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Presidência da República
Casa Civil
Subchefia para Assuntos Jurídicos

DECRETO DE 16 DE MARÇO DE 1992.

Revogado pelo Decreto de 22 de junho de 1993.

Texto para impressão.

Aprova a reforma do Estatuto da Empresa Brasileira de Planejamento de Transportes - GEIPOT.

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84, incisos IV e VI, da Constituição, e tendo em vista o disposto no art. 9° da Lei n° 5.908, de 20 de agosto de 1973,

DECRETA:

Art. 1° Fica aprovada a reforma do Estatuto da Empresa Brasileira de Planejamento de Transportes - GEIPOT, nos termos do Anexo a este Decreto.

Art. 2° Este Decreto entra em vigor na data da sua publicação.

Brasília, 16 de marco de 1992; 171° da Independência e 104° da República.

FERNANDO COLLOR
João Eduardo Cerdeira de Santana

Este texto não substitui o publicado no D.O.U. de 17.3.1992

ANEXO

ESTATUTO SOCIAL DA EMPRESA BRASILEIRA DE PLANEJAMENTO DE TRANSPORTES - GEIPOT

CAPÍTULO I

Da Denominação e Personalidade Jurídica

Art. 1° A Empresa Brasileira de Planejamento de Transportes - GEIPOT é uma empresa pública, vinculada ao Ministério da Infra-Estrutura, dotada de personalidade jurídica de direito privado, com patrimônio próprio e autonomia administrativa e financeira, nos termos do art. 5°, inciso II, do Decreto-lei n° 200, de 25 de fevereiro de 1967, com a redação que lhe foi dada pelo art. 1° do Decreto-Lei n° 900, de 29 de setembro de 1969.

Art. 2° A empresa reger-se-á pela Lei n° 5.908, de 20 de agosto de 1973, por este Estatuto e, subsidiariamente, pelas normas de direito aplicáveis.

CAPÍTULO II

Da Sede, Foro e Prazo de Duração

Art. 3° A Empresa tem sede e foro na Capital Federal.

Art. 4° É indeterminado o prazo de duração da Empresa.

CAPÍTULO III

Do Objeto Social

Art. 5° A empresa tem por objetivo dar apoio técnico e administrativo aos órgãos do Poder Executivo que tenham atribuições de formular, orientar, coordenar e executar a política nacional dos transportes nos seus diversos modais, bem como promover, executar e coordenar atividades de estudos e pesquisas necessárias ao planejamento de transportes no País, competindo-lhe:

I - promover e realizar estudos técnicos e econômicos, pesquisas e projetos de transportes, inclusive estudos especiais de demanda global e intermodal de transportes;

II - elaborar, quando lhe for solicitado, planos diretores integrados de transportes, planos diretores modais, planos diretores de transporte urbano, planos diretores de trânsito e tráfego, bem como a sua atualização sistemática;

III - promover estudos e pesquisas com o objetivo de estabelecer parâmetros que atendam às peculiaridades regionais do País, na definição de prioridade de obras de infra-estrutura dos transportes;

IV - prestar serviços de assistência na ordenação da elaboração de programas de transporte;

V - realizar estudos para integração de planos e programas de transporte de responsabilidade do Governo Federal, em suas diversas modalidades;

VI - realizar estudos de viabilidade técnico-econômica;

VII - prestar serviços de supervisão e acompanhamento da execução de planos diretores estaduais de transportes em suas diversas modalidades;

VIII - promover a difusão de conhecimentos no campo dos transportes, junto a entidades e órgãos públicos e privados;

IX - prestar serviços de assistência na coordenação de programas de financiamentos concedidos a órgãos ou entidades sob supervisão do Ministério da Infra-Estrutura;

X - estabelecer e manter, com órgãos do Ministério da Infra-Estrutura, fluxos de informações de interesse do planejamento e da programação dos transportes;

XI - prestar serviços de assessoramento à Secretaria Nacional de Transportes no conjunto de atividades de sua especialidade, inclusive no relacionamento com entidades de financiamento estrangeiras e internacionais;

XII - prestar serviços de apoio e colaboração técnica e administrativa aos órgãos federais, estaduais e municipais, em assuntos de sua especialidade;

XIII - prestar serviços a órgãos ou entidades estrangeiras ou internacionais, no País ou no exterior, em assuntos de sua especialidade, particularmente no que se refere a programas de integração e intercâmbio de informações;

XIV - apoiar a integração dos transportes mediante a compatibilização do planejamento setorial com o planejamento nacional.

§ 1° Os serviços a cargo da empresa, compatíveis com seus fins, atribuições e atividades, serão executados sob a forma jurídica requerida para o caso, mediante justa remuneração.

§ 2° É facultado à Empresa desempenhar suas atividades mediante convênios ou contratos com entidades públicas ou privadas, nacionais, estrangeiras ou internacionais.

§ 3° Na hipótese de os misteres discriminados no presente artigo referirem-se a transporte aéreo, será previamente ouvido o Ministério da Aeronáutica.

Art. 6° Para alcançar seus objetivos, serão observadas pela Empresa as seguintes diretrizes básicas:

I - direcionamento de programas e projetos no sentido do desenvolvimento da integração das modalidades de transportes;

II - compatibilização de seus programas de trabalho com a orientação, prioridades e planos estabelecidos pelo Governo Federal para o setor de transportes;

III - adequação de seus programas, projetos e atividades à política estabelecida pelo Ministério da Infra-Estrutura;

IV - articulação com outros órgãos ou entidades públicas e privadas envolvidos com as atividades de planejamento de transportes.

CAPÍTULO IV

Do Capital

Art. 7° O capital social da empresa, constituído na forma do art. 3° da Lei n° 5.908, de 1973, pertencente integralmente à União, é de Cr$383.196.429,70 (trezentos e oitenta e três milhões, cento e noventa e seis mil, quatrocentos e vinte e nove cruzeiros e setenta centavos).

Art. 8° O Poder Executivo poderá autorizar o aumento do capital da empresa para a participação de outras pessoas jurídicas do Poder Público, da Administração Direta ou Indireta, mantidos 51% (cinqüenta e um por cento) na propriedade da União.

Parágrafo único. O aumento de capital mediante capitalização de lucros ou de reservas, inclusive a constituída por ocasião do balanço de encerramento do exercício social e resultante da correção monetária do capital realizado, dar-se-á por deliberação do Conselho de Administração.

CAPÍTULO V

Dos Recursos Financeiros

Art. 9° Constituem recursos da Empresa:

I - remuneração pela prestação de serviços a órgãos e entidades da Administração Indireta, vinculadas ao Ministério da Infra-Estrutura, cujas atividades estejam sob a coordenação da Secretaria Nacional de Transportes;

II - produto da prestação de serviços de toda natureza, compatíveis com as finalidades, atribuições e atividades da Empresa, a órgãos e entidades públicas ou particulares, nacionais, estrangeiras ou internacionais, mediante convênio, acordos, ajustes ou contratos;

III - dotações consignadas na lei orçamentária anual da União;

IV - créditos de qualquer natureza, abertos em seu favor;

V - recursos de capital, inclusive os resultantes da conversão, em espécie, de bens e direitos;

VI - renda de bens patrimoniais;

VII - recursos de operações de crédito, inclusive os provenientes de empréstimos e financiamentos obtidos, de origem nacional, estrangeira ou internacional;

VIII - doações que forem feitas;

IX - quaisquer outras rendas.

Art. 10. Nos convênios, acordos, ajustes ou contratos celebrados com entidades financeiras, estrangeiras ou internacionais, a Empresa poderá aceitar cláusulas e condições usuais nessas operações, inclusive o compromisso de dirimir, por arbitramento, as dúvidas e controvérsias.

CAPÍTULO VI

Da Administração

Seção I

Dos Órgãos da Administração

Art. 11. A administração da Empresa será exercida pelo Conselho de Administração e pela Diretoria Executiva.

§ 1° O Conselho de Administração, órgão de deliberação colegiada, exercerá a administração superior da empresa.

§ 2° A Diretoria é o órgão executivo da Empresa, atuando cada um de seus membros segundo a respectiva competência.

Seção II

Do Conselho de Administração

Art. 12. O Conselho de Administração será constituído de um Presidente e mais cinco Conselheiros, com mandato de três anos, um dos quais será o Diretor-Presidente da Empresa.

§ 1° O Presidente do Conselho de Administração será o Secretário Nacional de Transportes.

§ 2° Os demais Conselheiros serão designados pelo Ministro da Infra-Estrutura, sendo um deles por indicação do Ministro da Economia, Fazenda e Planejamento.

Art. 13. O substituto eventual do Presidente do Conselho de Administração é o Diretor-Presidente da Empresa.

Parágrafo único. No caso de ausências ou impedimentos que obstem as deliberações, os Conselheiros presentes poderão convocar membros da Diretoria Executiva para compor o conselho.

Art. 14. O Conselho de Administração reunir-se-á, ordinariamente, uma vez por mês e, extraordinariamente, mediante convocação do Presidente ou de dois Conselheiros, lavrando-se ata de suas deliberações.

Art. 15. O Conselho de Administração deliberará por maioria de votos, presentes a maioria de seus membros, tendo o Presidente, além do voto comum, o de qualidade, cabendo-lhe baixar os atos que consubstanciem essas deliberações, quando for o caso.

Art. 16. Compete ao Conselho de Administração:

I - fixar a orientação geral dos negócios da empresa e acompanhar sua execução;

II - manifestar-se sobre o relatório da administração e as contas da Diretoria;

III - aprovar o Regimento Interno da Empresa, especificando as atribuições de cada diretor, observadas as disposições legais e estatutárias;

IV - autorizar a alienação de bens do ativo permanente, a constituição de ônus reais e a prestação de garantias a terceiros;

V - fiscalizar a gestão dos diretores, examinar, a qualquer tempo, os livros e papéis da Empresa, solicitar informações sobre contratos celebrados ou em via de celebração e sobre quaisquer outros atos;

VI - aprovar normas gerais para a celebração de contratos, convênios, acordos, ajustes e outros atos formais de relacionamento ad negotia da Empresa, estabelecendo alçada para decisão;

VII - escolher e destituir, a seu critério, os auditores independentes;

VIII - aprovar a indicação do titular da Auditoria Contábil e de Programas, que ficará diretamente subordinado ao Presidente do conselho;

IX - aprovar e alterar o seu Regimento Interno;

X - conceder licença e férias aos membros do conselho, indicando o respectivo substituto, bem assim ao diretor Presidente;

XI - executar outras atividades que lhe sejam cometidas por lei, por este Estatuto ou pelo Ministério da Infra-Estrutura;

XII - deliberar sobre os casos omissos no Estatuto.

Seção III

Da Diretoria Executiva

Art. 17. A Diretoria Executiva constituir-se-á de um Diretor Presidente e três diretores, assim titulados:

I - Diretor Técnico;

II - Diretor Administrativo Financeiro;

III - Diretor de Supervisão e Acompanhamento.

Art. 18. O Diretor-Presidente será nomeado pelo Presidente da República e os Diretores pelo Ministro da Infra-Estrutura.

Art. 19. O mandato da Diretoria Executiva é de três anos.

Art. 20. Compete à Diretoria Executiva a direção geral e a administração da Empresa, respeitadas as diretrizes fixadas pelo Conselho de Administração.

§ 1° No exercício de suas atribuições, dentre as demais incumbências implícitas nos poderes gerais de direção e administração não expressamente conferidas ao Conselho de Administração por este Estatuto, cabe à Diretoria Executiva:

a) propor, ao Conselho de Administração, diretrizes fundamentais de administração, que devam ser objeto de deliberação;

b) apresentar, periodicamente, ao Conselho de Administração, relatório sobre a evolução geral dos negócios da Empresa;

c) estabelecer normas administrativas, técnicas, financeiras e contábeis para a Empresa;

d) elaborar as estimativas da receita, dotações gerais da despesa e previsão de investimentos da Empresa em cada exercício, a serem submetidas ao Conselho de Administração, efetuando, após aprovadas, o respectivo controle;

e) elaborar os orçamentos da Empresa;

f) submeter ao Conselho de Administração os planos que disponham sobre admissão, cargos e salários, funções, acesso, vantagens, avaliação de desempenho e regime disciplinar para os empregados da empresa;

g) autorizar férias ou licença de qualquer de seus membros, exceto do Diretor Presidente, designando o substituto na forma do § 1° do art. 22 deste Estatuto;

h) aprovar os nomes indicados pelo Diretor Presidente e Diretores para preenchimento dos cargos que lhes são diretamente subordinados;

i) pronunciar-se nos casos de admissão, elogio, punição, transferência e demissão dos empregados subordinados ao Diretor-Presidente e Diretores;

j) autorizar, previamente, a celebração, renovação ou prorrogação de quaisquer contratos, convênios, ajustes ou acordos, observado o disposto no inciso VII do art. 16 deste estatuto;

l) delegar poderes ao Diretor Presidente, Diretores e empregados para autorização de despesas, estabelecendo limites e condições;

m) elaborar, em cada exercício, o Balanço Patrimonial, a Demonstração do Resultado do Exercício, a Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido, a Demonstração das Origens e aplicações de recursos, as notas explicativas e a proposta de destinação dos resultados, a serem submetidos à aprovação do Conselho Fiscal e à deliberação do Conselho de Administração;

n) elaborar o Regimento Interno da Empresa, submetendo-o ao Conselho de Administração;

o) aprovar o seu Regulamento Interno.

§ 2° Compete, ainda, à Diretoria Executiva:

a) propor ao Conselho de Administração:

1. os critérios de remuneração dos administradores e membros do Conselho Fiscal;

2. a alienação de bens do ativo permanente, a constituição de ônus reais e a prestação de garantias a terceiros;

3. o Regimento Interno da Empresa;

4. a abertura de escritórios de representação da Empresa em qualquer ponto do território nacional ou no exterior;

b) definir, ouvido o Conselho de Administração, a competência de diretores e empregados para:

1. praticar atos que constituam ou alterem obrigações da Empresa, bem como aqueles que desonerem terceiros para com ela;

2. autorizar o pagamento de multas imputadas à Empresa, bem como indagar as causas e estabelecer as medidas administrativas que se fizerem necessárias;

3. aprovar aquisições de materiais;

c) aprovar, para submeter ao Ministro da Infra-Estrutura, os planos de viagens dos administradores e empregados da empresa ao exterior;

d) fazer publicar, no Diário Oficial da União, depois de aprovado pelo Ministro da Infra-Estrutura:

1. o Regulamento de Licitação;

2. o Regulamento de Pessoal, com os direitos e deveres dos empregados, o regime disciplinar e as normas sobre apuração de responsabilidade;

3. o Quadro de Pessoal, com a indicação, em três colunas, do total de empregos e os números de empregos providos e vagas, discriminadas por carreira ou categoria, em 30 de junho a 31 de dezembro de cada ano;

4. o plano de salários, benefícios, vantagens e quaisquer outras parcelas que acompanham a retribuição de seus empregados;

e) deliberar sobre outros assuntos que forem julgados ser da competência coletiva da Diretoria, ou a ela atribuídos pelo Conselho de Administração.

Art. 21. A Diretoria reunir-se-á, normalmente, uma vez por semana, ou sempre que necessário, e deliberará com a presença da maioria de seus membros.

Art. 22. Os integrantes da Diretoria não poderão afastar-se do exercício do cargo por mais de trinta dias consecutivos salvo caso de férias ou licença, sob pena de perda do cargo.

§ 1° No caso de impedimento temporário, licença ou férias de qualquer membro da Diretoria Executiva, exceto o Diretor Presidente, a sua substituição processar-se-á pela forma determinada por seus pares, não podendo, no entanto, ser escolhida pessoa estranha à Empresa.

§ 2° Vagando cargo na Diretoria, esta designará um substituto, dentre os empregados da empresa, para exercê-lo até a primeira reunião do Conselho de Administração que se realizar, quando será preenchido o cargo vago, pelo prazo que restava ao substituído.

Seção IV

Do Diretor Presidente

Art. 23: Compete ao Diretor-Presidente:

I - representar a Empresa, em juízo ou fora dele, podendo nomear procuradores e designar prepostos;

II - exercer supervisão sobre todas as atividades da Empresa;

III - admitir e demitir empregados;

IV - formalizar as nomeações aprovadas pela Diretoria;

V - delegar competência aos Diretores e a empregados para a prática de atos específicos;

VI - baixar os atos que consubstanciem as resoluções da Diretoria, ou delas decorram;

VII - fazer publicar o Relatório Anual das Atividades da Empresa;

VIII - dirigir as atividades referentes à Orientação Jurídica, Comunicação Social e Auditoria;

IX - convocar as reuniões de diretoria;

X - praticar atos de urgência, ad referendum da Diretoria.

Art. 24. 0 regimento interno da empresa estabelecerá as atribuições dos Diretores Técnico, Administrativo Financeiro e de Supervisão e Acompanhamento, bem assim a estruturação e as competências das demais unidades organizacionais e as correspondentes atribuições de seus titulares.

CAPÍTULO VII

Do Conselho Fiscal

Art. 25. O Conselho Fiscal é o órgão de fiscalização da administração da Empresa, devendo funcionar em caráter permanente.

Art. 26. O Conselho Fiscal será composto de três membros efetivos, e igual número de suplentes, designados pelo Ministro da Infra-Estrutura, sendo um dos membros efetivos e respectivo suplente indicados pelo Ministro da Economia, Fazenda e Planejamento;

Parágrafo único. Os membros do Conselho Fiscal terão mandato de um ano, podendo ser reconduzidos.

Art. 27. Somente podem ser eleitos para o Conselho Fiscal pessoas naturais, residentes no País, diplomatas em curso de nível universitário, ou que tenham exercido, por prazo mínimo de três anos, cargo de administrador de Empresa ou de Conselheiro Fiscal.

Art. 28. Compete ao Conselho Fiscal:

I - fiscalizar os atos dos administradores e verificar o cumprimento dos seus deveres legais e estatutários;

II - opinar sobre o relatório anual da administração, fazendo do seu parecer as informações complementares que julgar necessárias ou úteis à deliberação do Conselho de Administração;

III - opinar sobre as propostas dos órgãos da administração, a serem submetidas ao Conselho de Administração, relativas à modificação do capital, planos de investimento ou orçamentos de capital;

IV - denunciar aos órgãos de administração e, se estes não tomarem as providências necessárias para a proteção dos interesses da Empresa, ao Conselho de Administração, os erros, fraudes ou crimes que descobrir ou sugerir providências úteis à Empresa;

V - analisar, ao menos trimestralmente, o balancete e demais demonstrações financeiras elaboradas periodicamente pela Empresa;

VI - examinar as demonstrações financeiras do exercício social e sobre elas opinar;

Art. 29. O Conselho Fiscal reunir-se-á, ordinariamente, uma vez por trimestre e, extraordinariamente, quando necessário.

§ 1° As reuniões serão convocadas pelo Diretor Presidente da Empresa ou pelo próprio Conselho Fiscal.

§ 2° O Conselho Fiscal manifestar-se-á por maioria de votos. presente a maioria dos seus membros.

Art. 30. Os membros do Conselho Fiscal serão substituídos, em suas faltas e impedimentos, pelos respectivos suplentes.

Art. 31. Além dos casos de morte, renúncia, destituição e outros previstos em lei, dar-se-á a vacância do cargo, quando o membro do Conselho Fiscal deixar de comparecer, sem justa causa, a duas reuniões consecutivas ou três intercaladas, no exercício anual.

Parágrafo único. Ocorrendo a vacância, a substituição far-se-á na forma do disposto no art. 26 deste Estatuto.

Art. 32. A remuneração dos membros do Conselho Fiscal será fixada pelo Conselho de Administração, mediante proposta da Diretoria Executiva, na forma da legislação pertinente.

§ 1° A remuneração será paga da forma como for aos membros da Diretoria.

§ 2° O suplente em exercício fará jus à remuneração do efetivo, no período em que ocorrer a substituição, contado mês a mês.

CAPÍTULO VIII

Do Pessoal

Art. 33. O regime jurídico do pessoal da Empresa é o da legislação trabalhista.

Art. 34. A admissão de pessoal far-se-á mediante concurso público de provas ou de provas e títulos.

Art. 35. A Empresa poderá, excepcionalmente, contratar pessoal para serviços temporários, nas modalidades e nos casos previstos em lei.

Art. 36. A participação da Empresa no plano de seguridade social de seus empregados, por intermédio da fundação criada para esse fim, observará o disposto na legislação específica.

CAPÍTULO IX

Do Exercício Social e das Demonstrações Financeiras

Art. 37. O exercício social corresponderá ao ano civil, observando-se, quanto ao balanço geral, amortizações, depreciações, reservas e demonstrações financeiras e os preceitos da legislação que rege as sociedades por ações.

Art. 38. 0 balanço geral da empresa será levantado, obrigatoriamente, no dia 31 de dezembro de cada ano, para todos os fins de direito.

Art. 39. Os saldos positivos que venham a ser apurados em balanço terão a destinação que o Conselho de Administração estabelecer, fixada prioritariamente a sua utilização no aumento do Capital da Empresa.

Art. 40. A prestação de contas da Empresa será submetida ao Ministro de Estado da Infra-Estrutura que, com seu pronunciamento, a encaminhará ao Tribunal de Contas da União, na forma da legislação pertinente.

CAPÍTULO X

Disposição Final

    Art. 41. Em caso de extinção da Empresa, seus bens e direitos reverterão à União e às pessoas jurídicas que participam de seu Capital, na proporção das quotas de cada uma.