Brastra.gif (4376 bytes)

Presidência da República
Casa Civil
Subchefia para Assuntos Jurídicos

LEI DE 23 DE OUTUBRO DE 1827.

 

Manda que os assignantes das Alfandegas do Imperio paguem o premio de meio por cento ao mez pela demora do pagamento dos direitos.

     Dom Pedro, por Graça de Deus, e unanime acclamação dos povos, Imperador Constitucional, e Defensor Perpetuo do Brazil: Fazemos saber a todos os nossos subditos, que a Assembléa Geral decretou, e nós queremos a lei seguinte:

     Art 1º Os assignantes das alfandegas do Imperio, que despacharem mercadorias sob fianças aos respectivos direitos, pagarão d'ora em diante o premio de meio por cento ao mez pelas quantias de que forem debitados nos respectivos bilhetes ou assignados.

     Art 2º Estes bilhetes, ou assignados conterão, não só a quatia principal dos direitos afiançados, como a do premio respectivo. computando na razão do dito meio por cento ao mez pelo tempo da móra, ou espera estipulada para a entrada effectiva dos ditos direitos nos cofres da Fazenda Publica.

     Art 3º Os pagamentos que se houverem de fazer pelo thesouro com os ditos bilhetes, ou assignados da Alfandega, na fórma da lei a este respeito, serão regulados pelo valor total do principal e premio; descontando-se ao cessionario que os receber aquella parte do premio, que não estiver vencida no tempo da transacção.

     Art 4º O Ministro de Estado dos Negocios da Fazenda fica encarregado de fazer executar a presente lei.

     Mandamos portanto a todas as autoridades, a quem o conhecimento, e execução da referida lei pertencer, que a cumpram, e façam cumprir, e guardar tão inteiramente como nella se contém. O dito Secretario de Estado a faça imprimir, publicar e correr.

      Dada no Palacio do Rio de Janeiro aos 23 de Outubro de 1827, 6º da Independencia e do Imperio.

IMPERADOR com rubrica e guarda.

Marquez de Queiroz.

Este texto não substitui o publicado na CLBR, de 1827

     Carta de lei, pela qual Vossa Magestade Imperial manda executar o decreto da Assembléa Geral Legislativa, que Houve por bem sanccionar para que os assignantes das Alfandegas do Imperio, paguem o premio de meio por cento ao mez pela demora do pagamento dos direitos, na fórma acima declarada.

                                                                                                                                                                                                                                                                   Para Vossa Magestade Imperial ver.

                                                                                                                                                                                                                                            Alexandre Maria de Mariz Sarmento a fez.

     Registrada na Secretaria de estado dos Negocios da Fazenda a fl. 2 do livro 1º de cartas de lei.--- Rio de Janeiro em 9 de Novembro de 1827.--- Joaquim Pedro de Souza Roza.

                                                                                                                                                                                                                                                                            Monsenhor Miranda.

     Foi publicada esta carta de lei nesta Chancellaria-mór do Imperio do Brazil. --- Rio de Janeiro, 13 de Novembro de 1827.--- Francisco Xavier Rapozo de Albuquerque.

     Registrada na Chancellaria-mór do Imperio do Brazil a fl. 96 do Livro 1º cartas, leis, e alvarás.--- Rio de Janeiro, 13 de Novembro de 1827.--- Demetrio José da Cruz.

*