SUBCHEFIA DE ASSUNTOS PARLAMENTARES

PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR

Fixa normas para a cooperação entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, nas ações administrativas decorrentes do exercício da competência comum relativas à proteção das paisagens naturais notáveis, à proteção do meio ambiente, ao combate à poluição em qualquer de suas formas e à preservação das florestas, da fauna e da flora, previstas no art. 23, incisos III, VI e VII, da Constituição.

 

                        O CONGRESSO NACIONAL decreta:

CAPÍTULO I
DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

                         Art. 1o  Esta Lei Complementar fixa, nos termos do parágrafo único do art. 23 da Constituição, normas para a cooperação entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, nas ações administrativas decorrentes do exercício da competência comum relativa à proteção das paisagens naturais notáveis, à proteção do meio ambiente, ao combate à poluição em qualquer de suas formas e à preservação das florestas, da fauna e da flora, previstas no art. 23, incisos III, VI e VII, da Constituição Federal.

                         Art. 2o  Constituem objetivos fundamentais da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, no exercício da competência comum a que se refere esta Lei Complementar:

                        I - proteger, defender e preservar o meio ambiente ecologicamente equilibrado;

                        II - garantir o desenvolvimento ecologicamente sustentável;

                        III - harmonizar as ações administrativas para evitar a sobreposição de atuação dos entes federativos;

                        IV - garantir a unicidade da política ambiental para todo o País, respeitadas as peculiaridades regionais e locais; e

                        V - promover a gestão compartilhada, democrática e eficiente.

                         Art. 3o  As ações administrativas decorrentes da competência comum de que trata esta Lei Complementar deverão observar o critério da predominância do interesse nacional, regional e local na proteção ambiental.

                         Parágrafo único.  O disposto no caput não afasta a atuação subsidiária dos demais entes federativos, de acordo com o disposto nesta Lei Complementar.

 CAPÍTULO II
DOS INSTRUMENTOS DE COOOPERAÇÃO

                         Art. 4o  Os entes federativos poderão valer-se dos seguintes instrumentos com vistas ao compartilhamento das atividades previstas nesta Lei Complementar:

                        I - Conselhos de Meio Ambiente;

                        II - consórcios públicos ou convênios de cooperação, nos termos da legislação em vigor, para o exercício das competências fixadas nesta Lei Complementar;

                        III - convênios, acordos de cooperação técnica e outros instrumentos similares com órgãos e entidades do Poder Público, para auxiliar no desempenho de suas atribuições; e

                        IV - Fundos de Meio Ambiente.

                         Parágrafo único.  Os instrumentos mencionados no inciso III poderão ser firmados com prazo indeterminado.

CAPÍTULO III
DAS AÇÕES DE COOPERAÇÃO

                         Art. 5o  As ações de cooperação entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios serão desenvolvidas de modo a harmonizar as políticas governamentais setoriais com a política nacional do meio ambiente.

                         Art. 6o  Para os fins do art. 5o, são ações administrativas da União, dentre outras:

                        I - formular, executar e fazer cumprir, no nível nacional, a Política Nacional do Meio Ambiente;

                        II - exercer a gestão dos recursos ambientais, no âmbito de sua competência;

                        III - promover ações relacionadas à Política Nacional do Meio Ambiente, nos âmbitos nacional e internacional;

                        IV - promover a integração de programas e ações de órgãos e entidades da Administração Pública da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, relacionados à proteção e à gestão do meio ambiente;

                        V - articular a cooperação técnica, científica e financeira, em apoio à Política Nacional do Meio Ambiente;

                        VI - promover o desenvolvimento de estudos e pesquisas direcionados à proteção e à gestão ambiental, divulgando os resultados obtidos;

                        VII - promover a articulação da Política Nacional do Meio Ambiente com a de Recursos Hídricos;

                        VIII - organizar e manter, com a colaboração dos órgãos e entidades da Administração Pública dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, o Sistema Nacional de Informações sobre o Meio Ambiente - SINIMA;

                        IX - elaborar o zoneamento ambiental de âmbito nacional e regional;

                        X - definir espaços territoriais e seus componentes a serem especialmente protegidos;

                        XI - promover e orientar a educação ambiental;

                        XII - controlar a produção, a comercialização e o emprego de técnicas, métodos e substâncias que comportem risco para a vida, a qualidade de vida e o meio ambiente;

                        XIII - exercer o controle e a fiscalização das atividades e empreendimentos cuja competência para licenciar, ambientalmente,  for cometida à União;

                        XIV - exercer o controle e a fiscalização das atividades e empreendimentos cuja competência para autorizar, ambientalmente,  for cometida à União;

                        XV - promover o licenciamento ambiental das atividades ou empreendimentos, a saber:

                        a) que causem ou possam causar impacto ambiental direto de âmbito nacional ou regional;

                        b) localizados ou desenvolvidas conjuntamente no Brasil e em país limítrofe;

                        c) localizados na plataforma continental, na zona econômica exclusiva, em terras indígenas ou em unidades de conservação da União, exceto em Áreas de Proteção Ambiental - APAs, onde deverá ser observado o critério do impacto ambiental direto das atividades ou empreendimentos;

                        d) destinados a pesquisar, lavrar, produzir, beneficiar, transportar, armazenar e dispor material radioativo, em qualquer estágio, ou que utilizem energia nuclear em qualquer de suas formas e aplicações, mediante parecer da Comissão Nacional de Energia Nuclear - CNEN; e

                        e) empreendimentos e atividades militares que servem a defesa nacional, na forma da Lei;

                        XVI - elaborar a relação de espécies raras ou ameaçadas de extinção, da fauna e da flora, no território nacional;

                        XVII - autorizar a introdução no País de espécies exóticas da fauna e da flora;

                        XVIII - autorizar a liberação de exemplares de espécie exótica da fauna e da flora em ecossistemas naturais;

                        XIX - autorizar a exportação de espécimes da flora e fauna brasileiras, partes ou produtos deles derivados; e

                        XX - autorizar a supressão de vegetação e o manejo de florestas e de formações sucessoras em florestas públicas e unidades de conservação da União, bem como em empreendimentos potencialmente causadores de impacto ambiental nacional ou regional, observadas as atribuições dos demais entes federativos previstas nesta Lei Complementar.

                         Art. 7o  Para os fins do art. 5o, são ações administrativas dos Estados e do Distrito Federal, dentre outras:

                        I - executar e fazer cumprir, no nível estadual, a Política Nacional de Meio Ambiente;

                        II - exercer a gestão dos recursos ambientais do âmbito de sua competência estadual;

                        III - formular, executar e fazer cumprir, no nível estadual, a Política Estadual de Meio Ambiente;

                        IV - promover, no âmbito estadual e distrital, a integração de programas e ações dos órgãos e entidades da Administração Pública da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, relacionados à proteção e à gestão ambiental;

                        V - articular a cooperação técnica, científica e financeira, em apoio às Políticas Nacional e Estadual de Meio Ambiente;

                        VI - promover o desenvolvimento de estudos e pesquisas direcionados à proteção e à gestão ambiental, divulgando os resultados obtidos;

                        VII - organizar e manter, com a colaboração dos órgãos municipais competentes, o Sistema Estadual de Informações sobre Meio Ambiente;

                        VIII - prestar informações à União para a formação e atualização do Sistema Nacional de Informações sobre Meio Ambiente;

                        IX - elaborar o zoneamento ambiental de âmbito estadual ou distrital, em conformidade com o zoneamento nacional;

                        X - definir espaços territoriais e seus componentes a serem especialmente protegidos;

                        XI - promover e orientar a educação ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a proteção do meio ambiente;

                        XII - exercer o controle e a fiscalização das atividades e empreendimentos cuja competência para licenciar, ambientalmente, for cometida aos Estados ou ao Distrito Federal;

                        XIII - exercer o controle e a fiscalização das atividades e empreendimentos cuja competência para autorizar, ambientalmente,  for cometida aos Estados ou ao Distrito Federal;

                        XIV - promover o licenciamento ambiental das atividades ou empreendimentos, a saber:

                        a) que causem ou possam causar impacto ambiental direto de âmbito estadual; e

                        b) localizados em unidades de conservação do Estado ou do Distrito Federal, exceto em Áreas de Proteção Ambiental - APAs, onde deverá ser observado o critério do impacto ambiental direto das atividades ou empreendimentos;

                        XV - autorizar a supressão de vegetação e o manejo de florestas e de formações sucessoras incidentes em florestas públicas e unidades de conservação de do Estado e do Distrito Federal, bem como em propriedades rurais, observadas as atribuições dos demais entes federativos prevista nesta Lei Complementar;

                        XVI - elaborar relação de espécies da fauna e da flora ameaçadas de extinção no respectivo território;

                        XVII - autorizar a apanha de espécimes da fauna silvestre, ovos e larvas destinadas à implantação de criadouros e a pesquisa científica;

                        XVIII - autorizar o funcionamento de criadouros da fauna silvestre; e

                        XIX - controlar a produção, a comercialização e o emprego de técnicas, métodos e substâncias que comportem risco para a vida, a qualidade de vida e o meio ambiente.

                         Art. 8o  Para os fins do art. 5o, são ações administrativas dos Municípios, dentre outras:

                        I - executar e fazer cumprir, no nível municipal, as Políticas Nacional e Estadual de Meio Ambiente;

                        II - exercer a gestão dos recursos ambientais do âmbito de sua jurisdição;

                        III - formular, executar e fazer cumprir a Política Municipal de Meio Ambiente;

                        IV - promover, no município, a integração de programas e ações de órgãos e entidades da Administração Pública Federal, Estadual e Municipal, relacionados à proteção e à gestão ambiental;

                        V - articular a cooperação técnica, científica e financeira, em apoio às Políticas Nacional, Estadual e Municipal de Meio Ambiente;

                        VI - promover o desenvolvimento de estudos e pesquisas direcionados à proteção e à gestão ambiental, divulgando os resultados obtidos;

                        VII - organizar e manter o Sistema Municipal de Informações sobre Meio Ambiente;

                        VIII - prestar informações aos Estados e à União para a formação e atualização dos Sistemas Estadual e Nacional de Informações sobre Meio Ambiente;

                        IX - elaborar o zoneamento ambiental de âmbito municipal, em conformidade com o zoneamento nacional e estadual;

                        X - definir espaços territoriais e seus componentes a serem especialmente protegidos;

                        XI - promover e orientar a educação ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a proteção do meio ambiente;

                        XII - exercer o controle e a fiscalização das atividades e empreendimentos cuja competência para licenciar, ambientalmente,  for cometida ao Município;

                        XIII - exercer o controle e a fiscalização ambiental das atividades e empreendimentos cuja competência para autorizar,  ambientalmente,   for cometida ao Município;

                        XIV - promover o licenciamento ambiental das atividades ou empreendimentos, a saber:

                        a) que causem ou possam causar impacto ambiental direto de âmbito local; e

                        b) localizados em unidades de conservação do Município, exceto em Áreas de Proteção Ambiental - APAs, onde deverá ser observado o critério do impacto ambiental direto das atividades ou empreendimentos;

                        XV - autorizar a supressão de vegetação em unidades de conservação do Município e em áreas efetivamente urbanizadas, observadas as  atribuições dos demais entes federativos prevista nesta Lei Complementar;

                        XVI - autorizar o corte seletivo de árvores para utilização no próprio município, observadas as atribuições dos demais entes federativos previstas nesta Lei Complementar; e

                        XVII - controlar a produção, a comercialização e o emprego de técnicas, métodos e substâncias que comportem risco para a vida, a qualidade de vida e o meio ambiente.

                         Art. 9o  A construção, instalação, operação e ampliação de estabelecimentos e atividades utilizadoras de recursos ambientais, considerados efetiva e potencialmente poluidores, bem como os capazes, sob qualquer forma, de causar degradação ambiental dependerão de prévias licenças do ente federativo responsável por promover o licenciamento ambiental, nos termos desta Lei Complementar.

                         § 1o  Os demais entes federativos interessados poderão se manifestar, de maneira não vinculante, no procedimento de licenciamento ambiental.

                         § 2o  A supressão de vegetação decorrente de licenciamentos ambientais será autorizada pelo ente federativo licenciador.

                         Art. 10.  Para os efeitos desta Lei, considera-se:

                        I - impacto ambiental direto de âmbito nacional ou regional: aquele que afete diretamente, no todo ou em parte, o território de dois ou mais Estados Federados ou cujos impactos ambientais significativos diretos ultrapassem os limites territoriais do País;

                        II - impacto ambiental direto de âmbito estadual: aquele que afete diretamente, no todo ou em parte, o território de dois ou mais Municípios; e

                        III - impacto ambiental direto de âmbito local: aquele que afete direta, no todo ou em parte, o território de um município sem ultrapassar o seu limite territorial.

                         Art. 11.  A ação administrativa subsidiária dos entes federativos dar-se-á, em caráter geral, por meio de apoio técnico, científico, administrativo ou financeiro, sem prejuízo de outras formas de cooperação.

                         Art. 12.  As ações administrativas subsidiárias, de que tratam o parágrafo único do art. 3o desta Lei Complementar, nas hipóteses do art. 7o, incisos XIV, XV, XVII e XVIII, e do art. 8o, incisos XIV, XV e XVI, dar-se-á da seguinte forma:

                        I - inexistindo órgão ambiental no Estado ou no Distrito Federal, a União desempenhará as ações administrativas estaduais ou distritais até a sua criação; e

                        II - inexistindo órgão ambiental no Município, o Estado desempenhará as ações administrativas municipais até a sua criação.

                         Art. 13.  Nos casos de iminência ou ocorrência de dano ambiental o ente federativo que tiver conhecimento do fato deverá agir para evitar ou cessá-lo.

                         Parágrafo único.  O ente que atuou para evitar ou cessar o dano ambiental comunicará imediatamente o ente federativo responsável, para as providências devidas.

                         Art. 14.  Esta Lei Complementar entra em vigor na data de sua publicação.

                         Brasília,