma Parte Contratante em cursos de graduação e pós-graduação da outra Parte Contratante será regido pelos mesmos processos seletivos da respectiva Parte Contratante. 

2.Os estudantes que se beneficiarem de acordos ou programas específicos estarão sujeitos às normas de seleção e conduta estabelecidas por esses instrumentos. 

Artigo VIII 

As Partes Contratantes poderão, quando aplicável, estabelecer sistemas de bolsas e/ou facilidades que permitam a pesquisadores e estudantes adquirirem aperfeiçoamento acadêmico e profissional. 

Artigo IX 

          As Partes Contratantes definirão, por instrumentos adequados, as modalidades de financiamento das atividades previstas neste Acordo. 

Artigo X 

1.O presente Acordo entrará em vigor na data da segunda notificação do cumprimento dos requisitos internos necessários para a sua vigência. 

2.O presente Acordo terá uma duração de cinco (05) anos, e será renovado automaticamente, por períodos iguais e sucessivos, a menos que uma das Partes Contratantes decida em contrário. A intenção de terminar o presente Acordo deverá ser notificada , por via diplomática, com antecedência mínima de seis (6) meses da data de  expiração. 

3.O presente Acordo poderá ser alterado, por troca de Notas diplomáticas, mediante entendimento entre as Partes Contratantes, entrando a alteração em vigor na data do recebimento da Nota de resposta. 

4.Em caso de denúncia do presente Acordo, os programas e projetos em execução não serão afetados, salvo se as Partes Contratantes convierem diversamente. 

Feito em Brasília, em 23 de outubro de 2008, em dois exemplares originais, nos idiomas português, árabe e inglês, sendo ambos os textos igualmente autênticos. Em caso de divergência de interpretação, a versão em inglês prevalecerá.

PELO GOVERNO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL 

_____________________________
Fernando Haddad
Ministro da Educação

PELO GOVERNO DO REINO HACHEMITA DA JORDÂNIA 

_____________________________
Salaheddin Al Bashir
Ministro dos Negócios Estrangeiros