SUBCHEFIA DE ASSUNTOS PARLAMENTARES

 

PROJETO DE LEI

 

Institui a Vantagem Pecuniária Especial - VPE, devida aos militares da Polícia Militar do Distrito Federal e do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, altera a distribuição de Quadros, Postos e Graduações destas Corporações, dispõe sobre a remuneração das Carreiras de Delegado de Polícia do Distrito Federal e de Polícia Civil do Distrito Federal, e dá outras providências.

 

 

 

 

 

 

                        O CONGRESSO NACIONAL decreta:

                        Art. 1o  Fica instituída a Vantagem Pecuniária Especial - VPE, devida mensal e regularmente, privativamente, aos militares do Distrito Federal - Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar, nos valores estabelecidos na forma do Anexo I desta Lei.

                        Art. 2o  O efetivo da Polícia Militar do Distrito Federal é de dezessete mil, setecentos e trinta e seis Policiais Militares distribuídos pelos Quadros, Postos e Graduações na forma do Anexo II desta Lei.

                        Art. 3o  Para acesso ao posto de Major previsto nos quadros de que tratam as alíneas “d”, “e” e “f” do Anexo II desta Lei, será exigido como requisito, além daqueles previstos em leis e regulamentos, o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais de Administração, de Especialistas e de Músicos, a ser ministrado no âmbito do Distrito Federal.

                        Parágrafo único.  Para o acesso a que se refere o caput deste artigo, será aplicada a legislação que dispõe sobre as promoções da Polícia Militar do Distrito Federal.

                        Art. 4o  São extintas a Qualificação Policial-Militar Particular de Praças Motoristas (QPMP-8), remanejando-se seus efetivos para o Quadro de Praças Policiais-Militares Combatentes (QPPMC), e o Grupamento Padioleiro, da Qualificação Auxiliar de Saúde (QPMP-6), remanejando-se seus efetivos para o Grupamento de Especialistas em Saúde, da Qualificação Auxiliar de Saúde (QPMP-6).

                        Art. 5o  Fica declarada em extinção a Qualificação Policial-Militar Particular de Praças Artífices (QPMP-9).

                        § 1o  Aos integrantes da Qualificação de que trata este artigo é assegurada a promoção na respectiva Qualificação, de acordo com o previsto na presente Lei, mediante o preenchimento das condições básicas de acesso constantes da legislação que dispõe sobre as promoções da Polícia Militar do Distrito Federal.

                        § 2o  Os claros decorrentes das promoções na Qualificação Policial-Militar Particular de Praças Artífices (QPMP-9), previstas na alínea “h” do Anexo II, serão remanejados para o Quadro de Praças Policiais-Militares Combatentes, previsto na alínea “g” do Anexo II desta Lei.

                        Art. 6o  Os policiais militares, pertencentes às qualificações de que tratam os arts. 4º e 5º, poderão, no prazo de noventa dias, a contar da data da publicação desta Lei, requerer ao Comandante-Geral da Polícia Militar do Distrito Federal sua transferência para outra especialidade ou para o Quadro de Praças Policiais-Militares Combatentes.

                        § 1o  Caberá ao Comandante-Geral da Polícia Militar do Distrito Federal fixar os critérios e estabelecer os requisitos a serem exigidos para cada especialidade, em consonância com a disponibilidade de vagas e as necessidades da Corporação.

                        § 2o  O remanejamento de que trata este artigo será feito procedendo-se às necessárias classificações dos policiais militares nas especialidades.

                        Art. 7o  Para a primeira promoção aos postos de 1º Tenente e Capitão e às graduações de 2º e 1º Sargentos e Subtenentes, realizada após a publicação desta Lei, excepcionalmente, não serão aplicados os limites quantitativos de antiguidade previstos nas respectivas legislações que regulamentam a promoção de oficiais e praças da Polícia Militar do Distrito Federal.

                        Art. 8o  As alíneas “b” e “c” do inciso I do art. 92 da Lei no 7.289, de 18 de dezembro de 1984,  passam a vigorar com a seguinte redação:

            “b) para o Quadro de Oficiais Policiais-Militares Capelães:

            POSTOS                        IDADES

            Capitão PM                    59 anos

            Primeiro-Tenente PM      56 anos

            c) para os Quadros de Oficiais Policiais-Militares de Administração e de Oficiais Policiais-Militares Especialistas:

            POSTOS                    IDADES

            Major PM                    58 anos

            Capitão PM                 56 anos

            Primeiro-Tenente          54 anos

            Segundo-Tenente         52 anos.” (NR)

                        Art. 9o  O efetivo do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal é de seis mil e seiscentos Bombeiros Militares distribuídos pelos Quadros, Postos e Graduações constantes do Anexo III desta Lei.

                        Art. 10.  Para acesso ao posto de Major previsto nos Quadros de Oficiais Bombeiros Militares de Administração e de Bombeiros Militares Músicos, de que tratam as alíneas “d” e “e” do Anexo III desta Lei, será exigido como requisito para ingresso nos Quadros de Acesso, o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais de Administração e Músicos, a ser ministrado no âmbito do Distrito Federal.

                        Art. 11.  Para a primeira promoção após a publicação desta Lei, excepcionalmente, os limites quantitativos de antiguidade para os Sargentos do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal serão os seguintes:

                        I - quando no efetivo fixado na Qualificação de Bombeiro Militar Particular - QBMP, houver até cinco Sargentos, concorrerá o total do efetivo;

                        II - quando no efetivo fixado na Qualificação de Bombeiro Militar Particular - QBMP, houver mais de cinco Sargentos, concorrerão os cinco primeiros mais antigos e mais cinqüenta por cento do que exceder a este número;

                        III - sempre que as divisões dos incisos I e II deste artigo resultarem em quociente fracionário, este será arredondado para o número inteiro superior.

                        Art. 12.  Aplicam-se aos militares do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal o inciso III do art. 50, o art. 61 e os incisos XI e XII do art. 92 da Lei no 7.289, de 18 de dezembro de 1984.

                        Art. 13.  As alíneas “a” e “b” do inciso I e o inciso IV do art. 93 do Estatuto dos Bombeiros- Militares do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, aprovado pela Lei no 7.479, de 2 de junho de 1986, passam a vigorar com a seguinte redação:

            “a) para o Quadro de Oficiais Combatentes:

            POSTOS                                        IDADES

            Coronel BM                                        60 anos

            Tenente-Coronel BM                           56 anos

            Major BM                                           54 anos

            Oficial Intermediário e Subalterno         50 anos

            b) para os demais Quadros:

            POSTOS                                         IDADES

            Tenente-Coronel                                60 anos

            Major BM                                         59 anos

            Intermediário e Subalterno                 56 anos.” (NR)

            “IV - ultrapassar o Tenente-Coronel, o Major e o Capitão, 06 (seis) anos de permanência no posto, quando este for o último de seu Quadro, desde que conte 30 (trinta) anos ou mais de serviço.” (NR)

                         Art. 14.  O § 3o do art. 27, o § 1o do art. 29, o caput do art. 32, o art. 33 e o art. 34 da Lei no 10.486, de 4 de julho de 2002, passam a vigorar com a seguinte redação:

            “Art. 27..............................................................................................

.....................................................................................................................

            § 3o  A soma mensal dos descontos autorizados de cada militar não poderá exceder ao valor equivalente a trinta por cento da soma da remuneração, proventos, direitos pecuniários previstos no art. 2o desta Lei, com os adicionais de caráter individual e demais vantagens, relativas à natureza ou ao local de trabalho e a vantagem pessoal nominalmente identificada, ou outra paga sob o mesmo fundamento, sendo excluídas:

            a) diárias;

            b) ajuda de custo;

            c) indenização da despesa do transporte;

            d) salário-família;

            e) adicional natalino;

            f) auxílio-natalidade;

            g) auxílio-funeral;

            h) adicional de férias, correspondente a um terço sobre a remuneração; e

i) auxílio-fardamento.” (NR)

            “Art. 29. ..........................................................................................

            § 1o  Não serão permitidos descontos autorizados até o limite de trinta por cento, quando a soma destes com a dos descontos obrigatórios excederem a setenta por cento da remuneração do militar.” (NR)

            “Art. 32.  A assistência médico-hospitalar, médico-domiciliar, odontológica, psicológica e social ao militar e seus dependentes, será prestada através de organizações do serviço de saúde da respectiva Corporação, com recursos consignados em seu orçamento, conforme dispuser em regulamento próprio a ser baixado pelo Governo do Distrito Federal.” (NR)

            “Art. 33.  Os recursos para assistência médico-hospitalar, médico-domiciliar, odontológica, psicológica e social ao militar e seus dependentes, também poderão provir de outras contribuições e indenizações, nos termos dos incisos II e III do art. 28 desta Lei.

...................................................................................................................

            § 2o  A contribuição de que trata o § 1o poderá ser acrescida de até cem por cento de seu valor, para cada dependente participante do Fundo de Saúde, conforme regulamentação do Comandante-Geral de cada corporação.

.............................................................................................................. ” (NR)

            “Art. 34.  Para os efeitos de assistência médico-hospitalar, médico-domiciliar, odontológica e social, tratada neste Capítulo, são considerados dependentes do militar:

............................................................................................................. ” (NR)

                         Art. 15.  Aos militares do Distrito Federal, beneficiados pelo art. 63 da Lei no 10.486, de 4 de julho de 2002 e pelos arts. 50 e 98 da Lei no 7.289, de 18 de dezembro de 1984, e pelos arts. 51 e 99 do Estatuto aprovado pela da Lei no 7.479, de 2 de junho de 1986, quando da passagem para a reserva remunerada ou reforma, ficam assegurados os proventos calculados sobre o soldo correspondente ao posto ou graduação, acrescidos dos adicionais, auxílios e gratificações incidentes sobre a nova parcela básica obtida pela aplicação dos dispositivos legais mencionados neste artigo.

                         Art. 16.  Fica assegurado aos militares do Distrito Federal a percepção da ajuda de custo prevista no inciso XI do art. 3o da Lei no 10.486, de 4 de julho de 2002, nas situações descritas nas alíneas “a” a “e” da Tabela I, do Anexo IV, da referida Lei.

                         Art. 17.  As Carreiras de Delegado de Polícia do Distrito Federal e de Polícia Civil do Distrito Federal, de que trata a Lei no 9.264, de 7 de fevereiro de 1996, ficam reorganizadas de acordo com os Anexos IV e V desta Lei.

                         Art. 18.  O vencimento básico dos cargos integrantes da Carreira de Delegado de Polícia do Distrito Federal e da Carreira de Polícia Civil do Distrito Federal é o constante do Anexo VI e VII, respectivamente, desta Lei.

                         Art. 19.  O art. 5o da Lei no 9.264, de 7 de fevereiro de 1996, passa a vigorar com a seguinte redação:

            “Art. 5o  O ingresso nos cargos das carreiras de que trata esta Lei dar-se-á sempre na terceira classe, mediante concurso público, exigido curso superior completo, observados os requisitos previstos na legislação pertinente.

            § 1o  Será exigido para o ingresso na Carreira de Delegado de Polícia do Distrito Federal o diploma de Bacharel em Direito.

            § 2o  O Poder Executivo disporá, em regulamento, quanto aos requisitos e condições de progressão nos cargos das Carreiras.” (NR)

                         Art. 20.  Fica incorporada ao vencimento básico das Carreiras de Delegado de Polícia do Distrito Federal e de Polícia Civil do Distrito Federal a parcela complementar de que trata o Anexo III da Lei no 9.264, de 1996, com a redação dada pela Medida Provisória no 2.184-23, de 24 de agosto de 2001.

                         Art. 21.  Fica vedada a cessão do servidor das carreiras de que trata a Lei no 9.264, de 1996, enquanto perdurar o estágio probatório, exceto para o exercício de cargo de Natureza Especial no âmbito do Distrito Federal ou cargo equivalente âmbito dos Poderes da União, Estados e Municípios.

                         Art. 22.  O Governador do Distrito Federal, no que couber, expedirá as normas necessárias para o fiel cumprimento do disposto nesta Lei.

                         Art. 23.  Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação, com efeitos financeiros retroativos a 1o de fevereiro de 2005.

                         Art. 24.  Revogam-se os §§ 1o e 2o do art. 93 do Estatuto aprovado pela Lei no 7.479, de 2 de junho de 1986.

                         Brasília,

 ANEXO I
TABELA DE VALOR DA VANTAGEM PECUNIÁRIA ESPECIAL - VPE

 

Em R$

POSTO/GRADUAÇÃO

VIGÊNCIA

 

EM 1o FEV 2005

EM 1o SET 2005

OFICIAIS SUPERIORES
Coronel

579,72

1.442,38

Tenente Coronel

558,84

1.390,42

Major

536,39

1.334,57

OFICIAIS INTERMEDIÁRIOS
Capitão

444,49

1.105,91

OFICIAIS SUBALTERNOS
Primeiro-Tenente

404,90

1.007,40

Segundo-Tenente

378,76

942,36

PRAÇAS ESPECIAIS
Aspirante a Oficial

302,01

751,41

Cadete (último ano) da Academia de Polícia Militar ou Bombeiro Militar

153,93

324,07

Cadete (demais anos) da Academia de Polícia Militar ou Bombeiro Militar

126,06

265,39

PRAÇAS GRADUADAS
Subtenente

299,47

630,46

Primeiro-Sargento

268,35

564,94

Segundo-Sargento

237,70

500,43

Terceiro-Sargento

218,07

459,10

Cabo

174,24

366,82

DEMAIS PRAÇAS
Soldado - 1ª Classe

160,31

337,49

Soldado - 2ª Classe

126,06

265,39


ANEXO II
DISTRIBUIÇÃO DO EFETIVO DA POLÍCIA MILITAR DO DISTRITO FEDERAL

A - QUADRO DE OFICIAIS POLICIAIS-MILITARES (QOPM):

 

Coronel PM

013

Tenente-Coronel PM

038

Major PM

104

Capitão PM

221

Primeiro-Tenente PM

201

Segundo-Tenente PM

280

 

B - QUADRO DE OFICIAIS POLICIAIS-MILITARES DE SAÚDE (QOPMS):

Coronel PM Médico

001

Tenente-Coronel PM Médico

003

Tenente-Coronel PM Dentista

001

Major PM Médico

008

Major PM Dentista

004

Major PM Veterinário

001

Capitão PM Médico

017

Capitão PM Dentista

010

Capitão PM Veterinário

002

Primeiro-Tenente PM Médico

028

Primeiro-Tenente PM Dentista

017

Primeiro-Tenente PM Veterinário

002

C - QUADRO DE OFICIAIS POLICIAIS-MILITARES CAPELÃES (QOPMC):

 

Capitão PM

001

Primeiro-Tenente PM

002

D - QUADRO DE OFICIAIS POLICIAIS-MILITARES DE ADMINISTRAÇÃO (QOPMA):

 

Major PM

010

Capitão PM

037

Primeiro-Tenente PM

075

Segundo-Tenente PM

098

         E - QUADRO DE OFICIAIS POLICIAIS-MILITARES ESPECIALISTAS (QOPME):

Major PM Especialista em Saúde

001

Capitão PM Especialista em Saúde

002

Primeiro-Tenente PM Especialista em Saúde

005

Segundo-Tenente PM Especialista em Saúde

006

Capitão PM de Manutenção de Motomecanização

001

Primeiro-Tenente PM de Manutenção de Motomecanização

001

Segundo-Tenente PM de Manutenção de Motomecanização

002

Capitão PM de Manutençãode Armamento

001

Primeiro-Tenente PM de Manutençãode Armamento

001

Segundo-Tenente PM de Manutenção de Armamento

001

Capitão PM de Manutenção de Comunicações

001

Primeiro-Tenente PM de Manutenção de Comunicações

001

Segundo-Tenente PM de Manutenção de Comunicações

001

Capitão PM Assistente Veterinário

001

Primeiro-Tenente PM Assistente Veterinário

001

Segundo-Tenente PM Assistente Veterinário

002

F - QUADRO DE OFICIAIS POLICIAIS-MILITARES  MÚSICOS (QOPMM):

Major PM

001

Capitão PM

001

Primeiro-Tenente PM

002

Segundo-Tenente PM

003

        G - QUADRO DE PRAÇAS POLICIAIS-MILITARES COMBATENTES (QPPMC):

 

Subtenente PM

133

Primeiro- Sargento PM

227

Segundo-Sargento PM

699

Terceiro-Sargento PM

1.903

Cabo PM

3.319

Soldado PM

9.709

         H - QUADRO DE PRAÇAS POLICIAIS-MILITARES ESPECIALISTAS  (QPPME):

                                                        1. MANUTENÇÃO DE ARMAMENTO – QPMP-1: 

Subtenente PM

002

Primeiro- Sargento PM

004

Segundo-Sargento PM

006

Terceiro-Sargento PM

009

Cabo PM

025

Soldado PM

012

         2. MANUTENÇÃO DE MOTOMECANIZAÇÃO – QPMP-3:

Subtenente PM

004

Primeiro- Sargento PM

005

Segundo-Sargento PM

009

Terceiro-Sargento PM

032

Cabo PM

057

Soldado PM

041

          3. MÚSICOS – QPMP-4: 

Subtenente PM

012

Primeiro- Sargento PM

025

Segundo-Sargento PM

030

Terceiro-Sargento PM

032

Cabo PM

014

         4. MANUTENÇÃO DE COMUNICAÇÕES – QPMP-5: 

Subtenente PM

002

Primeiro- Sargento PM

003

Segundo-Sargento PM

004

Terceiro-Sargento PM

008

Cabo PM

008

Soldado PM

008

        5. AUXILIARES DE SAÚDE – QPMP-6:

                     a) Especialistas em Saúde  

Subtenente PM

008

Primeiro- Sargento PM

012

Segundo-Sargento PM

015

Terceiro-Sargento PM

020

Cabo PM

018

Soldado PM

015

 

 

b) Assistentes Veterinários

 

Subtenente PM

002

Primeiro- Sargento PM

005

Segundo-Sargento PM

009

Terceiro-Sargento PM

010

Cabo PM

008

Soldado PM

010

        6. CORNETEIROS – QPMP-7: 

Subtenente PM

002

Primeiro-Sargento PM

002

Segundo-Sargento PM

002

Terceiro-Sargento PM

004

Cabo PM

014

Soldado PM

025

         7. ARTÍFICES – QPMP-9 (Em extinção):

Segundo-Sargento PM

001

Terceiro-Sargento PM

001

Cabo PM

001

Soldado PM

001


ANEXO III
DISTRIBUIÇÃO DO EFETIVO DO
CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL

        A - QUADRO DE OFICIAIS BOMBEIROS MILITARES COMBATENTES (QOBM/Comb):

Coronel  

009

Tenente-Coronel 

036

Major  

060

Capitão  

088

Primeiro Tenente

100

Segundo Tenente

 

120

        B - QUADRO DE OFICIAIS BOMBEIROS MILITARES DE SAÚDE (QOBM/S):

        1. QUADRO DE OFICIAIS BM MÉDICOS (QOBM/Méd):

Tenente-Coronel

003

Major 

011

Capitão 

015

Primeiro Tenente 

023

        2. QUADRO DE OFICIAIS BM CIRURGIÕES-DENTISTAS (QOBM/CDent):

Tenente-Coronel 

002

Major 

005

Capitão 

008

Primeiro tenente 

009

        C - QUADRO DE OFICIAIS BOMBEIROS MILITARES COMPLEMENTAR (QOBM/Compl):

Tenente-Coronel 

002

Major 

004

Capitão 

008

Primeiro Tenente 

011

Segundo Tenente 

012

        D - QUADRO DE OFICIAIS BOMBEIROS MILITARES DE ADMINISTRAÇÃO (QOBM/Adm):

Major 

004

Capitão 

018

Primeiro Tenente 

021

Segundo Tenente 

027

        E - QUADRO DE OFICIAIS BOMBEIROS MILITARES ESPECIALISTAS (QOBM/Esp):

1. QUADRO DE OFICIAIS BOMBEIROS MILITARES MÚSICOS (QOBM/Mus):

Major

001

Capitão

001

Primeiro Tenente

002

Segundo Tenente

002

 

2. QUADRO DE OFICIAIS BOMBEIROS MILITARES DE MANUTENÇÃO (QOBM/Mnt):

Capitão 

001

Primeiro Tenente 

003

Segundo Tenente 

005

3. QUADRO DE OFICIAIS BOMBEIROS MILITARES CAPELÃES (QOBM/ Cpl):

Capitão 

001

Primeiro Tenente 

002

F - QUADRO GERAL DE PRAÇAS BOMBEIROS MILITARES

Subtenente 

108

Primeiro Sargento 

382

Segundo Sargento 

579

Terceiro Sargento 

844

Cabo

1.173

Soldado

2.900

ANEXO IV
ESTRUTURA DE CARGOS DA
CARREIRA DE DELEGADO DE POLÍCIA DO DISTRITO FEDERAL

SITUAÇÃO ANTERIOR SITUAÇÃO NOVA

CARGO

CLASSE

CLASSE

CARGO

 

Delegado de Polícia

 

 

 

ESPECIAL

ESPECIAL

 

Delegado de Polícia

 

 

 

PRIMEIRA

PRIMEIRA

SEGUNDA

SEGUNDA

 

TERCEIRA

ANEXO V
ESTRUTURA DE CARGOS DA
CARREIRA DE POLÍCIA CIVIL DO DISTRITO FEDERAL

SITUAÇÃO ANTERIOR SITUAÇÃO NOVA

CARGOS

CLASSE

CLASSE

CARGOS

Perito Criminal

 

Perito Médico-Legista

 

Agente de Polícia

 

Agente Penitenciário

 

Escrivão de Polícia

 

Papiloscopista Policial

 

ESPECIAL

ESPECIAL

Perito Criminal

 

Perito Médico-Legista

 

Agente de Polícia

 

Agente Penitenciário

 

Escrivão de Polícia

 

Papiloscopista Policial

 

PRIMEIRA

PRIMEIRA

SEGUNDA

SEGUNDA

 

TERCEIRA


ANEXO VI
TABELA DE VENCIMENTO BÁSICO
CARGOS DA CARREIRA DE DELEGADO DE POLÍCIA DO DISTRITO FEDERAL

 

Em R$

CARGOS

CLASSE

VIGÊNCIA1º FEV 2005

 

Delegado de Polícia

 

 

ESPECIAL

648,24

PRIMEIRA

639,65

SEGUNDA

546,71

TERCEIRA

487,83

ANEXO VII
TABELA DE VENCIMENTO BÁSICO
CARGOS DA CARREIRA DE POLÍCIA CIVIL DO DISTRITO FEDERAL

a) Cargos de Perito Criminal e Perito Médico-Legista

Em R$

CARGOS

CLASSE

VIGÊNCIA 1º FEV 2005

 

Perito Criminal

 

Perito Médico-Legista

 

 

ESPECIAL

648,24

PRIMEIRA

639,65

SEGUNDA

546,71

TERCEIRA

487,83

 

b) Cargos de Agente de Polícia, Agente Penitenciário, Escrivão de Polícia e Papiloscopista Policial

 

Em R$

 

CARGOS

CLASSE

VIGÊNCIA

1º FEV 2005

1º SET 2005

Agente de Polícia

 

Agente Penitenciário

 

Escrivão de Polícia

 

Papiloscopista Policial

ESPECIAL

429,46

429,46

PRIMEIRA

352,39

352,39

SEGUNDA

292,86

302,86

TERCEIRA

278,89

300,89