Presidência da República
Casa Civil
Subchefia para Assuntos Jurídicos

DECRETO Nº 6.729, DE 12 DE JANEIRO DE 2009.

 

Promulga o Protocolo de Integração Educativa e Reconhecimento de Certificados e Estudos de Nível Fundamental e Médio Não-Técnico entre os Estados Partes do Mercosul, Bolívia e Chile, assinado em Brasília, em 5 de dezembro de 2002.

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84, inciso IV, da Constituição, e 

Considerando que o Congresso Nacional aprovou, por meio do Decreto Legislativo no 216, de 30 de junho de 2004, o Protocolo de Integração Educativa e Reconhecimento de Certificados e Estudos de Nível Fundamental e Médio Não-Técnico entre os Estados Partes do Mercosul, Bolívia e Chile, assinado em Brasília, em 5 de dezembro de 2002; 

Considerando que o Governo brasileiro depositou o instrumento de ratificação do referido Protocolo  junto à Direção de Tratados da Chancelaria paraguaia em 23 de abril de 2008; 

 Considerando que o Protocolo entrou em vigor internacional em 17 de janeiro de 2008 e passou a vigorar para o Brasil, no plano externo, em 23 de maio de 2008; 

DECRETA: 

Art. 1o  O Protocolo de Integração Educativa e Reconhecimento de Certificados e Estudos de Nível Fundamental e Médio Não-Técnico entre os Estados partes do Mercosul, Bolívia e Chile, apenso por cópia ao presente Decreto, será executado e cumprido tão inteiramente como nele se contém. 

Art. 2o  São sujeitos à aprovação do Congresso Nacional quaisquer atos que possam resultar em revisão do referido Acordo ou que acarretem encargos ou compromissos gravosos ao patrimônio nacional, nos termos do art. 49, inciso I, da Constituição. 

Art. 3o  Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação. 

Brasília, 12 de janeiro de 2009; 188º da Independência e 121º da República. 

LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA
Celso Luiz Nunes Amorim

Este texto não substitui o publicado no DOU de 13.1.2009

  PROTOCOLO DE INTEGRAÇÃO EDUCATIVA E
RECONHECIMENTO DE CERTIFICADOS, TÍTULOS E
ESTUDOS DE NÍVEL FUNDAMENTAL E MÉDIO
NÃO-TÉCNICO ENTRE OS ESTADOS PARTES DO
MERCOSUL, A REPÚBLICA DA BOLÍVIA
E A REPÚBLICA DO CHILE 

Os governos da República Argentina, da República Federativa do Brasil, da República do Paraguai e da República Oriental do Uruguai, Estados Partes do MERCOSUL, da República da Bolívia e da República do Chile, Estados Associados do MERCOSUL, todos doravante denominados "Estados Partes", para efeito do presente Protocolo, 

EM VIRTUDE dos princípios, fins e objetivos do Tratado de Assunção, assinado em vinte e seis de março de mil novecentos e noventa e um, entre a República da Argentina, a República Federativa do Brasil, a República do Paraguai e a República Oriental do Uruguai, e do Protocolo de Ouro Preto, assinado em dezessete de dezembro de mil novecentos e noventa e quatro, por estes mesmos Estados;  

CONSCIENTES de que a Educação é um ator fundamental no cenário dos processos de integração regional;  

PREVENDO que os sistemas educativos devem oferecer respostas aos desafios suscitados pelas transformações produtivas, pelos avanços científicos e técnicos e pela consolidação da democracia no contexto da crescente integração entre os países da região;  

MOVIDOS pela convicção de que é fundamental promover o desenvolvimento cultural mediante um processo de integração harmônico e dinâmico, destinado a facilitar a circulação do conhecimento entre os países integrantes do MERCOSUL e Estados Associados;  

INSPIRADOS pela vontade de consolidar os fatores comuns de identidade, de história e de patrimônio cultural dos povos;  

CONSIDERANDO a necessidade de chegar a um acordo comum relativo ao reconhecimento e a equiparação dos estudos básicos e médios não técnicos, cursados em qualquer dos quatro países integrantes do MERCOSUL e nos dois países associados, especificamente no que concerne a sua validade acadêmica,  

ACORDAM:  

Artigo Primeiro 

Os Estados Partes reconhecerão os estudos de educação fundamental e média não técnica e validarão os certificados que os comprovem, expedidos pelas instituições oficialmente reconhecidas em cada um dos Estados Partes, nas mesmas condições estabelecidas pelo país de origem para alunos ou ex-alunos das referidas instituições.  

O mencionado reconhecimento será realizado com o objetivo de permitir o prosseguimento dos estudos, de acordo com a Tabela de Equivalências que figura como Anexo I e que é parte integrante do presente Protocolo.  

Para garantir a implementação deste Protocolo, a Reunião de Ministros de Educação do MERCOSUL propenderá a incorporação de conteúdos curriculares mínimos de História e Geografia de cada um dos Estados Partes, organizados por meio de instrumentos e procedimentos acordados pelas autoridades competentes de cada um dos Países signatários.  

Artigo Segundo 

Os estudos em nível fundamental ou médio não técnico realizados de forma incompleta em qualquer dos Estados Partes serão reconhecidos nos demais Estados a fim de permitir o seu prosseguimento.  

Este reconhecimento será feito com base na Tabela de Equivalência mencionada no parágrafo segundo do artigo primeiro, que poderá ser oportunamente complementada por uma tabela adicional que permitirá equiparar as distintas situações acadêmicas originadas da aplicação dos regimes de avaliação e progressão de cada um dos Estados Partes.  

Artigo Terceiro 

Com o objetivo de estabelecer as denominações equivalentes dos níveis de educação de cada um dos Estados Partes, de harmonizar os mecanismos administrativos que facilitem o desenvolvimento do que foi estabelecido, de criar mecanismos que favoreçam a adaptação dos estudantes no país receptor, de resolver aquelas situações que não estiverem contempladas pelas Tabelas de Equivalência e de velar pelo cumprimento do presente Protocolo, será criada uma Comissão Regional Técnica que poderá reunir-se toda vez que pelo menos dois dos Estados Partes considerarem necessário.  

A Comissão Regional Técnica será integrada por delegações dos Ministérios da Educação de cada um dos Estados Partes e sua coordenação caberá aos setores competentes das respectivas Chancelarias. Os locais de reunião serão estabelecidos de forma rotativa nos territórios de cada um dos Estados Partes.  

Artigo Quarto 

Cada Estado Parte deverá informar aos demais Estados qualquer modificação verificada em seu sistema educativo.  

Artigo Quinto 

Em caso de existência entre os Estados Partes de convênios ou acordos bilaterais com disposições mais favoráveis sobre a matéria, os referidos Estados Partes poderão invocar a aplicação daqueles dispositivos que considerem mais vantajosos.  

Artigo Sexto 

As controvérsias que surgirem entre os Estados Partes em virtude da aplicação, interpretação ou do não cumprimento das disposições contidas no presente Protocolo, serão resolvidas mediante negociações diplomáticas diretas.  

Artigo Sétimo 

O presente Protocolo entrará em vigor trinta (30) dias após o depósito dos instrumentos de ratificação de pelo menos um Estado Parte do MERCOSUL e por pelo menos um Estado Associado.  

Para os demais Estados Partes, entrará em vigor no trigésimo dia posterior ao depósito de seu respectivo instrumento de ratificação.  

Artigo Oitavo 

O presente Protocolo poderá ser revisado de comum acordo por proposta de um dos Estados Partes.  

Artigo Nono 

O Governo da República do Paraguai será o depositário do presente Protocolo, bem como dos instrumentos de ratificação, e enviará cópias devidamente autenticadas dos mesmos aos Governos dos demais Estados Partes.  

Da mesma forma, o Governo da República do Paraguai notificará os Governos dos demais Estados Partes sobre a data de entrada em vigor do presente Protocolo, e a data de depósito dos instrumentos de ratificação.  

Feito na cidade de Brasília, República Federativa do Brasil, aos cinco (5) dias do mês de dezembro de 2002, em um original, nos idiomas português e espanhol, sendo ambos os textos igualmente autênticos.  

Carlos Federico Ruckauf
República Argentina

Celso Lafer
República Federativa do Brasil

José Antonio Moreno Ruffinelli
República do Paraguai

Didier Opertti
República Oriental do Uruguai

Carlos Saavedra Bruno
República da Bolívia

Soledad Alvear Valenzuela
República do Chile
 

ANEXO I

TABELA DE EQUIVALÊNCIAS

        1. - Denominações equivalentes dos níveis de educação. Equivalência dos anos de escolaridade.

ARGENTINA

BRASIL

PARAGUAI

URUGUAI

CHILE

BOLÍVIA

Anterior em Vigência

Atual

 

 

 

 

 

 

 

 

Ensino

Inicial

 

 

 

 

 

 

 

 

Pré-escolar

5 anos

 

 

 

 

 

 

 

 

1º Grau de Primária

1º EGB

1º Série

1º EEB

1º Primária

1º Primária

1º de Básica

1º E. Básica = NB1

1º de Primária

1º de Primária

6 anos

7 anos

6 anos

6 anos

6 anos

6 anos

2º Grau de Primária

2º EGB

2º Série

2º EEB

2º Primária

2º Primária

2º de Básica

2º E. Básica = NB1

2º de Primária

2º de Primária

7 anos

8 anos

7 anos

7 anos

7 anos

7 anos

3º Grau de Primária

3º EGB

3º Série

3º EEB

3º Primária

3º Primária

3º de Básica

3º E. Básica = NB2

3º de Primária

3º de Primária

8 anos

9 anos

8 anos

8 anos

8 anos

8 anos

4º Grau de Primária

4º EGB

4º Série

4º EEB

4º Primária

4º Primária

4º de Básica

4º E. Básica = NB2

4º  Primária

4º Primária

9 anos

10 anos

9 anos

9 anos

9 anos

9 anos

5º Grau de Primária

5º EGB

5º Série

5º EEB

5º Primária

5º Primária

5º de Básica

5º E. Básica = NB3

5º de Primária

5º de Primária

10 anos

11 anos

10 anos

10 anos

10 anos

10 anos

6º Grau de Primária

6º EGB

6º Série

6º EEB

6º Primária

6º Primária

6º de Básica

6º E. Básica = NB4

1º Intermediário

6º Primária

11 anos

12 anos

11 anos

11 anos

11 anos

11 anos

7º Grau de Primária

7º EGB

7º Série

7º EEB

1º Ciclo Básico

1º Ciclo Básico

7º de Básica

7º E. Básica = NB5

2º Intermediário

7º de Primária

12 anos

13 anos

12 anos

12 anos

12 anos

12 anos

1º Ano de Secundária

8º EGB

8º Série

8º EEB

2º Ciclo Básico

2º Ciclo Básico

8º de Básica

8º E. Básica = NB6

3º Intermediário

8º de Primária

13 anos

14 anos

13 anos

13 anos

13 anos

13 anos

2º Ano de Secundária

9º EGB

 

9º EEB

3º Ciclo Básico

3º Ciclo Básico

1º Educação Média

1º Educação Média

1º Média

1º Secundária

14 anos

 

14 anos

14 anos

14 anos

14 anos

3º Ano de Secundária

1º Polimodal

1º Ano

1º Médio

4º Ciclo Bacharelado

1º Bacharelado Diversificado

2º Educação Média

2º Educação Média

2º Média

2º Secundária

15 anos

15 anos

15 anos

15 anos

15 anos

15 anos

4º Ano de Secundária

2º Polimodal

2º Ano

2º Médio

5º Ciclo Bacharelado

2º Bacharelado Diversificado

3º Educação Média

3º Educação Média

3º Média

3º Secundária

16 anos

16 anos

16 anos

16 anos

16 anos

16 anos

5º Ano de Secundária

3º Polimodal

3º Ano

3º Médio

6º Ciclo Bacharelado

3º Bacharelado Diversificado

4º Educação Média

4º Educação Média

4º Média

4º Secundária

17 anos

17 anos

17 anos

17 anos

17 anos

17 anos

12 Anos

11 Anos

12 Anos

12 Anos

12 Anos

12 Anos